Telefone: 21 26214842
Outros artigos do mesmo autor
CAMPANHA DE ERRADICAÇAO DO TRABALHO INFANTILDireito do Trabalho
APOSENTAÇÃO REVERSA OU DESAPOSENTAÇÃO COMO DIREITO DO SEGURADODireito Constitucional
Novas regras da ANS permitem que trabalhadores aposentados e demitidos sem justa causa migrem do plano de saúde empresarial para o individual sem nova carênciaDireito do Trabalho
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE DIARISTADireito do Trabalho
Outros artigos da mesma área
Disciplina e Controle: Vigiar e Lucrar
Decepção amorosa causa Esquizofrenia?
Endereçamento de peças conforme o CPC/2015
Direito e Religião - Coisas em comum
DA CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM E SEUS EFEITOS
Juros (Leis, aplicações e diferenças) para Direito Civil
Natureza jurídica dos royalties do petróleo e a compensação financeira pela exploração.
Resumo:
Lei de Acesso à Informação traz efetividade e transparência, uma vez que um cidadão bem informado, certamente, dispõe de melhores condições de acessar outros direitos essenciais como saúde, educação e benefícios sociais.
Texto enviado ao JurisWay em 01/06/2012.
Última edição/atualização em 06/06/2012.
Indique este texto a seus amigos
Destarte, a Lei de Acesso à Informação traz efetividade e transparência, uma vez que um cidadão bem informado, certamente, dispõe de melhores condições de acessar outros direitos essenciais como saúde, educação e benefícios sociais, bem como monitorar a execução e resultados das políticas públicas existentes.
Neste contexto fático, a Justiça do Trabalho revelou-se precursora, sendo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o primeiro a regulamentar a lei de acesso à informação, tendo o Ministro Presidente do Tribunal, João Oreste Dalazen, assinado no dia 18 de Maio de 2012 o Ato n. 329, que cria o Serviço de Informação do Cidadão – SIC.
Importa consignar, que o SIC permitirá que qualquer pessoa física ou jurídica possa consultar informações de seu interesse, seja via formulário no site do TST, por correspondência à Ouvidoria do Tribunal (Setor de Administração Federal Sul (SAFS) - Quadra 8 - Lote 1 - Edifício Sede do TST – Bloco B, 5ª Andar , Sala 526, Brasília/DF, CEP 70070-600), ou pessoalmente, das 9h às 18h, no mesmo endereço.
Para obter as informações, garante o Tribunal, que não será necessário justificar os motivos para o pedido e o seu fornecimento é gratuito, salvo se houver necessidade de reprodução de documentos, situação em que será cobrado apenas o valor do custo da cópia, não sendo exigido o valor das pessoas desprovidas de capacidade econômica.
Ainda, caberá à Ouvidoria do TST receber, registrar, controlar e responder aos pedidos de informação, preferencialmente por meio eletrônico, sendo o prazo de recebimento e resposta do pedido de 20 dias, não podendo ultrapassar 30 dias.
Com efeito, a nova Lei revela-se como um marco histórico do fortalecimento da Democracia, cabendo ao Poder Público o desafio de dar efetiva aplicabilidade a norma, bem como a toda Sociedade cobrar daquele o cumprimento de cada dispositivo ali expresso.
Niterói - RJ, 01 de Junho de 2012.
Dra. Michele Sezini da Cruz
OAB/RJ n. 139.335
Escritório: Merçon & Ortiz Advogados Associados
Nenhum comentário cadastrado.
Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |