Outros artigos da mesma área
A PERDA DO MANDATO POR CONDENAÇÃO CRIMINAL TRANSITADA EM JULGADO E O CONFLITO APARENTE DE NORMAS
Considerações sobre o artigo 1° da Constituição Federal
Lula estaria dando um tiro no próprio pé?
Construção do Estado Democrático de Direito
O Marco Legal dos Jogos no Brasil
Ninguém é Deus num Estado em que prevalece os direitos humanos, principalmente os agentes políticos.
Fundos no ADCT: sobre a Desvinculação de Receitas da União e seus antecessores
O tridimensionalismo jurídico de Miguel Reale na modernidade líquida de Zygmunt Bauman
Projeto Escola de Formação de Políticos
A possibilidade jurídica da aplicação da eutanásia no Brasil
Resumo:
Em breve ensaio acerca da chamada PEC dos Recursos e seus impactos na prestação da tutela aos nossos nobres jurisdicionados.
Texto enviado ao JurisWay em 28/02/2012.
Indique este texto a seus amigos
Que a justiça no Brasil é destacada como lenta e impunitiva, isso ninguém pode negar. Nossos tribunais se encontram abarrotados de processos e esta situação já se tornou uma constante nas matérias televisivas ou jornalísticas. “O judiciário está afundando”, afirmam alguns.
Ao analisar a quantidade de processos que tramitaram e que poderiam deixar de tramitar no Supremo Tribunal Federal (do projeto “STF em números”), o presidente da Corte propõe uma PEC revolucionária.
A proposta de emenda constitucional criada pelo ministro Cezar Peluso, popularmente chamada de PEC dos Recursos, versa sobre a imediata execução da sentença assim que publicado o acórdão de uma decisão de segunda instância. Segundo Peluso, os direitos dos cidadãos não deixariam de ser preservados, pois na sua teoria a segunda instância já caracteriza revisão da sentença e somente exceções seriam encaminhadas aos Superiores Tribunais.
A expectativa para a aprovação da PEC dos Recursos é grande, levando em conta que para alguns casos, a solução viria na metade do tempo. Outro entusiasmo é quanto à virtualização dos processos, fator importantíssimo para a redução dos prazos -em cumprimento à Lei 11.419/2006.
Por Pedro Giorgi Junior
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |