JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Aspectos Jurídicos da lei 12.318/10 à luz do veto do seu artigo 9°


Autoria:

Gabriela Tavares Almeida


Graduada na Faculdade Paraíso do Ceará, estagiária do Ministério Público Federal, advogada.

Resumo:

Neste breve trabalho, será abordado sucintamente a lei da alienação parental, bem como seus aspectos no que pertine à medição, artigo este vetado pelo Presidente da República, utilizando-se do método dedutivo e bibliográfico para tratar do tema.

Texto enviado ao JurisWay em 06/10/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Breve análise da Lei
Trata-se de lei destinada a regulamentar os mecanismos para deter as formas de alienação parental, conceito este já pré-definido no seu artigo 1°, qual seja, a interferência na forma psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenhama criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilência para que esta repudie o outro genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.
A Lei prevê algumas formas de alienação parental no seu artigo 2°, parágrafo único, senão vejamos:
I- realizar camapnha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade  ou maternidade;
II- dificultar o exercicío da alienção parental;
III- dificultar o contato da criança e do adolescente com genitor;
IV- dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar;
V- omitir deliberdamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço;
VI- apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente;
VII- mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares destes ou com avós; 
É de se ressaltar que casos de separações, divórcios entre casais são frustrantes para ambos, mas há uma necessidade premente de não envolver nestes conflitos pessoais os filhos. Mas, infelizmente, este é uma realidade que palpita no seio da sociedade. E como uma forma legal de amenizar tal infortúnio, em 2010, foi promulgada a citada lei.
Dessa forma, o objetivo do presente trabalho se restringe a analisar o artigo 9° desta lei, que foi vetado pelo Presidente da República, tendo um afinco especial com a mediação. Nos deteremos aqui na abordagem das razões do veto, bem como nanálise crítica sobre o mesmo.
O arigo supra vetado supra abordava a questão da possibilidade da iniciativa das partes, bem como sugestão do juiz ou do Ministério Público na utilização do procedimento de mediação para a solução do litígio. E o veto do Presidente teve como justificativa o direito à convivência familiar como sendo indisponível não cabendo apreciação por mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos, bem como retratando o princípio da intervenção mínima, abordado no Estatuto da Criança e do Adolescente, segundo o qual a medida de proteção da criança e adolescente deve ser exercida exclusivamente pelas autoridades e instituições cuja ação seja indispensável.
Considerando indispensável o princípio da intervenção mínima no tratamento às questões atinentes às crianças e adolescentes, seria uma atitude interessante o procedimento da mediaçãonestes conflitos de alienação parental. pois a mediação é um procediemnto para resolução de conflitos, sendo um método alternativo de litigância no judiciário em que um terceiro imparcial, ou seja, o mediador, assistindo e conduzindo as partes negociantes a identificaremos pontos em conflito e, posteriormente, desenvolverem de forma mútua propostas que ponham fim ao conflito. O mediador, no caso, participadas reuniões, facilitando a comunicação de modo a auxiliar a melhor compreensão e reflexão.
Desse modo, como é retratado, a utilidade da figura do mediador não há nehum impasse a ser questioando quanto a retirada do princípio da intervenção mínima e do direito indisponível da criança e do adolescente. Pois é de se notar, que o melhor seria previamente um contato amigável com as partes a fim de sanar o conflito existente, digo, a alienação parental. Seria, portanto, uma alternativa ímpar para que as partes auxiliadas por profissionais especializados, como por exemplo, o psicólogo, a abordar os malefícios causados pela lide, os efeitos negativos que a criança terá, de modo esclarecedor. caso não funcionasse tal método, seria o caso a ser decidido pelo Judiciário
Conclusão
Por fim, conclui-se que um juiz assoberbado de  trabalho, como é uma realidade do judiciário, em seu gabinte, não te´ra condições de aconselhar, verificar o núcleo da lide, que é muito íntimo, assim como aconselhar as partes com paciência e dedicação, como faria, possivelmente, um mediador. Pelo contrário, com a sua gélida "canetada" decide os rumos de uma alienação parental e a vida do menos

Bibliografia
  • CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentário à lei n° 9.307.3.ed. São Paulo: Atlas,2009.
  • BRASIL, Lei de Alienação Parental - Lei n° 12.318, de 26 de agosto de 2010.
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gabriela Tavares Almeida) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados