JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O livro: O Crime do Restaurante Chinês de Boris Fausto


Autoria:

Fernanda Bueno Penha


Professora, escritora e advogada, participante ativa de artigos científicos e projetos de pesquisa pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NOS MUNICÍPIOS DE PIRACURUCA E PIRIPIRI-PI

Breves considerações sobre Direito Penal do inimigo.

eca: a palmada educativa sob um novo paradigma social

Crime do artigo 307 e 349-A do Código Penal

ESTELIONATO CONTRA IDOSOS - Lei nº 13.228/2015 institui nova causa de aumento de pena

MENORES DE RUA

A FISCALIZAÇÃO DO DPPC NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E A DUVIDOSA INFRAÇÃO PENAL DO CRIME CONTRA AS RELAÇÕES DE CONSUMO

A extinção da punibilidade pelo pagamento dos crimes contra a Ordem Tributária à consideração do caráter de classe dos tipos penais

Análise crítica jurídica dos reflexos do direito penal do autor na prisão preventiva fundada na garantia da ordem pública

POR QUE PUNIR? BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FINALIDADE PUNITIVA E DA EFICÁCIA DA NOSSA LEI DE EXECUÇÕES PENAIS

Mais artigos da área...

Resumo:

O livro: O Crime do Restaurante Chinês de Boris Fausto narra um assassinato, que abalou São Paulo em 1938, com repercussões nos anos seguintes, analisado o crime e nesse mesmo contexto histórico o Carnaval e a Copa do Mundo de Futebol.

Texto enviado ao JurisWay em 13/07/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

     O livro: O Crime do Restaurante Chinês nos mostra uma visão ampla e contextualizada sobre o acontecimento que abalou e gerou intensa repercussão social na cidade de São Paulo no ano de 1938. Visto como uma verdadeira chacina, um crime hediondo, bárbaro , nórdido, horripilante, horrendo, o assassinato do casal chinês Ho-Fung e Maria Akiau e mais dois empregados do referido estabelecimento.

     Observado sob a ótica jurídico policial a investigação e acusação sofreram tamanha influência dos meios de comunicação que propiciaram o pré julgamento de Arias de Oliveira ,um negro jovem, ex empregado do restaurante chinês, demonstrando o racismo, a desigualdade socia e o descaso com a população imigrante, visto que Arias de Oliveira permanece, como expresso na obra, 4 anos a espera do julgamento ( observamos o preconceito racial e a falta de valorações morais,humanas, em detrimento da desorganização do sistema carcerário e a excessiva burocracia, enquanto que os direitos humanos são degradados dentro da prisão, desmotivando e fazendo pessoas infelizes, traumatizadas e marginalizadas as vezes injustamente). 

     A sentença penal  e a absolvição de Arias, com ênfase na falta de provas ressaltado pelo advogado de defesa. Em que predomina o sensacionalismo da televisão brasileira e demais meios de comunicação, prejudicando o andamento processual, analisando  a poderosa arma da imprensa, o seu poderio no papel de culpabilidade de determinados delitos comoventes e chocantes, que trazem a perplexidade generalizada, influenciando por conseguinte o Juri Popular;  tais argumentos bem destacados pelo ilustre advogado de defesa.

   Seguindo as características do perfil do infrator, do esteriótipo do delinquente , daquele que comete um ação desviante, temos como reflexo a Escola Positivista ,tão mencionada na obra de Boris Fausto, que relata determinantes físicos e mentais do suposto assassino, e a interpretação indutiva- empírica, concreta, atentando as causas sociais, ao meio em que o indivídio está inserido.

   O desfecho se dá em relação a absolvição do negro Arias, um fato curioso trazido a nossa reflexão é o exposto por ter sido um assassinato de um casal chinês ,visto que estes imigrantes possuiam uma certa desqualificação,atitude preconceituosa da sociedade brasileira nesta época, inveja, ganância, mostrando- os como trabalhadores marginalizados, buscando melhores condições de vida na cidade de São Paulo, em citado período de grande revolta, conflitos mundiais e contextos amplos e diversificados ( Carnaval, Copa do Mundo, Segunda Guerra Mundial, a intensa migração de chineses, italianos, japoneses, nordestinos e nortistas para SP, o crescimento populacional, a urbanização e o Governo Getulista )  em que  a obra é narrada.

   A obra traz anseios , questionamentos, indagações a respeito se esta refere- se a um romance policial ou a um livro de história do Brasil. A confissão era uma prova de valor  absoluto ou relativo? Os aspectos psicológicos afetam o condicionamento racional até que ponto? Relacionando a análise antropopsiquiátrica que envolve um conjunto de fatores, estímulos ,reações, pertubações e a personalidade do indivíduo que interligam critérios de criminalidade, como por exemplo a onicofagia" hábito de roer unhas" como sendo uma predisposição de ansiedade, insegurança e cometimento de crimes pela constante instabilidade mostrada.

      Os positivistas defendiam a tese da extinção do Juri Popular, por falta de técnica, em que advogados talentosos possuem o poder de manipular o sentimentalismo dos jurados e a  não necessidade de fixação de um limite de idade para atribuição de responsabilidade, em que observamos a destreza e minuciosidade desta digníssima obra de Boris Fausto.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fernanda Bueno Penha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados