JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Direito Tributário para as futuras gerações


Autoria:

Fernanda Bueno Penha


Professora e escritora, participante ativa de artigos científicos e projetos de pesquisa pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

DA COMPENSAÇÃO DE PRECATÓRIOS POR CRÉDITOS AINDA NÃO INSCRITOS NA DÍVIDA ATIVA

A EXCEÇÃO/OBJEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE NO REDIRECIONAMENTO DA EXECUÇÃO FISCAL

Por que o Tribunal Excluiu o ISS da Base de Cálculo da COFINS

A prescrição tributária prevista no artigo 174 do CTN e sua alteração pela lei complementar nº 118/2005

PRISÃO POR DÉBITOS TRIBUTÁRIOS - CRIME POR FALTA DE PAGAMENTO DO ICMS DECLARADO -DECISÕES CONFLITANTES

Ações revisionais bancárias se impõem em crise econômica

DEVEDORES DA PREVIDÊNCIA SOCIAL LUCRARAM COM A SÚMULA VINCULANTE OITO DO STF QUE REDUZIU PRAZOS DE DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO DE 10 PARA 5 ANOS ALÉM DOS PROCEDIMENTOS PARA ENXUGAR OS VALORES INDEVIDOS

COMO REAVER CRÉDITOS PREVIDENCIÁRIOS ORIUNDOS DOS PAGAMENTOS INDEVIDOS DE VERBAS TRABALHISTAS JULGADAS ILEGAIS PELO STJ E NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS.

REFIS DA COPA É REABERTO POR 15 DIAS PELA LEI DE Nº 13.043 DE 13 NOVEMBRO DE 2014

OS BENS INALCANÇAVEIS PELA EXECUÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Mais artigos da área...

Resumo:

Relacionar questões tributárias e ambientais nos parece um exercício complexo em um mundo capitalista selvagem, em que as relações humanas são superficiais e falta política-financeira em prol de leis e projetos adequados que atendam o futuro.

Texto enviado ao JurisWay em 07/07/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Direito Tributário para as futuras gerações

 

    Relacionar questões tributárias e ambientais nos parece um exercício complexo em um mundo capitalista selvagem, em que as relações humanas são superficiais e falta política-financeira em prol de leis e projetos adequados que atendam aos anseios futuristas. 

     O Estado deve intervir na tributação extrafiscal para que de fato o Direito Tributário seja utilizado em favor do meio-ambiente, arrecadar uma parcela da riqueza e convertê-la na prestação de serviços sócio-educativos para assim deixar o maior legado as futuras gerações que é a natureza preservada. Mudaremos um comportamento social em proveito a um desenvolvimento sustentável de forma tributária?

      A máquina estatal não  deve só ter seu capital de giro baseado em serviços para manter o Poder Público, proteger a liberdade ou a propriedade, dentre outros direitos fundamentais, mas também possibilitar a extrafiscalização, não para cobrar mais, refletir punições ou fomentar ideias sobre o ´´poluidor pagador´´, mas sim evitar, exonerar, ou seja, reduzir a tributação para aquelas empresas que se dedicam e usam meios alternativos, como a reciclagem de amostra, que visem a restauração ambiental e sua devida proteção, instaurando dessa maneira incentivos, gratificações, que certamente, em meio a tanta ganância e egoísmo, mexer no bolso é um sinal de que algo diferente irá ocorrer.

      Devemos analisar não somente pela visão ideológica marxisista, mas também pela visão realista dos fatos, como bem temos notado e sentido intensamente as devastações, as poluições, os desmatamentos, as queimadas, o derretimento das calotas polares, o aquecimento global, o buraco na camada de ozônio, as doenças que proliferam nos homens como o câncer de pele por exemplo, tudo isso é um problema geral, de interesse coletivo e que liberais controladores da economia-mundi precisam se posicionar preocupadamente perante o trágico quadro vivenciado por nós e almejar níveis mais avançados para alcançarmos mudanças e consequentemente resultados benéficos. Em face disso, buscamos modificar  um comportamento social em proveito a um desenvolvimento sustentável de forma tributária.

     Interessante será taxar uma menor tributação as empresas que poluem menos, alterando o valor final de seus produtos, os tornando mais econômicos que os demais, logo o consumidor optará por estes em detrimento daqueles que serão mais onerosos e por isso pouco atrativos, surtindo efeitos positivos tanto para os economistas quanto para os ambientalistas, já que leis penais e outroras formas não estão gerando frutos plausíveis. Observamos o engajamento e compromisso de países desenvolvidos na Europa que adotaram medidas de recuperação  e políticas de fiscalização, com manifestações tributárias ambientais, sem perder o objetivo originário do Direito Tributário, acarretando um bônus, diminuindo o custo de produção e evitando a reparação de danos .

     Devemos conciliar os interesses da Fazenda Pública com os da sociedade, que infelizmente nem sempre coincidem. Obtemos uma arrecadação tributária que equivale 40% do PIB (Produto Interno Bruto)de nosso país, e salientamos que o Estado não pretende perder receita, então reaveremos  um antigo e verdadeiro clichê, nada melhor do que unir o útil ao agradável, queiram subutilizar as expressões ´´desenvolvimento sustentável´´e ´´economia-mundi´´ em quaisquer esferas, o importante é você se ver liderado por uma causa nobre e dignificante como esta, junte-se a nós!

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fernanda Bueno Penha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados