JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A QUESTÃO DAS PATENTES E A SUA TITULARIDADE


Autoria:

Adriano Da Silva Santos


Operador do Direito,professor de Direito Empresarial,palestrante e seminarista.Formado em Direito pela Universidade Iguaçu-UNIG.Pós-Graduado em Direito Empresarial pela ESA/OAB/RJ. Especialista em Direito Empresarial pela ESA/OAB/RJ.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 23/02/2008.

Última edição/atualização em 25/02/2008.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

DIREITO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL
 
 
 
      A QUESTÃO DAS PATENTES E A SUA TITULARIDADE
 
 
 
               Quando falamos de registro abrimos ao mesmo tempo essa questão a respeito da invenção ou do modelo de utilidade, modelo esse que leva ao criador a ter o direito de obter a patente, mais não podemos esquecer que e um processo que deve respeitar os dispositivos elencados na lei.
 
               Pois como foi dito anteriormente não podemos deixar de falar a respeito do processo criativo, processo esse baseado na invenção do autor, o que seria de extrema importância pois, e através dele que podemos dizer ao mesmo tempo o que pode ser patenteado ou não.
 
               Como trata o Artº 6 da lei, que regula direitos e obrigações relativos á propriedade industrial, nessa lei ela trata justamente a questão da titularidade da patente. Já na questão do requerimento da patente ela pode ser requerida em nome próprio, pelos herdeiros ou sucessores do autor, pelo cessionário ou por aquele a quem a lei ou o contrato de trabalho ou de prestação de serviços determinar que pertença á titularidade.
 
               Já na hipótese de se tratar de invenção ou de modelo de utilidade realizado por duas ou mais pessoas, a patente poderá ser requerida por todas ou qualquer delas, mediante nomeação e qualificação das demais, para ressalva dos respectivos direitos. Na questão do inventor poderá ele ser nomeado e qualificado, podendo requerer diante mão a não divulgação de sua nomeação, pois se trata de um direito totalmente seu.
 
               Como trata o Artº 7 da lei, se dois ou mais autores tiverem realizado a mesma invenção ou modelo de utilidade, de forma independente, o direito de obter patente será assegurado áquele que provar o depósito mais antigo, independentemente das datas de invenção ou criação do mesmo.
 
               Como vimos anteriormente á existência de uma ou mais pessoas dentro desse processo criativo ou inventivo, daria sim o direito de patentear e também o direito de uma ou mais pessoas requererem essa patente.
 
              
 
 
 
 
 
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Adriano Da Silva Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados