JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Breve História das Sociedades Mercantis


Autoria:

Antonio Carlos Rodrigues


Sou Antonio Carlos Rodrigues Principal Atividade: Servidor Público Estuadante de Dreito/2º anista na Universidade de Ribeirão Preto - SP

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Sociedades Mercantis; Surgimento das sociedades comerciais; A Companhia das Índias Ocidentais no Brasil

Texto enviado ao JurisWay em 23/11/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

                               Brevíssima História das Sociedades Mercantis

                               As sociedades comerciais como as conhecemos teve  seu desenvolvimento e evolução continuada através da história desde os séculos passados, mais incipientemente  no continente europeu nos meados dos anos 1.600  concomitantemente quando as grandes nações européias visavam, não apenas o domínio das novas colônias, mas a exploração das riquezas naturais desde a mineração até pelo extravio de produtos das fauna e flora.

                               Demandou um amplo ajuntamento tanto de  recursos de capitais de vários setores da recém  surgida sociedade mercantilista como o próprio Estado. Dessa recém surgida sociedade é que começou, ainda que de forma elementar, porém significativa as sociedades por ações. Destinos como o Oriente Médio, China, Índia entre muitas outras rotas eram bastante concorridos por diversos razões, pois nesses mercados eram encontrados os artigos e produtos que demandava na Europa.

                               É ciente de muitos autores e historiadores que essas sociedades por ações eram a marca de inúmeras sociedades de colonização vigentes nesse mesmo período dos anos 1.600 e surgidas em várias nações como na Inglaterra, França. Inicialmente teve  um grande número de indivíduos com conhecimento da náutica e judeus abastados, conforme informes historiográficos mais precisos.

                               Foi a  capitalista Companhia das índias Ocidentais com origem nos Países Baixos (Holanda) e com as bênçãos da coroa holandesa, que Nassau (era o administrador-geral da companhia, chamado de Príncipe) , aportou com suas naus em  praias brasileira  e teve uma das maiores influências no nosso país, patrocinando expedições mercantilistas desde o norte até o sul de nosso território.  Teve também o poder da realeza holandesa  para eregir fortaleza, constituir governadores entre tantas outras necessidades de estabelecimento da “logística” da época  e tendo um dos mais importantes objetivos, o de facilitar  a exploração e o envio dos produtos e ítens de consumo que demandava a emergente sociedade capitalista européia.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Antonio Carlos Rodrigues) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2021. JurisWay - Todos os direitos reservados