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Educação cidadã


Autoria:

Paula Michella Gaiotto De Moraes


Formada em Pedagogia pela Unesp Bauru

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Resumo:

A importância da educação no desenvolvimento do Estado e da cidadania.

Texto enviado ao JurisWay em 09/09/2010.

Última edição/atualização em 10/09/2010.



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Para Aristóteles, a educação era o caminho para a vida pública sendo a família a primeira instância na educação.  Ao Estado cabia fiscalizar as famílias observando se as crianças cresciam com saúde e fiscalizando o cumprimento das obrigações cívicas.

Esta preocupação do Estado advinha devido sua responsabilidade para com a educação, ensinando o cidadão para viver bem, desenvolver suas virtudes e a ter uma vida prazerosa.

Sócrates enxergava a educação com outros olhos, para ele o educador deve despertar o conhecimento dos seus discípulos, iluminando a vida destes através do diálogo fazendo com que descobrissem que a sabedoria é o resultado da própria percepção da ignorância. Desta forma a educação leva os cidadãos a praticarem o bem, a verdade, a coragem, a temperança, a cooperação, a amizade e principalmente ao autoconhecimento.

Já para Platão a educação era para a vida inteira e a sociedade toda participar dela, os cidadãos deveriam ter o espírito cultivado para fortalecerem o Estado, o acesso ao ensino deveria ser universal, com as mesmas instruções para meninos e meninas, lenvando-os a procurar respostas devido a inquietação causada pelo processo dialético platônico cujo as respostas eram encontradas durante o aprendizado.

Com o passar do tempo...a revolução francesa trouxe um novo modelo de educação criado pelo Estado - Nação com as seguintes características: única, pública, gratuita, laica e universal.Cabendo a ela instruir os cidadãos, emanicipa-los através da liberdade de pensamento.

O Estado- Nação ficou responsável pela sua manutenção desde a revolução. Nos dias de hoje, a educação é um direito subjetivo que o cidadão deve exercer participando do sistema de ensino desde a creche ao ensino superior. E o Estado deve continuar com a responsabilidade educacional, através da manutenção dos prédios, do incentivo ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, dos melhores pagamentos aos professores, da educação inclusiva, da educação ambiental, da alfabetização dos analfabetos, do incentivo a carreira acadêmica entre tantas outras formas em que o cidadão deve ser beneficiado com a educação.

E ao cidadão cabe fiscalizar a educação e usufrir dos seus direitos, pois estes só são validos quando passam a fazer parte da vida, pois o direito é " O conjunto de condições de vida social asseguradas pelo Estado"Rudolf Von Lhering.

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