JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Educação cidadã


Autoria:

Paula Michella Gaiotto De Moraes


Formada em Pedagogia pela Unesp Bauru

envie um e-mail para este autor

Resumo:

A importância da educação no desenvolvimento do Estado e da cidadania.

Texto enviado ao JurisWay em 09/09/2010.

Última edição/atualização em 10/09/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Para Aristóteles, a educação era o caminho para a vida pública sendo a família a primeira instância na educação.  Ao Estado cabia fiscalizar as famílias observando se as crianças cresciam com saúde e fiscalizando o cumprimento das obrigações cívicas.

Esta preocupação do Estado advinha devido sua responsabilidade para com a educação, ensinando o cidadão para viver bem, desenvolver suas virtudes e a ter uma vida prazerosa.

Sócrates enxergava a educação com outros olhos, para ele o educador deve despertar o conhecimento dos seus discípulos, iluminando a vida destes através do diálogo fazendo com que descobrissem que a sabedoria é o resultado da própria percepção da ignorância. Desta forma a educação leva os cidadãos a praticarem o bem, a verdade, a coragem, a temperança, a cooperação, a amizade e principalmente ao autoconhecimento.

Já para Platão a educação era para a vida inteira e a sociedade toda participar dela, os cidadãos deveriam ter o espírito cultivado para fortalecerem o Estado, o acesso ao ensino deveria ser universal, com as mesmas instruções para meninos e meninas, lenvando-os a procurar respostas devido a inquietação causada pelo processo dialético platônico cujo as respostas eram encontradas durante o aprendizado.

Com o passar do tempo...a revolução francesa trouxe um novo modelo de educação criado pelo Estado - Nação com as seguintes características: única, pública, gratuita, laica e universal.Cabendo a ela instruir os cidadãos, emanicipa-los através da liberdade de pensamento.

O Estado- Nação ficou responsável pela sua manutenção desde a revolução. Nos dias de hoje, a educação é um direito subjetivo que o cidadão deve exercer participando do sistema de ensino desde a creche ao ensino superior. E o Estado deve continuar com a responsabilidade educacional, através da manutenção dos prédios, do incentivo ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, dos melhores pagamentos aos professores, da educação inclusiva, da educação ambiental, da alfabetização dos analfabetos, do incentivo a carreira acadêmica entre tantas outras formas em que o cidadão deve ser beneficiado com a educação.

E ao cidadão cabe fiscalizar a educação e usufrir dos seus direitos, pois estes só são validos quando passam a fazer parte da vida, pois o direito é " O conjunto de condições de vida social asseguradas pelo Estado"Rudolf Von Lhering.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Paula Michella Gaiotto De Moraes) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2021. JurisWay - Todos os direitos reservados