JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

SER PROFESSOR


Autoria:

Frederico A. Paschoal


18 anos de atuação jurídica. Pós-graduado em D. Público (IELF) e em D. Constitucional (PUCCamp). Mestrando em Filosofia Política (Unifesp). Professor de pós-graduação (Unisal) e Ciência Política (FACP). Coordenador acadêmico do Nucleojuris.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Avatar, o filme
Outros

Resumo:

Neste texto, tento uma aproximação do conceito de ser professor nos dias atuais

Texto enviado ao JurisWay em 02/02/2010.

Última edição/atualização em 03/02/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Entre professor/aluno existe uma relação de hierarquia em sala de aula que é evidente por si mesma: o merecimento de obediência reside no fato de haver (em tese) maior acúmulo de conhecimento no professor, e na vontade de aprender, dos alunos.

Essa relação reproduz um modelo iluminista do Século XVII tardio e XVIII (Século das Luzes), em que o mestre é um ser iluminado pelas luzes do saber e os alunos (“a” – sem; “lunes” – luz), seres sem luz, que querem receber as luzes do saber. É um modelo baseado na razão instrumental, que remeta a Kant, Locke, Hume, entre outros.

Mas nós já não estamos mais no Séc. XVII. Apesar de nas escolas ainda reproduzirem esse modelo, inclusive na arquitetura das salas de aula, recordando a igreja ou o exército (alunos enfileirados, voltados para um ponto comum, para frente da sala, onde o professor se localiza, sob um tablado, indicando fisicamente uma posição de superioridade, ao lado do quadro negro). É claro que não é assim por acaso. Seria ingênuo pensar que não exista alguma intenção por trás desse arranjo.

Hoje sabemos que os estudantes possuem saberes outros, resultantes de suas experiências de vida, que podem enriquecer e complementar as aulas. Hoje, o bom aluno é aquele que participa, que contribui, já que o professor não é mais o único conhecedor. A obediência hierárquica não mais reside apenas no conhecimento absoluto do professor, mas, sim, na presidência dos debates, na coordenação das discussões, como organizador, como um maestro.

Ser professor é devolver os ensinamentos que recebeu, mas também é instigar o estudante à evoluir.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Frederico A. Paschoal) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados