JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Posso mudar o meu nome sem a cirurgia de mudança de sexo?


Autoria:

Petronio Silva De Carvalho


Advogado militante. Bacharel em Direito pela UCSAL desde 1992. Pos Graduando em Direito Processual Civil Formado em ingles(nivel basico) Estudioso do Direito Penal.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Delação ou Colaboração Premiada.
Direito Penal

Resumo:

Breve estudo resumido sobre a facilidade de alteração do nome e sexo do transgênero.

Texto enviado ao JurisWay em 28/04/2019.

Última edição/atualização em 02/05/2019.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O transgênero pode mudar o seu nome sem efetuar a cirurgia de mudança de sexo, a alteração de nome em documentos, como a carteira de identidade, aqueles que não se identificam com o gênero que nasceram e, por via de consequência foram registradas tornou-se possível , mesmo sem a cirurgia de mudança de sexo, do órgão genital, com fundamento no princípio da dignidade da pessoa humana, pois a falta de aceitação do nome registrado ao nascer e o seu sexo, o torna   infeliz, afetando o seu estado de ânimo, humor e, via de consequência a  felicidade, dignidade e identificação social humana.

Para facilitar esse processo de alteração do nome, o Supremo Tribunal Federal determinou em decisão recente que qualquer transexual pode alterar o seu nome diretamente em um Cartório de Registro Civil, situação que anteriormente somente era possível em um cartório judicial, no juízo de Registro Público, que era um processo mais demorado, audiências, etc.

Atualmente basta o transexual dirigir-se ao cartório extrajudicial de Registro Civil com os seus documentos, carteira de identidade, CPF, título de eleitor e o certificado de reservista para que seja feita a alteração.

A ação foi ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) a fim de que fosse dada interpretação conforme a Constituição Federal ao artigo 58 da Lei 6.015/1973, que dispõe sobre os registros públicos, no sentido de ser possível a alteração de prenome e gênero no registro civil mediante averbação no registro original, independentemente de cirurgia de transgenitalização.

O julgado deu-se em 15/08/2018 em sessão no plenário do Supremo Tribunal Federal que deu provimento ao Recurso Extraordinário(RE) nº 670422, com repercussão geral reconhecida, por maioria os Ministros do Supremo entenderam que, para a alteração, não é necessária autorização judicial. Votaram nesse sentido os ministros Edson Fachin, Luiz Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Celso de Mello e a presidente da Corte, Cármen Lúcia. Ficaram vencidos, nesse ponto, o ministro Marco Aurélio (relator), que considerou necessário procedimento de jurisdição voluntária (em que não há litigio) e, em menor extensão, os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, que exigiam autorização judicial para a alteração.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Petronio Silva De Carvalho) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados