JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Da Despenalização do Crime de Posse de Drogas para Consumo Pessoal


Autoria:

Beatricee Karla Lopes


Beatricee Karla Lopes Pires - é Advogada Criminalista - OAB/ES 15.171; pós-graduada em Penal e Civil; Escritora de Artigos Jurídicos; Membro Imortal da Academia de Letras da Serra-ES; Comendadora Cultural e Membro Imortal da Academia de Letras de São Mateus-ES; Comendadora Cultural da ONG Amigos da Educação e do Clube dos Trovadores Capixabas; Personalidade Cultural de 2017 do 3º Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil; Personalidade Artística e Cultural 2018; Autora aprovada pela Coletânea Mulheres Maravilhosas V. 1/2021; Acadêmica Imortal da Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores; Recebeu a "Comenda de Mérito Cultural 2021" do "XVIII Gongresso Brasileiro de Poetas Trovadores"; é colunista do Portal Censura Zero - www.censurazero.com.br; CERTIFICADA EM CURSO ON-LINE SOBRE "CRIMES ECONÔMICOS: ASPECTOS PRÁTICOS PENAIS E CRIMINOLÓGICOS" realizado em 20/06/2022 pela ESA. Contato: tel.: (27) 9.9504-4747, e-mail: beatriceekarla@hotmail.com

Endereço: Rua Dr. Arlindo Sodré, 370 - Escritório de Advocacia
Bairro: Fátima, Tel.: 9.9504-4747

São Mateus - ES
29933-540


envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 09/11/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A nova Lei de Drogas (Lei nº 11.343/06) despenalizou a conduta prevista no art. 16[1] da Lei nº 6.368/76 (Crime de Posse de Substância Entorpecente para Consumo Pessoal nessa “velha Lei de Drogas”), portanto, apesar do art. 28[2] da Lei nº 11.343/06 não ter implicado em abolitio criminis (não ter considerado o Delito de Posse de Drogas para Consumo Pessoal não mais um crime), a despenalização em benefício do Reeducando (aquela pessoa que já cumpre pena) ocorreu, cuja a característica marcante é a exclusão de Penas Privativas de Liberdade como sanção principal ou substitutiva da Infração Penal[3].

Com efeito, o Crime de Posse de Substância Entorpecente para Consumo Pessoal, por força da Lex nova (Lei nº 11.343/06), não mais está sujeita a pena de prisão, mas sim às seguintes penas: advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo (art. 28 da Lei Nova).

Tratando-se então da chamada novatio legis in mellius (Lei Nova mais favorável que a anterior), e considerando o que dispõem o art. 5º, inc. XL[4], da Constituição Federal de 1988 (CF/88), e o art. 2º, parágrafo único[5], do Código Penal (CP), deve ser aplicado ao Reeducando que já cumpre pena por Crime de Posse de Substância Entorpecente para Consumo Pessoal, esse Princípio em seu favor, excluindo, assim, a Pena Privativa de Liberdade a ele imposta.

Atento ainda ao prazo prescricional consignado no art. 30[6] da Lei nº 11.343/06, é bem de ver-se que o lapso temporal para operar-se a prescrição executória da pena imposta é de 02 (dois) anos, já que o rito a ser observado é o sumaríssimo (Lei nº 9.099/95), conforme preceitua o art. 48, § 1º, da referida Lei.

Assim, verifica-se, na maioria das condenações, pelo tempo já transcorrido da publicação da Lei Nova, que o Trânsito em Julgado da Sentença Penal Condenatória para o crime previsto no art. 28 da Lei nº 11.343/06, até a data em que o Juiz acolheu a tese do Princípio do novatio legis in mellius em favor do Reeducando, já decorreu mais de 02 (dois) anos. Logo, perdeu o Estado o Direito, não só de continuar com a condenação para executar a pena imposta ao Sentenciado por Crime de Posse de Substância Entorpecente para Consumo Pessoal por meio da Pena Privativa de Liberdade, mas, também, para não mais executar a pena mais branda, no que diz respeito a advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Outrossim, sendo o Instituto da Prescrição uma questão de Ordem Pública, o Juiz, de ofício, deve o reconhecer (declarar), por Decisão, extinguindo, portanto, a punibilidade do Reeducando (por via reflexa) com relação ao crime do art. 28 da Lei nº 11.343/06, dando-se baixa na culpa do mesmo em sua Guia de Execução. Quando o juiz do processo de Execução Penal assim não o faz, cabe ao Advogado do Reeducando realizar tal pedido formal, para que seu cliente não pague por algo que não é mais considerado crime pela Lei Brasileira e que já prescreveu para aquelas condenações “mais leves” previstas no art. 28 da Lei nº 11.343/06 citadas acima, devendo estar isento o agente, nesse caso, de qualquer tipo de penalização.



[1] “Adquirir, guardar ou trazer consigo, para o uso próprio, substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:

Pena - Detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e pagamento de (vinte) a 50 (cinquenta) dias-multa”.

[2] Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

I - advertência sobre os efeitos das drogas;

II - prestação de serviços à comunidade;

III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo”.

[3] cf. consignado no Informativo nº 456/STF, referente a questão de ordem no RE 430105/RJ, Rel. Ministro Sepúlveda Pertence.

[4] “A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu”.

[5] A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado”.

[6] Prescrevem em 2 (dois) anos a imposição e a execução das penas, observado, no tocante à interrupção do prazo, o disposto nos arts. 107 e seguintes do Código Penal.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Beatricee Karla Lopes) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados