JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Julgamento das Ações de Correção das Contas Vinculadas do FGTS


Autoria:

Frederico Silva Hoffmann


Advogado Sócio do escritório Oliveira, Hoffmann & Marinoski - Advogados Associados - Especialista em Direito do Trabalho com foco prevenção de ações trabalhistas.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

A Polícia Militar e a Fiscalização de Trânsito no Estado da Bahia: Aspectos jurídico-legais.

Ministério Público da União

REFLEXOS SOCIAIS DA ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA NO BRASIL

Revisão de salários de funcionários públicos pela conversão da URV em março de 94

Direito e Literatura: condições de possibilidade para um ensino jurídico crítico

DIREITO À INTIMIDADE E À PRIVACIDADE NAS REDES SOCIAIS SOB O ENFOQUE CRIMINOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BAHIA

A História da ética

As técnicas de reprodução humana assistida e sua falta de regulamentação no Brasil pelo Código Civil de 2002

A ALTA RELEVÂNCIA DO PRODUTOR RURAL FAMILIAR NA MESA DO BRASILEIRO

As Associações de Terapias Naturais e a configuração do Enriquecimento Ilícito - Obrigação de Prestar Contas

Mais artigos da área...

Texto enviado ao JurisWay em 14/04/2018.

Última edição/atualização em 27/04/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

No dia 11 de abril de 2018 foi realizado o julgamento pela 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, o qual manteve a TR como índice de atualização das contas do Fundo Garantia por Tempo de Serviço.

 

Diversas ações foram propostas nos últimos anos em todo o país, com a finalidade de substituir a TR por outro índice para a correção dos valores depositados na conta vinculada do FGTS.

A tese seria que a TR não é índice capaz de corrigir a inflação, o que faria com que os valores depositados não tivessem o mesmo poder de compra no momento do saque que detinham no momento em que foram depositados nas contas dos trabalhadores.

Tal tese entende que ao não haver pelo menos a recomposição da inflação, os valores depositados nas contas vinculadas ao FGTS estariam perdendo seu valor mês a mês.

 

Por haver quantidade expressiva de ações no mesmo sentido, o Superior Tribunal de Justiça em sede de recursos repetitivos firmou o entendimento de forma unanime que não cabe ao trabalhador adotar o índice que melhor convêm, vez que tal índice é imposto pela lei 8.177/91.

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça entendeu que não poderia o Judiciário alterar o que rege a Lei mencionada acima, por ser expressa a menção que a correção monetária seja realizada pela TR.

Ainda o ministro Benedito Gonçalves afirmou que “o caráter institucional do FGTS não gera o direito aos fundistas de elegerem um índice de correção que entendam ser mais vantajoso. É vedado ao poder Judiciário substituir índice de correção monetária estabelecido em lei”.

 

Desta forma, o entendimento adotado pela 1ª Seção do STJ será utilizada para orientar todos os processos que possuem tal objeto, de acordo com o próprio STJ mais de 409 mil ações.

 

Processo pelo qual fora realizado julgamento: REsp 1614874.

Informações STJ: http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/Not%C3%ADcias/Judici%C3%A1rio-n%C3%A3o-pode-substituir-TR-na-atualiza%C3%A7%C3%A3o-do-FGTS,-decide-Primeira-Se%C3%A7%C3%A3o – acesso em 14 de abril de 2018.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Frederico Silva Hoffmann) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados