Outros artigos do mesmo autor
Julgamento das Ações de Correção das Contas Vinculadas do FGTSOutros
Sete dicas legais para iniciar uma empresa ou StartupDireito Empresarial
Os aplicativos eletrônicos e a necessidade de análise do caso concreto sob a ótica das leis trabalhistasDireito do Trabalho
HORA EXTRA E SEU LIMITE DIÁRIODireito do Trabalho
Arbitragem na Justiça Do Trabalho Após a LEI 13.647Direito do Trabalho
Outros artigos da mesma área
JUSTA CAUSA EMBRIAGUEZ HABITUAL OU EM SERVIÇO
Cargo de Confiança Bancário - Não Caracterização
Interrupção e Suspensão do Contrato de Trabalho
O MENOR APRENDIZ FRENTE AO ESTATUTO DA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A VÍTIMA.
BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO NOTURNO
Práticas Discriminatórias na Relação de Trabalho
Resumo:
Para todos que possuem dúvida quanto às férias coletivas e tem interesse em saber como se deve proceder para concedê-las.
Texto enviado ao JurisWay em 12/11/2015.
Última edição/atualização em 27/11/2015.
Indique este texto a seus amigos
A concessão das férias coletivas é uma prerrogativa do empregador, podendo determinar a data de início e término.
A CLT traz algumas regras para que seja possível a concessão de férias coletivas aos empregados, porém estas regras devem ser seguidas de forma minuciosa para que as férias coletivas sejam consideradas válidas.
A primeira regra que deve ser observada é que as férias coletivas devem ser concedidas a todos os empregados da empresa, podendo também ser concedidas a um ou alguns estabelecimentos da organização de determinada região ou, ainda, a determinados setores específicos daquela empresa.
Cabe ressaltar que não há impedimento legal para que a empresa conceda férias coletivas apenas a um setor determinado, como, por exemplo, ao setor de produção e mantenha os demais setores trabalhando normalmente. Porém, para que não seja considerada ilegal, as férias devem ser concedidas a todos os empregados daquele setor.
Desta forma, se uma parcela do setor for agraciada com as férias e outros permanecerem trabalhando, as férias serão consideradas inválidas, uma vez que, neste caso, ficará caracterizada a concessão individual e não coletiva.
Há um segundo requisito de validade exigido pela CLT e pela doutrina majoritária estabelecendo que poderão ser gozadas em até dois períodos anuais distintos, desde que, nenhum deles, seja inferior a dez dias corridos, como disposto no Art. 139 da CLT.
Seguindo esta linha de raciocínio, serão inválidas as férias coletivas se inferiores a dez dias ou se concedidas em três ou mais períodos dentro de um lapso temporal de doze meses.
FORMALIDADES
O procedimento para concessão das férias coletivas prevê que o empregador deverá, com antecedência mínima de 15 dias, atender as seguintes formalidades:
- Comunicação a todos os empregados envolvidos no processo, devendo lançar avisos em editais nos locais de trabalho do setor abrangido, certificando-se de que todos tenham conhecimento.
- Comunicação ao órgão local do Ministério do Trabalho (DRT) – indicando o início e o final das férias, os setores ou estabelecimentos abrangidos pela concessão, salvo se tratar de ME ou EPP, consoante o disposto no art. 51, inciso V da Lei Complementar 123/2006;
- Comunicação ao Sindicato representativo da respectiva categoria profissional, da comunicação feita ao MTE;
ANOTAÇÕES
No momento da concessão das férias coletivas, o empregador deverá proceder às anotações devidas na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no Livro ou Ficha de Registro de Empregados.
MULTA POR IRREGULARIDADE
Por ser uma prerrogativa do empregador, este deverá atentar-se ao atendimento de todas as determinações legais, sob pena de pagamento de multa por empregado em situação irregular.
SITUAÇÕES ESPECÍFICAS
- Aos empregados menores de 18 (dezoito) e maiores de 50 (cinquenta) anos de idade, as férias devem ser concedidas sempre de uma única vez. Portanto, havendo empregados enquadrados nestas condições, as férias não poderão ser divididas.
- Aos empregados contratados há menos de doze meses, ou seja, que não completaram ainda o período aquisitivo, ser-lhes-ão devidas férias proporcionais ao período trabalhado. Para estes empregados, o período aquisitivo de férias deverá ser alterado, iniciando o novo período na data do início das férias coletivas.
Comentários e Opiniões
1) Flavia (08/12/2015 às 11:07:22) ![]() Não ficou claro no texto, se o empregador é obrigado a pagar por estas férias coletivas. | |
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |