JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O mundo digital e sua importância no cotidiano


Autoria:

Flavio Eduardo Anunciação


Advogado, atuante na gestão de grandes carteiras do direito bancário, Pós Graduado em Direito do Trabalho com extensões em Gestão/Liderança e com 10 anos de experiencia no setor de Telecomunicações, aficionado por Tecnologia e Direito Digital.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

EL ESPACIO CIBERNÉTICO

Divulgação de imagens clandestinas na internet. Curtiu, comentou, compartilhou? Poderá responder cível e criminalmente!

CYBERBULLYING: ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE LEGISLAÇÃO PENAL FEDERAL SOBRE O TEMA E DA RECUSA DO BRASIL EM ADERIR À CONVENÇÃO DE BUDAPESTE SOBRE O CIBERCRIME

ASSÉDIO MORAL DIGITAL: A POSSIBILIDADE DE INCIDÊNCIA DO MOBBING LABORAL POR MEIO DAS REDES SOCIAIS COM O ADVENTO DO TELETRABALHO

O DIREITO E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

BREVE HISTORIA DEL INTERNET

DOCUMENTOS ELETRÔNICOS E CERTIFICAÇÃO DIGITAL.

Crimes de Informática e Titularidade da Ação Penal

ENSAIO SOBRE A RESPONSABILIDADE DOS ADMINISTRADORES DE GRUPO DO WHATSAPP

O que é jurimetria? Qual sua aplicação em escritórios de advocacia?

Mais artigos da área...

Resumo:

Novas tendencias e rumos da Era da Informação atrelada ao mundo digital dentro do nosso dia a dia.

Texto enviado ao JurisWay em 23/02/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Certamente você já disse ou ouviu algumas das seguintes expressões: “no meu tempo nem imaginávamos que isso existiria”, ou “na minha época isso era muito mais complicado”, mas certamente nenhum de nós imaginaríamos que as transformações do nosso cotidiano ocorreriam de maneiras tão distintas e de forma cada dia mais constante e rápida.

 

É incrível imaginar que o primeiro computador foi criado em 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, e somente 38 anos depois foi criado o CD-Rom (Philips e Sony lançaram o CD-Rom em 1984) um verdadeiro abismo de tempo para as novas gerações, já nascidas em uma época de mudanças tão dinâmicas.

 

Com o advento da Internet, criada durante a Guerra Fria pelo engenheiro inglês Tim Bernes-Lee que desenvolveu a World Wide Web, o já conhecido “WWW” presente nos sites que acessamos diariamente, as mudanças e evoluções tecnológicas passaram a ser cada dia mais velozes.

 

Chegamos ao ponto de, nos conectarmos com pessoas de todas as partes do mundo, simultaneamente, através de redes sociais, telefones fixos ou móveis, além de acessar a internet através de celulares e televisores, ou computadores cada dia menores e mais rápidos e com métodos de armazenamento de informações incríveis, como cartões de memória e pen drives ou com conceitos ainda mais arrojados como o de armazenamento na “NUVEM” ou servidores remotos.

 

Entretanto, as tecnologias colocadas ao nosso alcance não podem ficar limitadas apenas ao acesso de redes sociais, bate papos, mensagens instantâneas e entretenimento, que são os atrativos e ferramentas mais comum e popularmente utilizadas. A Revolução Tecnológica atual nos proporciona muito mais do que isso e precisamos aproveitar.

 

É possível nos dias atuais economizarmos o nosso tempo com qualidade e confiabilidade, como por exemplo, com as compras de produtos e contratação de serviços via internet, cursos on-line, faculdades virtuais, dentre outras inúmeras opções que a modernidade coloca à nossa disposição.

 

Mas não podemos parar por aí.

 

A população de modo geral não utiliza a plenitude das opções que as novas tecnologias oferecem, como enviar correspondências com garantias de rastreamento e recebimento (a velha prática de correspondência com AR – aviso de recebimento) por intermédio de E-mails certificados, ou assinar documentos com autenticidade legal através de uma assinatura digital, que toda pessoa capaz, seja ela física ou jurídica já pode ter, e até mesmo emitir certidões por meio dos cartórios virtuais que antes eram possíveis apenas nos cartórios físicos, ou ainda fazer reclamações on-line para o Órgão de Defesa do Consumidor, bem como Boletins de Ocorrência, transações bancárias, etc.

 

No caso do setor empresarial a abrangência é ainda maior, e ferramentas como contratos assinados digitalmente, ou reuniões feitas via internet e propostas formalizadas por e-mail são fortes aliados das novas empresas, que a cada dia tornam mais arrojadas suas posturas frente ao cliente.

 

Novos conceitos tomam conta do mercado, seja através de um micro empreendedor que vende seus produtos pela internet ou das grandes multinacionais que possuem setores que atuam unicamente no mundo digital, monitorando redes sociais, sites de reclamações, acompanhando e respondendo dúvidas de clientes, ou realizando grandes transações financeiras e tudo isso podendo ser feito de qualquer lugar e em qualquer horário, bastando, apenas, um ponto de acesso à internet e uma interface, como notebooks, tablets ou celulares.

 

 

Em suma, as possibilidades das tecnologias digitais são inúmeras e os limites inimagináveis, cabendo a cada pessoa tornar tais avanços grandes aliados em seu dia a dia, seja para as empresas, customizando procedimentos e ampliando sua clientela, seja para as pessoas físicas, com o grande desafio de fazer da rede mundial de computadores muito mais do que úteis e versáteis redes sociais, transformando-a em uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Flavio Eduardo Anunciação) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados