JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Feminicídio no Eclipse da Razão


Autoria:

Nelson Olivo Capeleti Junior


Bacharel em Direito pela Faculdade Cenecista de Joinville. Aprovado no XX Exame de Ordem. Advogado - OAB/SC 51.501 Contato: capeleti.legis@gmail.com Rede Social: Nelson Capelletti

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

FAVORECIMENTO DA PROSTITUIÇÃO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAÇÃO SEXUAL

Supremo Tribunal Federal, de "guardião" a "inimigo" da Constituição Federal

Dentro da nossa sociedade, através da justiça é preciso que haja a redução da maioridade penal?

POLÍTICAS NO BRASIL NA CARTOGRAFIA DA REVITIMIZAÇÃO INFANTIL: ações à criança e do adolescente na defesa contra a violência sexual

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: CENÁRIO JUDICIAL BRASILEIRO EM MEIO A NECESSIDADE DA EFICÁCIA DA LEI MARIA DA PENHA

LEI MARIA DA PENHA. Descumprimento de medidas protetivas. Tipicidade penal?

Caso Nardoni: Uma condenação necessária?!

Estatuto do Desarmamento - Lei Nº 10.826/2003

A (ir) regularidade da prisão do senador Delcídio do Amaral

Lei nº 13.497/2017. Posse ilegal de apenas um cartucho de arma de fogo é crime hediondo?

Mais artigos da área...

Resumo:

Não houve gritos. A esposa, emudecera diante do objeto mortal. Os primeiros golpes, aliados a descarga de adrenalina, lhe congelaram as pernas. A visão, perdendo a percepção periférica, escureceu-se, e nada mais houve.

Texto enviado ao JurisWay em 17/11/2017.

Última edição/atualização em 17/07/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

 Feminicídio no Eclipse da Razão 

Edgar cometera odioso crime. Assassinara cruelmente a esposa, com treze facadas que lhe furtaram a existência. Condenado, fora recolhido à penitenciária do Estado. A cela, pequena, sem ventilação, projetada para seis apenados, comportava doze corpos em condições insalubres.

No regime fechado, Edgar era obrigado à reclusão por vinte e duas horas na cela, e duas horas no pátio, em banho de reflexos do sol.

Na cela, não havia condições de assistir ao pequeno televisor, ou até mesmo, ler um livro, os onze presos que lhe dividiam o espaço, infelizmente, revelavam deploráveis condições educacionais, passando as longas horas do dia a confabular sobre crimes e a fazer uso indiscriminado de narcóticos.

Naquele espaço, onde não conseguia divisar mais do que poucos metros quadrados, quiçá, o horizonte, pensamentos de reeducação eram impossíveis. As palestras eram rudimentares, conquanto rudimentares eram os colegas de cárcere.

Após dois meses, em deploráveis condições, sorveu amargo remorso pela morte da esposa.

Matara-a, encolerizado, após descobrir odioso adultério.

Em determinado momento, em palestra animada com amigos, surpreendera-a com olhar enlevado por um colega em comum.

Sentiu, naquele momento, o eclipse da razão, restando apenas o “ser”, animalizado.

No caminho para casa, na medida em que trazia à tela mental a imagem odiosa, a cólera crescia avassaladora. Mesmo quando fechava, por instantes, os olhos, a imagem, sórdida, colava-se as pálpebras, aterrorizando-o.

Quando em casa, verteu contra a esposa todo tipo de escárnios, e a mesma, sentindo-se ultrajada, confessou o tropeço moral.

Não houve gritos. A esposa, emudecera diante do objeto mortal. Os primeiros golpes, aliados a descarga de adrenalina, lhe congelaram as pernas. A visão, perdendo a percepção periférica, escureceu-se, e nada mais houve.

Edgar era prisioneiro. No cárcere da consciência, sentia, ainda, o amor pela esposa. A indignação pelo adultério. A incompreensão pelo ocorrido. E não obstante, o conflito de descobrir pérfida, a criatura que tomara por santa.

Mesmo após todo aquele tempo, entre o crime infame e a cela insalubre, quando fechava os olhos, a imagem da esposa enlevada por outro homem o encolerizava.

A imagem da esposa com as vísceras expostas, sequer o surpreendia, haja vista, que no atrito da lamina com a carne, a única imagem, era do odioso adultério.

Edgar fora condenado a vinte e dois anos e dois meses de reclusão. Recolhido a uma penitenciária estadual. Algoz da esposa adúltera. Edgar fora uma vítima do eclipse da razão.

A despeito de nossos crimes, somos todos, vítimas de nossas deploráveis condições educacionais. "Entre a Terra e o Céu - Francisco Cândido Xavier - pelo espírito André Luiz":

 

1Em tais ocasiões, se não encontramos, junto de nós, alguém com o material isolante da oração ou da paciência, o súbito desequilíbrio de nossas energias estabelece os mais altos prejuízos à nossa vida, porque os pensamentos desvairados, em se interiorizando, provocam a temporária cegueira de nossa mente, arrojando-a em sensações de remoto pretérito, nas quais como que descemos quase sem perceber a infelizes experiências da animalidade inferior. A cólera, segundo reconhecemos, não pode e nem deve comparecer em nossas observações, relativas à voz. A criatura enfurecida é um dínamo em descontrole, cujo contacto pode gerar as mais estranhas perturbações.

O despreparo emocional que precipita a criatura humana ao crime é reflexo das precárias condições educacionais que o compõe. Sem o vocábulo que veste o sentimento, incapaz de dar forma as emoções, perde-se no turbilhão das idéias e surpreende-se na noite do raciocínio.

A única maneira de diminuir o eclipse da razão, é através da leitura das vida alheias, nas páginas das obras comuns, que jazem obsoletas nas bibliotecas, a espera do espírito ávido por conhecer-se.

 

 

1(XAVIÉR, FRANCISCO  CÂNDIDO, Entre a Terra e o céu, 1954, pg. 136).   

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Nelson Olivo Capeleti Junior) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados