JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

SIGILO DE DADOS E PROTEÇÃO VIRTUAL SOB A LUZ DA LEI Nº12.965 de 2014


Autoria:

Lucas Matheus


Graduando em Direito na Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM

envie um e-mail para este autor

Resumo:

A principal preocupação dos internautas no meio virtual é com relação a proteção e sigilo dos dados que estão interligados na Internet LEI Nº12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014, vamos analisar quais os direitos foram resguardados com o advento desta lei.

Texto enviado ao JurisWay em 09/08/2017.

Última edição/atualização em 11/08/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A principal preocupação dos internautas no meio virtual é com relação a proteção e sigilo dos dados que estão interligados na Internet, sabendo disto, houve a necessidade de criar uma lei que resguardassem esses direitos no ordenamento juridico brasileiro.

A lei no seu art.7, 8 e incisos no traz direitos e garantias com relação à Internet, sendo um pressuposto essencial ao exercício de cidadania, são resguardados o direito a inviolabilidade da intimidade e da vida privada, inviolabilidade e sigilo, inviolabilidade e sigilo de suas comunicações privadas armazenadas,  não suspensão da conexão à internet, manutenção da qualidade contratada da conexão à internet, informações claras e completas constantes dos contratos de prestação de serviços, com detalhamento sobre o regime de proteção aos registros de conexão e aos registros de acesso a aplicações de internet, bem como sobre práticas de gerenciamento da rede que possam afetar sua qualidade, não fornecimento a terceiros de seus dados pessoais, inclusive registros de conexão, e de acesso a aplicações de internet, salvo mediante consentimento livre, expresso e informado ou nas hipóteses previstas em lei, dentre outros direitos. 

Vemos que a lei traz diversas proteções em variadas áreas a respeito do mundo virtual, com todos esses avanços tecnológicos e atividades no mundo da Internet que nos impressiona a cada dia mais, os nossos tribunais deveram ficar atentos à compreensão esse novo mundo virtual, encarando os casos em seus mínimos detalhes. Seria de suma importância a verificação e a interpretação consistente dos casos que já estão consagrados no direito da Internet.

A problemática do Brasil, se embasa justamente na má formação em ensinos básicos sociais, como história, direito, filosofia etc. Nossos tribunais as vezes tem a maior facilidade em encarar as folhas assim descritos, livros, códigos, e não acabam enxergando a sua frente o dinamismo e a grande interação na sociedade global do conhecimento, assim como ve, POLADO. Apesar de ser vasto, o numero de artigos e incisos a lei ainda deixa a desejar em certos aspectos.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Lucas Matheus) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados