JurisWay - Sistema Educacional Online
 
JurisWay - Servidor Público na Lei 8.112 com Certificado
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Crie uma rotina de estudos


Autoria:

Jackson Novaes Santos


Advogado. Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas, Especialista em História do Brasil, Licenciado em História e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santacruz (UESC). Docente do Curso de Direito da Faculdade de Ilhéus. Ministra as disciplinas Introdução ao Direito, História do Direito, Direito Administrativo e Prática Penal (NUPRAJ).

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 25/01/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A otimização do tempo é uma habilidade valiosíssima na frenética rotina da sociedade pós-moderna. Para o universitário essa habilidade é suma importância, já que não raramente o estudante precisa conciliar suas atividades acadêmicas com a pesada rotina que o espera no mundo lá fora: família, trabalho, relacionamento, filhos, etc. Com tantos afazeres é preciso criar uma rotina de estudos e manter as leituras em dias. Lembre-se, planejamento é tudo.

Reserve parcela do seu tempo para se dedicar aos estudos complementares. Qual o tempo ideal? Tudo vai depender da sua disponibilidade. Cada acadêmico tem uma realidade distinta, mas acredito que ao menos uma hora diária deve ser dedicada às leituras diárias, revisões, resumos, resolução de exercícios, etc.

E já não basta a carga horária semanal na faculdade/universidade? Não! De modo algum. Por mais dinâmico e competente que seja o seu corpo docente, o curso de Direito exigem bem mais do que os apontamentos e observações feitas em sala de aula.

Eu costumo comentar com meus alunos que o conteúdo trabalhado em sala de aula poderia ser comparado a um iceberg. Lá trabalhamos apenas a parte visível, o grosso mesmo é adquirido com as leituras indicadas no plano bibliográfico, com a revisão do conteúdo estudado e, principalmente, com resolução de exercícios. Sim, exercícios! É como no futebol amigos, o bom estudante é aquele que treina fundamentos.

Claro que existem exceções à regra. Existem alunos que demonstram um extraordinário poder de assimilação e memorização, o que faz com estes sintam menor necessidade de uma carga extra de atividades para apresentar bom desempenho nas avaliações.

Então vamos imaginar que você dispõe de uma hora diária para estudos complementares. Nesse caso, você pode, por exemplo, escolher uma matéria por dia para revisar conteúdos e, se possível, antecipar as leituras que serão feitas ao longo da unidade. Daí a importância de analisar com antecedência o plano de estudos de cada disciplina e consultar a bibliografia indicada por cada professor.

 

No exemplo acima, se você tem, imaginemos, seis disciplinas no semestre, poderá se dedicar em cada dia da semana à revisão de uma delas e ainda vai lhe sobrar o domingo para oxigenar a mente. Claro, se até Deus precisou de um dia de descanso…

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Jackson Novaes Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados