JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

DOUTORES DO DIREITO


Autoria:

Lucio Correa Cassilla


Advogado graduado pela PUC/MG com mobilidade na Universidade de Coimbra, especialista em Ciências Criminais, doutorando em Direito pela UMSA/Argentina e Pedagogo. Sócio do escritório CRC Sociedade de Advogados. www.crcadv.com.br

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

DIREITO DO EMPREGADOR
Direito do Trabalho

o exame da ordem e o candidato
Estatuto da OAB/Código de Ética

DIREITO DO IDOSO INEFICAZ
Direito dos Idosos

DIREITO DOS DEFICIENTES INEFICAZ
Direitos Humanos

Poder Judiciário X Poder Executivo
Direito Constitucional

Mais artigos...

Resumo:

Justificativa legal do título de doutor para os advogados. Comentários sobre o profissional e a profissáo

Texto enviado ao JurisWay em 02/07/2009.

Última edição/atualização em 03/07/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

                                         

 DOUTORES DO DIREITO

 

 A modéstia é algo que não combina adequadamente com a advocacia. Certamente que não falo de arrogância, prepotência ou como diriam alguns, pernosticidade e cabotinagem. Falo aqui de um profissional que, desde o primeiro momento que iniciou seus estudos estará fadado ou agraciado pelo fato de nunca mais parar de estudar, nunca mais poder se acomodar com o conhecimento já adquirido, sob pena de cair no ostracismo, na desatualização, na insignificância profissional.

O advogado é um profissional dedicado, que acredita nas verdades de cada um, que entende o ser humano da maneira mais nobre possível. Seja o mais vil dos criminosos, não se defende o indivíduo, mas os direitos do ser humano. Direitos que devem ser fielmente defendidos, pois, nas palavras de Montesquieu: “a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça a justiça em todo lugar”. As pessoas que procuram os advogados, mais do que seus direitos, vão em defesa de seus interesses. E é neste profissional que encontram um aliado, um defensor, um verdadeiro amigo. Como no caso de Santo Ivo, padroeiro da profissão, conspícuo advogado que defendeu o moribundo processado pelo burguês que queria ser indenizado por esse, já que o mesmo havia cheirado sua comida. A defesa do patrono aceitou a indenização, mas, da mesma forma que o moribundo cheirou e não comeu, o burguês ouviu o som do chacoalhar das moedas e não as levou. Nem sempre quando se ganha se ganha e quando se perde se perde.

É comum ouvir histórias de profissionais do direito que nunca perderam uma causa. Certamente isso vai além da utopia, já que os direitos e interesses se adequam, nunca ninguém ganha ou perde tudo. Só o fato de a lide ter ocorrido, gera desgaste financeiro e psicológico. Na maioria das vezes, o interesse prevalece em relação ao direito. A sensação de alma lavada, de vitória, de conquista, garante ao litigante satisfação maior que a negociação finalizada.

Esse respeito, essa consideração oferecida e recebida pelos profissionais da advocacia é reconhecida há séculos através de privilégios a pretores e jurisconsultos romanos e muito antes por mediadores de regras de talião. Por vezes ouço o comentário que: advogado não é doutor, quem é doutor é médico ou quem fez doutorado. E, para minha indignação, muitas vezes dito por colegas advogados. Leigos e profissionais que acreditam ser o titulo de doutor, não a falsa modéstia saudável, o glamour e a pompa que circunda a profissão dos conhecedores do direito, mas, como dito antes, arrogância e prepotência.

Ocorre que boa parte das pessoas que procuram advogados, sentem-se protegidos em chamá-los de doutor. Acreditam que do outro lado da mesa está o profissional que vai acolher seus interesses e lutar por seus direitos. E é exatamente isso que ele vai receber do bom advogado, do bom doutor. Dentro deste prisma, Marquês de Pombal, poderoso ministro de Portugal ao tempo da colonização, promulgou um decreto determinando o título de doutor aos bacharéis de direito. Esse decreto teve validade até o Império brasileiro, quando em 11 de agosto de1837, Dom Pedro I fez publicar uma lei, em vigor até os dias de hoje, determinando em seu artigo 9º que: Os que freqüentarem os cinco annos de qualquer dos Cursos, com approvação, conseguirão o gráo de Bachareis formados. Haverá tambem o grào de Doutor, que será conferido áquelles que se habilitarem som os requisitos que se especificarem nos Estatutos, que devem formar-se, e sò os que o obtiverem, poderão ser escolhidos para Lentes.” Entende-se aqui por lentes os professores catedráticos donos das respectivas cadeiras que lecionam.

Segundo a lei imperial, o título de Doutor é destinado ao bacharel em direito que cumprir o requisito estipulado pelo Estatuto da OAB que determina a necessidade de, além de preencher uma série de requisitos, ser aprovado em Exame de Ordem, para, só então, o bacharel em Direito poder ser considerado Advogado.

Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

Aos queridos clientes, e aqui falo por todos os bons advogados, podem nos chamar pelo nome, pelo sobrenome ou mesmo de doutor caso sintam-se melhor. A forma de referência, desde que respeitosa, não altera a responsabilidade profissional.

 

 Lúcio Corrêa Cassilla

Advogado, especialista em Ciências Criminais e Pedagogo

cassilla@uol.com.br

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Lucio Correa Cassilla) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Neusa (14/10/2009 às 09:47:05) IP: 189.104.27.167
- Na oportunidade, só tenho que parabenizar ao redator do feito, vale para muitos, alguns utilizam quando necessários e creio que poucos aceitam. Bom que atrelado a ética, escritos deste porte saiam para ativar as cabeças pensantes. Felicidades.
2) Lenildo Almeida (14/10/2009 às 14:48:28) IP: 189.38.66.12
Boa Tarde!
este é um belo trabalho, nos ajuda a entender melhor nossa, minha diga-se de passagem, carreira jurídica, de futuro "Homo Forensis"
meu profundo e sincero, parabéns.

Lenildo Almeida - 5º período UCAM-Direito
3) Daniel Ferreira (15/10/2009 às 10:50:45) IP: 189.2.188.143
A retórica do texto (entendo retórica como a arte de dirigir o pensamento, tornando convincente uma ideia que era, a priori, apenas plausível) não me convence. De fato, D. Pedro I outorgou o título de Doutor aos bachareis em Direito. Todavia, a atual ordem constitucional do Brasil republicano é absolutamente incompatível com aquela ordem pretérita, qual seja, Brasil Império. A estrutura ideológica que fundamentava e legitimava a política imperial do Brasil era bem diferente da atual.
4) Fábio Sabatini (15/10/2009 às 11:18:14) IP: 201.51.122.41
Parabenizo o escritor e colega pelo valioso artigo.
É imperioso que reconheçamos mais nossa profissão, pois o grau de esforço empenhado para o bacharelado, o exame de ordem e o exercício da profissão são pressupostos valiosos para o fundamento de sermos chamados Doutores.
A advocacia ainda não alcançou o respeito esperado, e precisamos desmistificar o penoso conceito que a sociedade em geral tem sobre nós para o devido reconhecimento da profissão.
5) O autor não se identificou (15/10/2009 às 13:25:50) IP: 200.198.124.130
Prezado. Dr.Lúcio cassilla,



O que esse artigo trás, é um axioma ímpar,
da profissão de Advogado em proteger os direiros
do cidadão.

Portanto, não há prepotência nenhuma, até
porque o doutor em medicina procura por um
Advogado! na sua necessidade por óbvio, logo, não
consegue exercer esta magnífica virtude, que
para mim não é uma simples profissão e sim uma dádiva
divina como também a medicina o é.


Por fim, ambas são fundamentais a sociedade.
6) Winallan Júnio (15/10/2009 às 13:26:44) IP: 200.198.124.130
O que esse artigo trás, é um axioma ímpar,
da profissão de Advogado em proteger os direiros
do cidadão.

Portanto, não há prepotência nenhuma, até
porque o doutor em medicina procura por um
Advogado! na sua necessidade por óbvio, logo, não
consegue exercer esta magnífica virtude, que
para mim não é uma simples profissão e sim uma dádiva
divina como também a medicina o é.


Por fim, ambas são fundamentais a sociedade
7) Carol (15/10/2009 às 13:45:30) IP: 187.50.152.106
Concordo com o Daniel Ferreira,"a atual ordem constitucional do Brasil republicano é absolutamente incompatível com aquela ordem pretérita, qual seja, Brasil Império". Doutor é quem fez doutorado, não acho nada demais que nos chamem de doutores mas não acho o correto. A maioria dos comentários aqui é prepotente sim, ser advogado em si não é grande coisa, são poucos os que fazem jus à responsabilidade da profissão.
8) Correa (15/10/2009 às 14:58:01) IP: 200.216.182.218
Sinceramente, o valor da palavra Doutor, pauta-se exlcusivamente, no seu conhecimento, no titulo para a sociedade, no conhecimento para evolução espiritual. O que temos que fazer para nos tornarmos Doutores, é ser doutor na honestidade, seriedade, etica, na moralidade e dedicação a profissão como sacerdocio e não como fonte de enriquecimento. Bem afirmou o Mes.: Sobra Pinto.
9) Celedonio Neto (15/10/2009 às 15:39:36) IP: 189.72.228.17
Ótimo texto, acredito e concordo que o bom Advogado, aquele que estuda desenvolve e defende suas teses a fim de resolver o causídico lhe proposto, realmente e detentor do título de Dr. Haja vista que, o título consedido por meio de Doutorado só pode ser outorgado após o candidato defender com louvor sua tese, e defender teses e o que mais o Advogado faz, ele defende uma tese nova a cada causa que lhe é trazida, certo é que, o tratamento não muda a responsabilidade do profissional.
10) Renato Gomes (15/10/2009 às 17:50:37) IP: 189.120.122.65
Caro Dr. Lucio,

o senhor faz o advogado se sentir mais importante e respeitado com suas palavras, me sinto afagado e até mais importante após a leitura de seu artigo.
Em que pese algumas figuras entre nós não merecer o respeito ao qual o Dr. se refere, acredito que tenha o senhor a intenção de enautecer a classe e os bons profissionais.

Um forte abraço.

Renato.
11) Dr. Sérgio Martins Vieira - Advogado (15/10/2009 às 18:23:24) IP: 201.57.24.98
Excelente artigo. Pode e deve ser usado como exemplo para muitos que exercem a advocacia, mas têm medo de EXPOR A CONDIÇÃO DE DOUTOR.

Agora mais do que nunca farei constar em minhas peças a minha qualidade de doutor que muitas das vezes, já presenciei, foi criticada.

Meu email: sguivieira@ig.com.br

Um forte abraço.

Dr. Sérgio
12) Ivo _ Bacharel Em Direito E Oficial De Justiça (15/10/2009 às 20:44:25) IP: 187.25.27.209
É com grande júbilo que parabenizo o autor do texto.Brilhante idéia de mencionar o dispositivo em que se fundamenta e mais, venho, no ensejo, manifestar minha indignação no que concerne`a crítica estampada pelo Sr.Daniel Ferreira,uma vez que criticou o título de Doutor conferido ao bacharel em direito.Cumpre ressaltar que a sociedade na qual vivemos é diferente sim da sociedade na qual fora outorgada a referida lei, mas uma lei so pode ser revogada por outra, e esta nao foi.Entao,somos Doutores!
13) Perilo (15/10/2009 às 22:01:14) IP: 201.36.192.10
QUEIRAM OU NÃO, O ADVOGADO É DOUTOR, E É NA HORA QUE SE PRECISA DO ADVOGADO QUE O CLIENTE (MÉDICO, ADVOGADO, ENGENHEIRO, DEPUTADO, SENADOR, PRESIDENTE DA REPÚBLICA....), SE DIRIGE AO ADVOGADO PELO NOME JOSÉ, PAULO, MARCOS, ELIANE, LUZIA, NÃO.... SE DIREGE TRATANDO-O DE Dr. JOSÉ, Dr. PAULO, Dra. ELIANE, Dra. LUZIA..... E MAIS, O ADVOGADO PARA ALGUNS NÃO É DOUTOR MAS ESSES MESMOS QUANDO SE DIRIGEM AO JUIZ TRATAM DE DOUTOR JUIZ... QUAL LEI DIZ QUE JUIZ É DOUTOR? MESMO ASSIM AVALIO POR CORRETO.
14) Randal (15/10/2009 às 23:13:11) IP: 189.71.239.51
Doutor é título acadêmico.
15) Ivo _ Bacharel Em Direito E Oficial De Justiça (16/10/2009 às 18:01:03) IP: 187.25.113.47
Sr. Mistrex, concordo com vc quando diz q "lei atual" revoga lei anterior.
E isto é dito no art.2º da LICC. Acontece que ainda nao existe lei revogando tal preceito, portanto...ela é válida e eficaz!
16) Ezequiel Muniz (16/10/2009 às 21:25:36) IP: 187.4.127.47
Caro companheiro, parabenizo a sua iniciativa de fazer o comentário sobre os bacharéis em Direito. Fico muito contente que alguem tenha tomado esta iniciativa de conferir o Decreto e comentar sobre a Lei que confere o título de Doutor a tantos quantos frenquentem os cinco anos de uma faculdade e sejam aprovados tanto no curso quanto nas provas de habilitação da OAB, nós os doutores com humildade e ética nesta Profissão.
17) Silvio Direito F. Guanambi-ba (17/10/2009 às 07:44:58) IP: 189.80.79.139
O título de Doutor, legalmente atribuido aos advogados, nao os torna mais no meio social, a diferença está em Drs. Advogados, Médicos, Dentistas... que desempenham sua função com seriedade e ética. Há Drs. Advogados, Médicos, Dentistas, DEPUTADOS... que são bandidos e estão em nosso meio ou nas cadeias, vale lembrar que o único curso superior que afere o conhecimento do recem formado é o de DIREITO, que a meu ver fere o Princípio da Isonomia, todos os cursos deveriam passar pelo mesmo crivo.
18) Ciro Marinho (17/10/2009 às 14:28:26) IP: 189.24.57.194
É louvavél o título de Doutor ao bacharel em Direito.Concordo com o colega Celedonio Neto quando ele diz que: "Aquele que estuda e desenvolve e defende suas teses afim de resolver o causístico lhe proposto,realmente é detentor do título de Dr.Haja vista que o titulo consedido por meio de Doutorado só pode ser ortogada após o candidato defender com louvor a sua tese,e defenfer tese s é o que mais o Advogado,faz ele defende uma tese nova a cada causa que lhe é trazida".Ser Advogado é uma honra.
19) Madalena Benevides (18/10/2009 às 06:55:21) IP: 201.5.112.61
LOUVO AQUI AS PALAVRAS BRILHANTES NÃO SÓ DO TEXTO, MAS DAS DEZENOVE PESSOAS QUE DEIXARAM O SEU COMENTÁRIO, POIS SÃO DÍGNOS TAMBÉM DE PARABÉNS.
20) Lúcio Cassilla (20/10/2009 às 16:27:12) IP: 189.13.112.213
Estou muito envaidecido pela leitura, parabenização e criticas de tantos colegas. Nunca imaginei que o tema em questão pudesse levantar celeuma.
Aos colegas que discordaram e criticaram, assim como os que concordam e elogiam, segue meu site para que possamos discutir o assunto.
Saliento que no meu site existem vários outros artigos de minha autoria, que os convido a lerem e acrecentar seus conhecimentos.

cordiais amplexos,

Lúcio Corrêa Cassilla
www.cassillaadvocacia.com
21) Fabiana (21/10/2009 às 13:39:27) IP: 189.103.178.43
Chega a ser engraçado a leitura deste texto. A maneira que meus olhos percorriam cada letra e paragrafo, um pensamento surgia: puxa, que sensibilidade aflorada. Normalmente,cria-se um esteriótipo em advogados: sejam racionais, processo é processo, ser humano é ser humano. Acho que todas as pessoas deveriam fazer um paralelo junto a profissão. Neste caso, o senhor é advogado e pedagogo. Brilhante! Rarissimas pessoas têm essa empatia tão aguçada.Parabéns pelo texto e empatia. Abraço.
22) Dr. Marcilon (22/10/2009 às 23:41:36) IP: 187.6.120.252
Parabenizo o nobre colega pelo artigo, pois causou várias críticas, construtivas principalmente, no que tange o Bacharel ser chamado de DOUTOR, também concordo com autor do artigo e de alguns manifestantes, pois todos os dias,como Bacharel em Direito, defendo várias TESES, e em sua maioria tem sido gratificante os resultados, embora ainda, não posso exercer a Profissão, pois sou ESCRIVÃO de Polícia, porém quando me aposentar, certamente irei exercer a profissão de Advogado.
23) Edi (23/10/2009 às 19:00:24) IP: 201.47.186.93
Então, dentro do seu raciocínio, bacharel em direito também é doutor, uma vez que Exame da Ordem não conferi título.
24) Lúcio Corrêa Cassilla (26/10/2009 às 14:17:22) IP: 189.13.114.187
Pelo amor de Deus, senhores!!!!! O artigo não diz que bacharel em Direito é doutor. Tem de concluir a faculdade de 5 anos e preencher os requisitos determinatos pelo estatuto profissional. No caso dos advogados, dentre os vários requisitos, temos a aprovação no exame da Ordem. Apenas que concluiu o curso e passo no exame pode ser considerado doutor em conformidade com o Decreto Imperial.
25) O autor não se identificou (26/10/2009 às 20:59:56) IP: 189.13.114.187
Pelo amor de Deus, senhores!!!!! O artigo não diz que bacharel em Direito é doutor. Tem de concluir a faculdade de 5 anos e preencher os requisitos determinatos pelo estatuto profissional. No caso dos advogados, dentre os vários requisitos, temos a aprovação no exame da Ordem. Apenas quem concluiu o curso e passou no exame pode ser considerado doutor em conformidade com o Decreto Imperial. Bacharel é aquele que concluiu o curso, mas não cumpriu os requisitos exigidos pelo Estatuto da Advocacia
26) Ciro Marinho (04/11/2009 às 14:19:03) IP: 189.24.40.31
Quero retificar em tempo que o advogado é digno do título de "DOUTOR",e entendo que o bacharel de direito precisa cumprir os requisito estipulado pelo Estatuto da OAB,ser aprovado em Exame da Ordem,para,só então ,o Bacharel em Direito poder ser considerado Advogado.Muito obrigado pela atenção.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados