JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

As mudanças previdenciárias no Abono Salarial, Seguro Desemprego, Pensão por Morte e Auxílio Doença e os seus efeitos para trabalhadores e empregadores.


Autoria:

Nelson Vinicius Brittes Da Silva


Advogado em São Paulo. Especialista em Direito Tributário pela Rede de Ensino LFG. MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Anhanguera/Uniderp. Site: www.organizacaonsilva.jur.adv.br Contato: vinicius.brittes@live.com

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Incidência da contribuição previdenciária sobre o aviso prévio indenizado.

Aposentadoria Especial do Servidor Público

FONTES DE CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL

A MAJORAÇÃO DE 25% DO BENEFICIO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, PREVISTO NO ART.45 DA LEI 8.213/91 DIANTE DA POSSIBILIDADE DE EXTENSÃO AOS DEMAIS BENEFÍCIOS QUAL CRITÉRIO USAR-SE: REGRA DA CONTRAPARTIDA (PRÉVIA FONTE DE CUSTEIO) OU BENEFÍCIO ASSISTENCIAL?

Tutela Antecipada de Ofício no Direito Previdenciário

As Conseqüências da PEC 233/08 para a Seguridade Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS COMUNIDADES CARENTES

Considerações sobre a (in)constitucionalidade do auxílio-reclusão

Desaposentação: muito além de um significado jurídico, uma questão de justiça social ao aposentado

A IMPOSSIBILIDADE DE RENÚNCIA DA APOSENTADORIA NO RGPS:FUNDAMENTADA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA.

Mais artigos da área...

Resumo:

A Medida Provisória 664/2014 publicada em 30/12/2014, introduziu mudanças significativas nos direitos dos trabalhadores, o presente artigo possui o condão de sintetizar as informações e levantar o debate sobre os temas.

Texto enviado ao JurisWay em 24/02/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

A Medida Provisória 664/2014 publicada em 30/12/2014, introduziu mudanças significativas nos direitos dos trabalhadores e nas obrigações das empresas, foram alteradas as condições de concessão para o Abono Salarial, Seguro Desemprego, Pensão por morte e Auxílio Doença.

Com efeito, as mudanças pretendem trazer uma economia anual de 18 Bilhões de reais aos cofres públicos, e foi imposta sob o argumento de corrigir distorções do sistema.

Por outro lado, direitos dos trabalhadores foram limitados, e agora passam a atender menos pessoas, além de impor diversos requisitos para sua concessão.

 

Abono Salarial

Antes o Abono Salarial era concedido no valor de um salário mínimo para os trabalhadores que recebiam até 2 salários mínimos por mês, e que tivesse trabalhado por no mínimo um mês por ano.

Com as novas regras, o trabalhador poderá receber o abono salarial somente se tiver trabalhado por no mínimo 6 meses no ano, e o valor será proporcional ao tempo de trabalho, da mesma forma como é calculado o 13º Salário.

 

Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego é tido como um dos benefícios mais caros ao governo, visto que é custeado pelo Fundo de Amparo do Trabalhador, regido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Antes as regras para obter o benefício eram de tempo mínimo de permanência no emprego de 6 meses, o que já dava direito ao recebimento do seguro.

Agora, aqueles que possuem interesse em solicitar o seguro desemprego, deverão possuir ao menos 18 meses de vínculo de emprego em sua primeira requisição. Caso seja a segunda vez que pede o benefício terá que ter no mínimo 12 meses de emprego. Já na terceira vez será necessário 6 meses de emprego.

Pesquisas informam que cerca de 80% dos jovens não permanecem por 18 meses continuamente no mesmo emprego, assim, somente um em cada cinco jovens que hoje saem de seus empregos terão direito ao benefício.

 

Auxílio Doença

O Auxílio Doença é concedido aos trabalhadores que sofrem afastamento de suas atividades de trabalho por razões médicas.

O benefício sempre foi  concedido no valor de 91% do Salário Integral do trabalhador, sendo observado o teto de benefícios do INSS.

Agora o benefício terá o valor da média das ultimas 12 contribuições do empregado.

Há uma mudança significativa para as empresas, que antes arcavam com os custos do afastamento do empregado por até 15 dias, e posteriormente, o benefício era pago pelo INSS. Agora os empregadores deverão arcar com os custos do afastamento do empregado por até 30 dias, somente após será concedido o benefício pelo INSS. Isso representa um custo adicional para todos os empregadores, que deverão dobrar a participação de seus custos quando houver o afastamento do funcionário.

 

Pensão Por Morte

A pensão por morte foi um dos benefícios que passaram a ter mais restrições em sua concessão, limitando as condições para que o benefício seja concedido,  reduzindo o valor pago, e tornando o recebimento do benefício como “provisório”. Isso tem gerado inúmeras discussões na sociedade, especialmente entre sindicatos, estudiosos e profissionais da área trabalhista e previdenciária.

Antes da Medida Provisória, o benefício era concedido na hipótese do trabalhador que estivessem contribuindo para o INSS, e viesse a falecer, sendo recebida a pensão por seus dependentes no valor integral do salário do trabalhador, de forma vitalícia.

Porém, agora o benefício possui diversos requisitos, o primeiro é que é preciso comprovar o pagamento de 24 contribuições previdenciárias (Carência), somente se o trabalhador faleceu em razão de acidente de trabalho não haverá a exigência dessa carência.

Além disso, o cônjuge que requerer o benefício, deverá comprovar no mínimo dois anos de casamento ou união estável para receber o benefício.

Como se não bastasse, o valor do benefício não é mais o salário do trabalhador. Agora, o valor do benefício será 50% do salário do trabalhador, e pode ser acrescido de 10% por dependente. Ou seja, agora para obter pensão no valor de 100% do salário do trabalhador falecido, somente será possível se o casal possuir 5 filhos menores. Além disso, quando o dependente alcançar a maioridade previdenciária o acréscimo de 10% será cancelado.

Por fim, o benefício será provisório, somente em alguns casos será permanente. Pois, a previdência utilizará um calculo que tem como base a expectativa de sobrevida do cônjuge, que é fornecida pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Desse modo, quanto mais jovem for o cônjuge terá direito ao benefício por menor tempo, e quanto mais idade possuir terá o benefício por mais tempo.

Para ilustrar, se o cônjuge do falecido possuir 21 anos de idade, receberá a pensão por morte por no máximo três anos. Se o cônjuge do falecido possuir mais de 44 anos de idade a pensão por morte poderá ser vitalícia.

 

Conclusão

É nosso dever primar pela economia dos gastos públicos, porém, tais medidas não podem ser adotadas desrespeitando as garantias dos trabalhadores. Por isso, estudiosos sobre o assunto apontam retrocessos nas garantias sociais, como no caso da empresa que vai arcar com os primeiros 30 dias de afastamento do funcionário, o que pode gerar um grave ônus para Micro e Pequenas empresas. Além disso, apontam os novos requisitos da Pensão por morte, que acabam por privar a concessão do benefício sem qualquer precedente.

Por fim, a medida provisória 664/2014 que foi publicada em 30/12/2014, já possui aplicabilidade para os benefícios requeridos a partir de Janeiro/2015, porém, possui o prazo de 120 dias para ser confirmada ou cancelada pelo Congresso Nacional. Por isso, esse é o momento de debatermos o assunto abertamente.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Nelson Vinicius Brittes Da Silva) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Islady (29/03/2016 às 11:11:05) IP: 179.213.255.72
Caso você tenha trabalhado mais de 02 anos consecutivos com registro em carteira você poderá ir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal da sua cidade e solicitar o formulário de revisão de Abono Salarial é direito do trabalhador, muitos advogados indicam aos clientes que façam o pedido de revisão pois existe uma brecha no sistema de pagamento no qual dá direito a indenização no valor de até R$ 3.284,00.
2) Gabriel (23/05/2016 às 19:22:36) IP: 187.79.89.136
Gostei do conteúdo abordado neste trabalho; bastante esclarecedor. Agradeço e parabenizo ao Dr.Nelson Vinicius Brittes Da Silva.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados