JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Direito Eleitoral: Os debates eleitorais


Autoria:

Sabrina Rodrigues


Advogada, graduada em Direito pela PUC-MG, pós-graduada em Direito Civil pela Fundação Getúlio Vargas.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Esse artigo trata das principais regras relativas aos debates políticos em época de eleições.

Texto enviado ao JurisWay em 31/05/2006.

Última edição/atualização em 13/09/2006.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?



Para que um candidato possa demonstrar para a população toda a sua ideologia, seus objetivos e metas, uma maneira bastante eficaz seria através de discussões políticas transmitidas por meio dos debates entre candidatos adversários.

Dessa forma, a lei permitiu essa prática, mas impôs regras próprias em defesa dos candidatos e da própria população.



Então, fique por dentro
:

As emissoras são autorizadas a transmitirem os debates, que se darão entre todos partidos e coligações que possuam candidatos às eleições.

Esses debates podem ocorrer, inclusive, na internet, ou qualquer outro meio de comunicação eletrônica.

As regras do debate serão pré- estabelecidas por meio de um acordo entre os todos os participantes (partidos e coligações) e as emissoras interessadas, devendo este acordo ser devidamente homologado pela Justiça Eleitoral.

Caso seja impossível chegar a um consenso, a própria lei estabelece alguns dispositivos.

Os candidatos cujos partidos e coligações possuam representação na Câmara dos Deputados, terão sua presença obrigatória, mas se os partidos ou coligações não possuírem essa representação, a presença de seus candidatos será facultativa, ou seja, participarão se assim o quiserem ou caso as emissoras que organizaram o evento tiverem interesse em chamar esses candidatos.

As emissoras deverão divulgar a ocorrência do debate, e caso não seja convencionado, no acordo, nenhuma regra contrária, haverá um sorteio para se decidir o dia do debate, bem como a ordem das falas de cada candidato.

As emissoras têm a obrigação de comunicar aos candidatos interessados com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas.

Sendo observada essa regra, mesmo que um dos candidatos se ausente, o debate poderá ocorrer sem nenhum prejuízo.

Nas eleições majoritárias, ou seja, aquelas em que apenas um candidato será eleito pela maioria dos votos, o debate será feito entre todos os candidatos em conjunto, ou dividido em grupos, desde que haja um número mínimo de 3 (três) candidatos.

Já nas eleições proporcionais, aquelas em que serão eleitos vários candidatos, cada qual de seu partido em função do número de cadeiras disponíveis para cada partido ou coligação, o debate deverá ocorrer mediante a presença do número total de candidatos que concorrem a um mesmo cargo eletivo.

Vale dizer que o debate nas eleições proporcionais poderá se realizar em mais de um dia.

E, atenção:

Caso estas regras não sejam obedecidas, os partidos, coligações ou candidatos têm o direito de requerem à Justiça Eleitoral que as emissoras sejam responsabilizadas.

Uma vez constatada desobediência, as emissoras serão suspensas, por 24 (vinte e quatro) horas de sua programação, tendo de apresentar, a cada quinze minutos, o motivo pelo qual a suspensão ocorreu: desobediência à lei eleitoral.

E na hipótese de nova desobediência, a cada vez, a suspensão será duplicada.

Dessa forma, percebe-se que a lei é bem rigorosa quanto as formalidades necessárias para a ocorrência dos debates eleitorais, e não poderia ser diferente, afinal, esses eventos são potencialmente danosos, tanto para os eleitores, quanto para os candidatos, caso ocorram de maneira irregular.
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Sabrina Rodrigues) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados