JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A ratificação da apelação após os embargos de declaração


Autoria:

Fabio Silva Costa


Analista Processual no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Pós-Graduado em Direito Público.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Intolerância Religiosa e o Princípio da Instrumentalidade das Formas

A PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE NO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL Á LUZ DO ARTIGO 791, III DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

VISÃO SUMÁRIA DAS FORMAS DE DEFESA NO PROCESSO DE CONHECIMENTO

A EFETIVIDADE UTÓPICA DO PROCESSO DE EXECUÇÃO NO JUIZADO ESPECIAL CIVEL (Do acesso á justiça e sua morosidade)

Lei de Tempo em Fila - Uma falsa proteção social

Em que consiste a ação de bens sonegados no inventário e quem tem legitimidade para ajuizá-la.

DEFESA DE AÇÃO DE COBRANÇA DE CUSTO DE OBRA CENTRADA NA NULIDADE DE ASSEMBLÉIA

Modelo de Embargos de Declaração de Embargos de Declaração - Omissão em Sede de Agravo de Instrumento

Fraude contra credor e fraude á execução

Considerações didáticas sobre a súmula vinculante

Mais artigos da área...

Texto enviado ao JurisWay em 29/10/2013.

Última edição/atualização em 15/11/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O artigo 538 do Código de Processo Civil dispõe que os embargos de declaração, opostos por qualquer das partes, interrompem o prazo para a interposição de outros recursos.

 

Assim, na primeira instancia, por exemplo, a publicação da decisão de acolhimento ou rejeição do recurso de embargos de declaração acarreta no novo início de contagem do prazo para a interposição do recurso de apelação.

 

No entanto, é discutível se o recurso de apelação interposto anteriormente aos embargos de declaração deve ser ratificado em momento posterior, isto é, após a publicação da decisão dos embargos.

 

No julgamento apelação nº. 2012 01 1 012413-2, o Desembargador  Tribunal de Justiça do Distrito Federal, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios  James Eduardo Oliveira decidiu que a ratificação somente é necessária no caso de acolhimento do recurso de embargos:

 

(...) I. Não se revela processualmente razoável a inadmissão do recurso que foi diligentemente interposto no prazo legal ante a simples ausência de reiteração das respectivas razões após o julgamento dos embargos declaratórios. II. A ratificação somente é necessária quando os embargos de declaração são acolhidos e, em função disso, o decisum é modificado em alguma proporção. Fora disso, entre a sentença e a apelação não se antepõe nenhuma cisão de conteúdo passível de desalinhar as razões recursais apresentadas antes do julgamento dos embargos de declaração. (...) (Acórdão n.717583, 20120110124132APC, Relator: JAMES EDUARDO OLIVEIRA, Revisor: CRUZ MACEDO, 4ª Turma Cível, Data de Julgamento: 25/09/2013, Publicado no DJE: 08/10/2013. Pág.: 169) (grifo nosso)

 

Assim, consoante o entendimento supramencionado, não se justifica a ratificação dos termos da apelação se os embargos não alteraram a sentença proferida nos autos.   

 

Evidentemente, no caso de mudança dos termos de sentença por meio de Embargos de Declaração, é aconselhável a ratificação das razões do recurso de apelação interposto ou, caso o recorrente julgue necessário, sua complementação.

 

Pensar de forma distinta representa no risco do magistrado negar seguimento ao recurso em virtude da ausência de uma simples formalidade.

 

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fabio Silva Costa) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados