Endereço: Rua Umuarama, 110
Bairro: Aeroporto
Maringá - PR
87050-170
Telefone: 44 30264013
envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
Revisão de Contrato FinanceiroDireito Contratual
Fé de AtitudeDesenvolvimento Pessoal
Resposabilidade Médica e HospitalarResponsabilidade Civil
Outros artigos da mesma área
IPTU - Imposto predial sobre a propriedade predial e territorial urbana
A TRIBUTAÇÃO INCIDENTE NA PARTILHA DE BENS DO CASAL
Tudo pela Copa. Nada pelas empresas
ILEGALIDADE DO REPASSE DE PIS E COFINS NAS CONTAS DE ENERGIA
VALORAÇÃO DAS PROVAS À LUZ DO PRINCÍPIO DA VERDADE MATERIAL.
Execução Fiscal no Processo Judicial Tributário
A inconstitucionalidade da bitributação do ICMS no e-commerce




Resumo:
Sendo as debêntures títulos representativos de um crédito são perfeitamente penhoráveis! Portanto, possível o oferecimento delas como garantia da execução fiscal.
Texto enviado ao JurisWay em 29/09/2013.
Última edição/atualização em 07/10/2013.
Indique este texto a seus amigos 
As Debêntures são títulos representativos de um crédito, perfeitamente penhoráveis - artigo 655, IV do CPC - Títulos de Crédito, que tenham cotação em bolsa ou penhoráveis como Crédito, inciso X do mesmo artigo.
É sabido que a Lei de Execuções Fiscais exige garantia da execução, para que o executado venha a discutir a exigência fiscal através de depósito em dinheiro; do oferecimento de fiança bancária ou oferecimento de bens à penhora.
As debenturas são disciplinadas pela Lei n° 6.404/76, e são títulos executivos extrajudiciais emitidos por sociedade por ações, representativo de fração de mútuo por elas tomados, conferindo aos seus titulares direito de crédito somado a garantia real sobre determinado bem, assegurando privilégio geral sobre todo o ativo da devedora.
Sendo as debêntures títulos representativos de um crédito são perfeitamente penhoráveis! Portanto, possível o oferecimento delas como garantia da execução fiscal com fundamento nos artigos 11, II e VIII da Lei n° 6.830/80 e do artigo 655, IV, X do CPC.
Ainda importante mencionar que o entendimento Jurisprudencial atualmente é pela possibilidade de penhora sobre as debentures, veja Recurso Especial n° 900.415-RS (2006/0246099-9) do Relator: Ministro Humberto Martins que deu provimento a admissibilidade como garantia de execução fiscal à penhora de Debêntures da Eletrobrás.
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |