JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Dívida da União x Debentures


Autoria:

Angela Aleixo Alves


Advogada formada pela UNICESUMAR em 2011, Atuante em Direito Civil, Previdenciário, Família, Tributário, Criminal e Trabalhista. Com escritório próprio e parcerias em várias áreas do Direito. Faço correspondência Jurídica em todo Estado do Paraná.

Endereço: Rua Umuarama, 110
Bairro: Aeroporto

Maringá - PR
87050-170

Telefone: 44 30264013


envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Fé de Atitude
Desenvolvimento Pessoal

Revisão de Contrato Financeiro
Direito Contratual

Resposabilidade Médica e Hospitalar
Responsabilidade Civil

Resumo:

Sendo as debêntures títulos representativos de um crédito são perfeitamente penhoráveis! Portanto, possível o oferecimento delas como garantia da execução fiscal.

Texto enviado ao JurisWay em 29/09/2013.

Última edição/atualização em 07/10/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

As Debêntures são títulos representativos de um crédito, perfeitamente penhoráveis - artigo 655, IV do CPC - Títulos de Crédito, que tenham cotação em bolsa ou penhoráveis como Crédito, inciso X do mesmo artigo. 

É sabido que a Lei de Execuções Fiscais exige garantia da execução, para que o executado venha a discutir a exigência fiscal através de depósito em dinheiro; do oferecimento de fiança bancária ou oferecimento de bens à penhora.

As debenturas são disciplinadas pela Lei n° 6.404/76, e são títulos executivos extrajudiciais emitidos por sociedade por ações, representativo de fração de mútuo por elas tomados, conferindo aos seus titulares direito de crédito somado a garantia real sobre determinado bem, assegurando privilégio geral sobre todo o ativo da devedora.

Sendo as debêntures títulos representativos de um crédito são perfeitamente penhoráveis! Portanto, possível o oferecimento delas como garantia da execução fiscal com fundamento nos artigos 11, II e VIII da Lei n° 6.830/80 e do artigo 655, IV, X do CPC.

Ainda importante mencionar que o entendimento Jurisprudencial atualmente é pela possibilidade de penhora sobre as debentures, veja Recurso Especial n° 900.415-RS (2006/0246099-9) do Relator: Ministro Humberto Martins que deu provimento a admissibilidade como garantia de execução fiscal à penhora de Debêntures da Eletrobrás.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Angela Aleixo Alves) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2021. JurisWay - Todos os direitos reservados