JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

PRAZO DE REFLEXÃO


Autoria:

Erica Oliveira Da Conceição Gonçalves


Advogada, formada no Centro universitário Moacyr Sreder Bastos.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O presente artigo fala sobre o prazo de reflexão ou direito de arrependimento.Toda vez que o consumidor efetua uma compra fora do estabelecimento comercial ele tem o prazo de 7 dias para desistência,conforme traz o artigo 49 do CDC.

Texto enviado ao JurisWay em 25/06/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

RESUMO:

Diante de tantas transformações nas relações de consumo, a intensa aceleração que se vivencia na esfera global quanto as tecnologias colocadas a serviço dos meios de comunicação, evolução esta atinge diretamente as relações de consumo.

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 49 trouxe o prazo de reflexão ou arrependimento, onde o consumidor que compra fora do estabelecimento comercial tem o direito, no prazo de 7 dias a se arrepender da compra, este artigo irá esclarecer  eventuais duvidas dos consumidores tais como cabimento e  inicio do prazo para arrependimento.

 

1.    PRAZO DE REFLEXÃO

Na atualidade as compras feitas fora do estabelecimento comercial estão sendo cada vez mais utilizadas pelos consumidores devido a comodidade de se poder comprar por intermédio da internet, catálogos, telefone, reembolso postal, vendedor na porta de casa, etc.

As aquisições realizadas através de quaisquer desses recursos  são consideradas compras a distância, hipóteses de aplicação do Direito de Arrependimento (CAVALIERI, 2011, P.159).

O que muitos consumidores desconhecem é que existe o prazo de reflexão também chamado direito de arrependimento para compras feitas fora do estabelecimento comercial, isto é fora da loja ou escritório comercial.

Segundo traz o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor:

“ O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos o serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicilio.

Paragrafo único - Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados ”.

A lei não prevê  necessidade de justificativa para  o exercício do direito de arrependimento, conforme ensina RIZZATTO NUNES (2007, p.564) ao afirmar “ Ressalte-se que a norma não exige qualquer justificativa por parte do consumidor basta a manifestação objetiva da desistência, pura e simplesmente. No intimo, o consumidor terá suas razões para desistir, mas elas não contam e não precisam se anunciadas. Ele pode não ter gostado da cor do tapete adquirido pelo telefone na oferta feita pela TV, ou foi seu tamanho que ele verificou ser impróprio. O consumidor pode apenas não querer gastar o que iria custar o bem. Ou se arrepender mesmo. O fato é que nada disso importa. Basta manifestar objetivamente a desistência.

 

1.2DO CABIMENTO DO DIREITO DE ARREPENDIMENTO

Todas as compras feitas fora do estabelecimento comercial são cabíveis do direito de arrependimento. O consumidor pode se valer desse direito independentemente do produto ou serviço possuir defeito, bastando o consumidor não ficar satisfeito com a aquisição.

O prazo de reflexão ocorre porque entende-se que em muitos casos o produto na internet, catálogo ou no vídeo, nem sempre corresponde a realidade fática, trazendo muitas vezes frustações ao consumidor, mesmo não tendo o fornecedor a intenção em dissimular ou induzir a erro.

 

1.3DA CONTAGEM DO PRAZO DE REFLEXÃO

O artigo 49 do Código de Defesa de Consumidor traz o prazo de 7 dias, que se deve contar da assinatura ou do ato do recebimento do produto ou serviço. Muitas empresas que vendem produtos fora do estabelecimento comercial falam que o consumidor só poderá desistir da compra após receber o produto e enviá-lo de volta a empresa no prazo de 7(sete) dias. Ao meu ver  e de acordo com a letra da lei está totalmente errada essa prática por meio das empresas, haja visto que o artigo 49 do CDC é bem claro ao dizer que o consumidor poderá desistir do contrato no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura, ou do ato de recebimento do produto ou serviço.

Esse prazo deve ser contado em observância ao que dispõe o artigo 132 do Código Civil, ou seja, se exclui o dia do começo e inclui o dia do final do prazo. Nunca começará a contar em feriado ou dia não útil e se o vencimento se der em tais dias, prorroga-se para o primeiro dia útil seguinte. 
Assim, inicia-se a contagem do prazo a partir da assinatura do contrato, se o produto foi entregue naquela oportunidade, pois o consumidor, a partir daí, pode examiná-lo. 
Ocorrendo do contrato ser assinado em um dia e o produto ser entregue em outro, a contagem do prazo iniciará a partir da entrega do produto, momento em que o consumidor pode verificar suas qualidades e defeitos. É o que ensina o Professor Nelson Nery Junior : "Se o produto ou serviço for entregue ou prestado no dia da assinatura do contrato, a partir daí é que se conta o prazo para o exercimento do direito de arrependimento. Caso o contrato seja assinado num dia e o produto ou serviço entregue ou prestado em época posterior, o prazo de reflexão tem início a partir da efetiva entrega do produto ou prestação do serviço. Isso porque, na maior parte das vezes, as compras por catálogos ou por telefone são realizadas sem que o consumidor esteja preparado para tanto, e, ainda, sem que tenha podido ter acesso físico ao produto. Quando recebe o produto encomendado, verifica que está aquém de suas expectativas, pois, se o tivesse visto e examinado, não o teria comprado. Não teria sentido, portanto, contar-se o curto prazo de reflexão a partir da assinatura do contrato ou da postagem do pedido nos correios, sendo que a surpresa do consumidor somente ocorrerá quando efetivamente receber o produto em suas mãos. A proteção que a lei lhe confere restaria inócua."

No mesmo sentido, ensina o Professor Rizzatto Nunes : "Aqui, neste ponto, é importante lembrar a forma de entrega e recebimento dos produtos e certos serviços (p. ex., remessa do cartão de crédito). Alguns produtos são entregues no domicílio do consumidor. Outros, cabe ao consumidor retirar, por exemplo, no posto do correio. Neste caso, a contagem do prazo se inicia quando da retirada na agência do correio."
O STJ já decidiu de forma contrária, iniciando a contagem do prazo a partir da assinatura do contrato nos casos de compra e venda de imóvel, pois, o prazo entre a assinatura do contrato e a entrega do imóvel (prédio de apartamentos) é muito grande e não poderia o consumidor desistir somente sete dias após a entrega. Decisão proferida pelos Ministros Fontes de Aguiar e Ruy Rosado de Aguiar (RE N° 94 37682-0).

 

1.4 COMO EXERCER O DIREITO DE ARREPENDIMENTO

A devolução do produto deve ser feita as expensas do fornecedor, ou seja, as custas do mesmo, além dos pagamentos já efetuados pelo consumidor que devem ser reembolsadas corrigidas monetariamente, conforme o parágrafo único do artigo 49 do CDC.

Para exercer direito de arrependimento, o consumidor deve formalizar o pedido ao fornecedor. Se entregar carta, protocole uma via. Se optar pelo correio, envie com aviso de recebimento. Se o contato for por telefone, anote o numero de protocolo e o  nome do funcionário que fizer o atendimento. Se enviar e-mail imprima a mensagem Por fax, guarde o pedido do comprovante de remessa.

2.    CONCLUSÃO

Antes de fazer compras fora do estabelecimento comercial  é importante que o consumidor pesquise a respeito da empresa, pesquise os produtos para evitar aborrecimentos futuros e possíveis litígios.

Porém é importante saber que o consumidor tem na lei o direito de se arrepender da compra feita fora do estabelecimento comercial, dentro do prazo previsto no Código de Defesa do Consumidor 7 dias, sem ter que justificar o motivo que o levou a desistência.

Cabe ressaltar a importância de guardar os comprovantes dos contatos feitos com a empresa para se valer de tal direito e ter provas no caso de haver necessidade de propor uma demanda.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Lei 8078 de 1990. Código de Defesa do Consumidor. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm.

CAVALLIERI FILHO, Sergio. Programa de Direito do Consumidor. São Paulo: Atlas, 2011.

NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Curso de Direito do Consumidor. 2.ed.SP: Saraiva.

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Erica Oliveira Da Conceição Gonçalves) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados