JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

As penas, seu contexto histórico e a crise da pena privativa de liberdade


Autoria:

Fábio Henrique Panhan


Fábio Henrique Panhan cursa o último semestre do curso de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Interessado na área de psicologia jurídica relacionada ao Direito Penal, estudou o tema e elaborou estudos sobre Criminologia e Vitimologia.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O artigo pretende analisar as penas, seu contexto histórico e a crise da pena privativa de liberdade

Texto enviado ao JurisWay em 14/05/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

4. AS PENAS

 

O objetivo final deste trabalhar é analisar, em suas peculiaridades, as características da pena, sobretudo da pena de prisão, com a tentativa de demonstrar ainda, as causas e alternativas à pena de prisão.

 

4.1. Contexto Histórico

 

Desde Platão, a pena é encarada como um remédio detentor da capacidade de reestabelecer a igualdade entre os indivíduos numa proporção aritmética entre o que está no campo do crime e da pena. A pena, neste sentido, também seria uma tentativa de salvar o criminoso de sua eliminação da sociedade, que, mais forte que ele, o excluiria.

 

Thomas Hobbes, por sua vez,  já observa que a punição não tem a de afastar o criminoso da prática do ato criminalizado quando ele não tem meios de subsistência.  Tomás Campanella, do mesmo modo, tem a intenção de solucionar a questão da distribuição dos bens entre os cidadãos com a finalidade de evitar a criminalidade

 

Na criminologia clássica, por sua vez, Beccaria, que é representante do liberalismo e antecipa em sua obra os princípios previstos na declaração francesa dos direitos humanos[1],  já antecipa que a parcela mínima de liberdade que deve ser retirada do indivíduo que pratica ato criminoso é a parcela suficiente para garantir a paz social.[2]

 

Beccaria já manifesta-se contrário à tortura e menciona que deve haver proporcionalidade entre o crime e a pena. Do mesmo modo, atribui importância ao principio de presunção de inocência, é contra as prisões cautelar que se prolongam por longo período de tempo e entende, naquela contexto histórico, que a prisão perpetua é mais eficaz que a pena capital.[3]

 

4.2. Crise da Pena Privativa de Liberdade

 

É evidente, diante da realidade estrutural da maioria dos sistemas carcerários ao redor do mundo atualmente, que a pena privativa de liberdade não tem a capacidade de cumprir seu papel de ressocialização dos agentes criminosos. Assim, a pena de prisão destina-se muito mais à sociedade que exige punição àquelas pessoas que se desviam dos padrões estipulados, do que ao próprio agente criminoso. A pena privativa de prisão, tem, portanto, servido ao Estado muito mais como vitrine de sua atuação no controle social formal perante à sociedade, do que como meio de punição e reinserção dos agentes criminosos no âmbito social.[4]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



[1] Quais sejam, especificamente, intervenção mínima e critério de necessidade.

[2] Conceito extraídos da obra Dos Delitos e das Penas, BECCARIA, Cesare - Coleção Saraiva de Bolso.

[3] BITENCOURT, Cezar Roberto, Falência da pena de prisão, pp. 52-57.

[4] BITENCOURT, Cezar Roberto, Falência da pena de prisão, pp. 161-174. 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fábio Henrique Panhan) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados