JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Sem aprovação de nova metodologia, Aneel congela revisão tarifária na energia

Texto enviado ao JurisWay em 20/09/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

SÃO PUALO – Consumidores de energia dos Estados de São Paulo, Ceará e Pará terão que esperar mais por reajuste nas tarifas de eletricidade, que já deveriam ter acontecido no mês de abril deste ano.

De 4 em 4 anos todas as empresas de energia passam por um momento de revisão tarifária, seguindo a metodologia de revisão elaborada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Este ano, porém, a Aneel ainda não aprovou a nova metodologia e acabou congelando as tarifas das empresas que deveriam passar pela revisão.

Impacto retroativo
A questão aqui é que normalmente essa revisão traz redução das tarifas, beneficiando os consumidores dos três estados. Apesar do atraso, a assessoria da Aneel avisou que assim que a metodologia for aprovada pela diretoria da Agência e aplicada nas empresas haverá impacto retroativo.

Assim, se a tarifa de fato for reduzida, os consumidores serão beneficiados pelos meses que pagaram tarifas mais altas, mas que o reajuste já deveria estar em vigência. Em São Paulo, as empresas que estão com processos atrasados são Eletropaulo e CPFL Piratininga. A data de aniversário dos contratos da Elektro e Bandeirantes, também de São Paulo, ainda não venceram, logo os processos ainda não estão atrasados, mas é possível que a metodologia não seja aprovada até lá.

No Ceará, com a Coelce, e no Pará, com a Celpa, os prazos de aniversário dos contratos já venceram. Ainda segundo a assessoria da Aneel, o prazo para a provação da nova metodologia é outubro deste ano.



Fonte: Infomoney
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados