JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Dia do Motorista (25/07): direção segura começa com a manutenção do veículo

Fonte: GMA - Grupo de Manutenção Automotiva 22/7/2009

Texto enviado ao JurisWay em 18/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Motorista  pode  fazer  um check-up visual de alguns itens importantes para evitar quebras inesperadas
 
O  motorista  brasileiro  ainda  não  tem  o  hábito  de  cuidar do veículo preventivamente. Muitos problemas que provocam quebras inesperadas poderiam ser   evitados  se  o  motorista  seguisse  as  orientações  do  manual  do fabricante.
 
Cuidar  do veículo de maneira responsável pode contribuir para a redução da poluição  e também para a fluidez no trânsito. A cidade de São Paulo retira das  ruas, em média, 600 veículos por dia, sendo que a maioria por causa de panes elétricas e falhas mecânicas.
 
O  programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita do GMA, Grupo de Manutenção   Automotiva,   que  visa  conscientizar  o  motorista  sobre  a importância  da  manutenção  preventiva,  tem  mostrado os benefícios desta prática,  ainda  pouco  usual  pelos  brasileiros,  e  que contribui para a redução  de  emissões  de  poluentes,  garantia  de segurança no trânsito e economia de combustível.
 
Em  comemoração  ao  Dia  do  Motorista  (25/07),  é  importante alertar os motoristas sobre o uso responsável do veículo, destacando algumas dicas que podem garantir uma direção segura e a redução de poluição do ar nas grandes cidades.
 
Um check-up visual de alguns itens feito pelo próprio motorista pode ajudar a  identificar  anomalias  e  desgaste de peças antes que o veículo pare de funcionar.
 
-  Checar  o  nível  do  óleo  e  não ultrapassar o limite de quilometragem estipulado para a troca do produto.

- Verificar o nível do líquido de arrefecimento e repor caso o nível esteja abaixo  do mínimo, sempre respeitando a mistura de líquido de arrefecimento e água.

-  A  pressão dos pneus também deve estar no limite determinado pelo manual do  fabricante  para garantir a estabilidade do veículo e evitar excesso de consumo do combustível.

-  O filtro de ar é um componente que merece atenção, pois funciona como um filtro, impedindo que as impurezas sejam depositadas no motor. Com o uso, a peça  fica  saturada  e  deve  ser  substituída  por  uma nova, seguindo as características indicadas no manual.

- Quando o filtro de ar estiver cinza é melhor trocá-lo.

-  A  luzes  de  sinalização  também  devem  estar  funcionando,  pois  são instrumentos de segurança.

-  Borrachas  e mangueiras ressecam e, ao identificar sinais de desgaste, é melhor  fazer  a  substituição  para evitar vazamentos e até problemas mais sérios que podem afetar o motor.

-  Palhetas  do  pára-brisa  também  ressecam e podem arranhar o vidro, sem falar que podem atrapalhar a visibilidade.

- Barulhos no motor e trepidação na suspensão podem significar algo que não está  bom  e  é  melhor leva o veículo em uma oficina de confiança para uma revisão mais minuciosa.

- Checar o reservatório do limpador.

- Em veículos flex, verificar se há gasolina no reservatório para partida a frio.
 
Tomando  esses  cuidados  e  fazendo  revisões periódicas em uma oficina de confiança,  o motorista mantém o veículo em boas condições de uso, evitando quebras  repentinas,  consumo  exagerado  de  combustível, além de garantir segurança no trânsito e reduzir emissão de poluentes.






Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados