JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Celular: várias linhas, um dono

Fonte: Jornal da Tarde 15/7/2009

Texto enviado ao JurisWay em 18/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Cresce número de usuários de aparelhos com dois ou mais números para selecionar chamadas

Os consumidores estão descobrindo as vantagens de ter mais de uma linha de celular. Hoje, das 157 milhões de linhas de telefonia móvel existentes no Brasil, 100 milhões pertencem a usuários únicos (donos de apenas um número). As outras 57 milhões estão nas mãos de clientes que possuem mais de uma linha e usam cada chip conforme sua conveniência, segundo estudo da consultoria norte-americana Yankee Group.

Gastar menos é a principal justificativa para adquirir a segunda linha. A maioria das operadoras oferece descontos nas ligações entre telefones da mesma empresa - em alguns casos, até de graça (veja ao lado). “Isso motiva o usuário, que sabe que vai economizar sem ter de abrir mão do seu outro número”, destaca Ethevaldo Siqueira, consultor de tecnologia.

As operadoras já percebem o crescimento do número de usuários com mais de uma linha celular. “Tem se tornado cada vez mais comum, mas o chip de maior uso continua sendo o da comunidade em que a pessoa reúne mais contatos”, diz Bernardo Winik, diretor de Operações e Consumo da Claro.“Quem compra o segundo chip quer tirar proveito das promoções”, afirma Leandro Rocha de Andrade, diretor de Business Intelligence da Vivo.

A economia na conta telefônica foi justamente o que motivou o representante comercial Paulo Diogo Costa, de 28 anos, a comprar um chip de outra operadora. A namorada é cliente da Claro. Ele, da Vivo. “Comprei um chip pré-pago da Claro para poder falar com ela, porque ela podia me ligar de graça, mas continuei usando meu outro número pessoal para falar com os amigos e a família”, relata Costa, que tem ainda uma terceira linha em um segundo aparelho celular - esse é para atender os clientes. “Agora, cada número tem a sua função”, explica.

José Luiz de Oliveira Souza, consultor da Teleco, especializada em telecomunicações, diz que é cada vez maior o número de profissionais que têm um celular para o trabalho, um pessoal e um terceiro, só para os mais próximos. “É o telefone que está sempre ligado, mas que, em geral, é um número que a pessoa divulga só para os mais íntimos, que vão poder achá-la sempre”, afirma Souza.

Para quem costuma viajar e quer se comunicar com as pessoas da cidade em que vai visitar, a compra de uma outra linha pode valer a pena - o chip custa, em média, R$ 35. Uma segunda linha também pode ser útil para compensar problemas de cobertura. Especialistas em tecnologia dizem que há várias regiões de São Paulo em que algumas operadoras de celulares não funcionam tão bem quanto as outras - são as chamadas áreas de sombra.

Porém, para que a compra de outra linha não se transforme em aumento das despesas, é recomendável que ao menos o segundo telefone seja pré-pago - assim só há gasto com uso. Caso a principal utilidade da segunda linha seja receber chamadas, será necessário comprar um outro aparelho celular, para não correr o risco de perder uma ligação. Mas se o intuito for ligar, aí basta desbloquear o seu aparelho atual e trocar de chip quando precisar. Carolina Dall’Olio

VALE A PENA?

VANTAGENS

Falar com desconto (ou de graça) com alguém para quem se telefona com frequência

Para ter privacidade, e divulgar o novo número para poucos

Para falar com pessoas de outra cidade, quando estiver no local, sem pagar interurbano

Para nunca ficar sem cobertura

DESVANTAGENS

Desbloquear o aparelho e comprar um chip (custa R$35)

Ou ter de carregar mais de um aparelho, caso queira estar sempre pronto para receber ligações

PROMOÇÕES

VANTAGENS PARA CLIENTES DO PRÉ-PAGO


CLARO
Quem habilitar uma linha pré-paga participa da ‘Fale 1 e ganhe 30’, em que a cada minuto de chamada, ganha-se até mais 30 para falar de graça de Claro para Claro e de Claro para fixo, sendo que as ligações para fixo serão limitadas a 30% do bônus, dentro da área de registro. E não é preciso falar o minuto inteiro. A cada 30 segundos de ligação tarifada, o cliente Claro já recebe 15 minutos. Adesão até 15 de agosto

OI
Quem comprar um Oi Chip recebe bônus diário de R$ 20 durante 12 meses. São até R$ 600 em bônus por mês. No primeiro mês, o novo cliente recebe o bônus diário independentemente de efetuar recarga, até o fim do mês. A partir do segundo mês, o cliente começa a receber o bônus diário no dia seguinte, após completar o valor de recarga de, no mínimo, R$ 10. Os clientes atuais também podem participar da oferta. Basta pagar a taxa de adesão no valor de R$ 9,90. A oferta é válida para adesões até 31 de julho de 2009

TIM
No plano Infinity, nas ligações locais, DDD e em Roaming Nacional, o cliente paga somente o primeiro minuto e com tarifa de ligação local. Outra vantagem é a isenção da tarifa de adicional de chamada, cobrada quando as ligações são realizadas fora de sua cidade de origem. A tarifa é de R$ 0,60 o minuto para as ligações DDD de TIM para TIM, seja móvel ou fixo

VIVO
Ligue, fale um minuto completo e ganhe dez minutos de bônus em ligações locais para qualquer Vivo e fixo durante seis meses, além de 20 torpedos por mês para qualquer Vivo. Seu bônus é válido até as 23h59 do dia em que foi concedido, limitado a 20 minutos por dia. Adesão até 31 de julho. Além disso, a cada um minuto de ligação recebida você ganha R$1 em bônus, limitado a R$10 por semana. O bônus é válido para falar com qualquer Vivo em ligações locais por sete dias




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados