JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Provedores de internet temem que mudança de regras traga prejuízos

Texto enviado ao JurisWay em 30/11/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A Associação Brasileira de Internet (Abranet), entidade que congrega a maioria dos provedores de acesso, teme que as mudanças nas regras para o provimento de acesso à internet em estudo pelo governo acarretem "grandes prejuízos" para o setor.

O presidente do Conselho Consultivo Superior da entidade, Eduardo Fumes Parajo, disse em audiência pública na Câmara que os provedores temem o fim de um mercado competitivo e, consequentemente, a falta de investimentos. Para o consumidor, a consequência seria a perda de opção de escolha do provedor. “Eu acho que esse é o aspecto mais importante: a diversidade, a opção de escolher. É isso que nós temos que deixar claro”, afirmou.

O gerente de Regulamentação da Superintendência de Serviços Privados da Anatel, Nilo Pasquali, afirmou que o setor não será prejudicado. Segundo ele, o governo tem buscado incentivar os pequenos provedores. Entre as medidas, estão a isenção das metas para prestadores de pequeno porte (com até 50 mil acessos); plano geral de metas de competição e isenção do recolhimento do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) para os pequenos provedores optantes do simples nacional. Pasquali garantiu que nenhuma mudança será feita sem amplo debate. “Em breve, a Anatel realizará uma consulta pública sobre o tema”, disse.

Atualização
O assunto foi debatido em audiência promovida nesta terça-feira pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. O objetivo foi discutir a revisão da Norma 4/95, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que estabelece as regras para o provimento de acesso à internet. O Ministério das Comunicações recomendou à Anatel que estudasse mudanças nas regras, que completaram 17 anos e que, na avaliação do ministério, precisam ser atualizadas.

Segundo levantamento do Comitê Gestor da Internet, 81 milhões de brasileiros acessam a rede mundial de computadores no Brasil, por meio de 6 mil provedores. A maioria é formada por pequenas empresas, que, segundo a Norma 4/95, são provedoras do serviço de conexão de valor adicionado. Há, porém, um outro grupo que também fornece o mesmo serviço e a infraestrutura de rede, como a fibra optica – as empresas de telecomunicação.

Durante a audiência pública, a secretária-adjunta da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Miriam Wimmer, explicou que as mudanças são necessárias porque é prejudicial para o consumidor o fato de haver dois atores no País oferecendo acesso à internet, um regulado (telecomunicações) e o outro não (serviço de valor adicionado). Segundo Miriam, essa assimetria de regulamentação causa problemas tais como as muitas ações judiciais reclamando da exigência de contratar um provedor separado, o que poderia caracterizar venda casada.

Pedofilia
Outro motivo para mudanças, segundo Miriam, é uma recomendação da CPI da Pedofilia à Anatel para fiscalizar as empresas do setor de internet com o objetivo de combater o crime. “Segundo a Lei Geral das Teles, a Anatel fiscaliza apenas telecomunicação e não serviço de acesso à internet”, explicou a secretária. Diante do impasse, uma das propostas estudadas pela Agência seria transformar o serviço de valor adicionado em serviço de telecomunicação. Dessa forma, todos os provedores passariam a ser teles.

O deputado Paulo Foletto (PSB-ES), um dos que solicitaram a audiência pública, quer mais estudo e debate sobre as mudanças. Segundo ele, a tendência do mercado é diminuir os fornecedores, os provedores e concentrar fornecimento. “Nós sabemos muito bem que os grandes fornecedores de serviço só vão aonde há alta concentração de população. Isso vai fazer o preço subir, e nós não teremos condições de levar o serviço de provedores a cidades de pequeno porte”, disse.

Reportagem – Sandra Amaral/TV Câmara
Edição – Malva Machado



Fonte: Agência Câmara de Notícias
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados