JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Apenas celular com selo da Anatel pode ser bloqueado em caso de roubo

Texto enviado ao JurisWay em 30/11/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

SÃO PAULO – Somente o celular certificado e homologado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) oferece a garantia ao consumidor de que pode ser bloqueado pelas operadoras de telefonia, em caso de roubo ou perda, evitando, assim, que seja usado com outro chip. O alerta vem do coordenador do Grupo Permanente de Estudos de Radiointerferência da agência, Francisco Eduardo de Morais, conforme publicado pela Agência Brasil.

O aparelho com o selo da Anatel também evita que ele seja clonado, mas, segundo Morais, apesar dessas vantagens, os consumidores precisam ser mais bem informados sobre a importância da certificação. “O consumidor é o grande culpado pela disseminação de aparelhos furtados em uso, atualmente”, afirmou o chefe do Departamento de Fiscalização do Serviço Privado da agência, Kleber Antunes da Silva, durante o 1º Seminário Nacional sobre Radiointerferências, que começou na segunda (28) e termina nesta terça-feira (29).

Ainda de acordo com ele, as operadoras estão tecnicamente preparadas para restringir o uso dos aparelhos furtados. 

Mais segurança, menos prejuízo
Além da questão do bloqueio e da barreira contra a clonagem, enfatizados pela Anatel, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) observa que o aparelho certificado e homologado pela Anatel dá mais segurança ao usuário até contra danos causados à saúde, já que passou por testes que controlam níveis de ruído e emissão de radiofrequência. 

O consumidor também se previne contra prejuízos, pois um celular sem a certificação pode não funcionar, por apresentar algum tipo de incompatibilidade com as tecnologias existentes no Brasil. A pessoa ainda pode se livrar de uma possível multa, já que, para serem vendidos no Brasil, todos os aparelhos devem passar pelo processo de homologação da Anatel, mas, em compensação, é dever do consumidor comprar produtos certificados. A multa varia de R$ 100 a R$ 3 milhões, dependendo do tipo de infração.

Como reconhecer o selo
Para verificar se o aparelho que comprou tem a certificação e homologação da Anatel, o instituto dá as seguintes orientações ao consumidor: 

- verificar a presença do selo, que é um adesivo geralmente colado na parte de interna do aparelho, perto da bateria. Em alguns casos, quando o espaço para o selo é insuficiente, a Anatel permite que a certificação seja colocada no manual ou na embalagem do produto; 

- o selo é produzido pela Casa da Moeda, com papel e tinta específicos que certificam sua validade. Os dígitos presentes no adesivo são separados por traços e indicam, nesta ordem, o número da homologação, ano em que foi expedida e o fabricante; 

- o consumidor também pode consultar a homologação do aparelho pelo site da Anatel (www.anatel.gov.br). Basta clicar na opção “Consultar produtos homologados/certificados” e informar o nome do fabricante e o modelo que deseja consultar.



Fonte: Infomoney
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados