JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Brasileiros não sabem quanto pagam de tarifas bancárias

Fonte: Bom Dia Brasil 3/9/2009

Texto enviado ao JurisWay em 03/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Talão de cheque, cartão de débito, tudo é cobrado. O preço varia tanto que o consumidor se perde nas contas. Você sabe quanto paga?

Após cinco quedas seguidas, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu, por unanimidade, manter a taxa de juros. Ficou em 8,75% ao ano. A manutenção já era esperada pelo mercado. Não deve interromper a queda nas taxas cobradas ao consumidor nos crediários e nos financiamentos.

O que não cai são as tarifas bancárias. Talão de cheque, cartão de débito, tudo é cobrado. O preço varia tanto que o consumidor se perde nas contas. Você sabe quanto paga?

Muitos correntistas não conferem as taxas cobradas.

"Eu só faço pagar o que me cobram", diz o motoboy Francisco Hélio Barbosa.

" É um negócio que a gente nunca olha", aponta o representante comercial Pedro Pereira de Lima.

Mas sentem o valor das tarifas bancárias no orçamento.

"Pesa. No final do mês pesa", confirma a auxiliar administrativa Maria do Carmo Rodrigues.

Pesou ainda mais para a funcionária pública Margarida Maria Soeiro. Ela tinha uma conta-salário: só para receber e retirar o dinheiro. Quando começaram a aparecer no extrato tarifas de conta corrente, mesmo sem movimentação, ela decidiu levar o caso ao Procon.

"Eu consegui, realmente, que fosse liberado um estorno do que foi pago da conta corrente, de manutenção e outras taxas. Hoje, eu não estou mais pagando as taxas", conta.

O Banco Central estabelece a quantidade de serviços que os bancos são obrigados a oferecer gratuitamente. O pacote inclui, por exemplo, fornecimento de um cartão de débito, dez folhas de cheque e dois extratos por mês.

As operações que excedem a quantidade determinada por este pacote básico do Banco Central são cobradas de acordo com valores que variam de banco para banco. Por isso é importante que o correntista saiba, por exemplo, a quantidade de talões de cheque e extratos de que necessita e contrate um pacote de acordo com este perfil.

"No ato de abertura de conta, você tem o direito de saber o que você irá pagar caso ultrapasse e que valor irá pagar", explica o presidente da Associação de Bancos Francisco José Mateus.

No Procon de Fortaleza, as cobranças indevidas são as principais reclamações contra bancos. A orientação é comparar o que cada instituição oferece.

"Pesquisar, nos diversos bancos, quais são as tarifas cobradas, os valores cobrados. De repente algum banco pode, como maneira de trazer mais correntistas, oferecer alguns serviços a mais, incluídos na tarifa mínima, gratuitamente", aponta João Ricardo Franco Vieira, do Procon/Fortaleza.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados