JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Redes sociais ditam tendências para 2011

Fonte: Diário do Nordeste 5/1/2011

Texto enviado ao JurisWay em 05/01/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



O ano de 2011 terá forte influência das redes sociais, trazendo algumas mudanças para usuários e empresas

O ponto quente do momento quando se fala em uso da internet são as redes sociais. Não é à toa que o criador de uma delas, Mark Zuckerberg - foi apontado pela revista americana Time como a personalidade do ano.

A história que levou Zuckerberg a fundar o Facebook - e ser citado pela revista Forbes em 2008 como o bilionário mais jovem do mundo, aos 24 anos -, já está até nas telas de cinemas.

De olho nesse cenário, que torna a internet mais do que uma simples fonte de consulta e circulação de informações, a empresa de consultoria de internet e.life conseguiu identificar tendências que devem marcar as transformações das redes sociais a partir de 2011. A primeira delas diz respeito ao crescimento da rede social de Zuckerberg no Brasil, país onde o Orkut, do Google, ainda lidera nesse segmento.

Em 2010, o Orkut deixou de ser líder na Índia e a e.life acredita que em 2011 será a vez do Brasil de assistir o começo do êxodo dos usuários do Orkut para o Facebook. À medida que a plataforma de Zuckerberg avança no mundo, paralelo à crescente inclusão do Brasil em campanhas de marcas globais, mais consumidores se registrarão no Facebook, levando consigo uma legião de amigos. O efeito será sentido pelo líder absoluto no Brasil.

As redes sociais deverão se consolidar como um importante canal de atendimento ao consumidor. A e.life cita uma tendência semelhante à do começo do ano 2000, quando as áreas de atendimento das empresas viram o e-mail tornar-se um dos preferidos pelos consumidores.

Agora, no início dessa nova década, uma revolução nada silenciosa - que começou com os blogs - continua com as mídias sociais. "Milhões de brasileiros no próximo ano vão reclamar do banco, da companhia de telefone, do supermercado e de tantos outros serviços. A diferença é que em 2011 muito mais empresas estarão ´lá´ para ouvi-los e atendê-los", diz a consultoria.

Esse movimento tornará os sites das empresas, até então a única referência online delas, algo irrelevante, recebendo poucos cliques dos usuários e clientes. Com a migração das empresas para as redes sociais, os sites corporativos e de produtos se tornarão cada vez mais irrelevantes e muitas empresas irão concentrar suas estratégias online em redes sociais mais populares - como Twitter e Facebook.

A migração tornará mais fácil mensurar as estratégias digitais, mas em contrapartida as empresas precisarão estar mais dispostas ao diálogo. Caso contrário, crises nestes ambientes fechados serão mais frequentes. Algumas empresas não abandonarão seus sites corporativos, mas os tornarão mais conectados às redes sociais em 2011.

Microanúncios

As empresas também estão de olho no potencial dessas redes de relacionamentos para divulgar seus produtos e serviços. O serviço de microblogs Twitter - outro serviço online que congrega um número de usuários crescente - pode ser o novo alvo do esforço publicitário.

A e.life estima que já no segundo trimestre de 2011 as agências brasileiras começarão a trabalhar um novo modelo de publicidade online: os "microanúncios" para o microblog que mais cresce no mundo.

O Twitter ainda não revelou todos os detalhes de sua oferta de venda de publicidade. Entretanto, já se sabe que para cadastrar potenciais anunciantes, dois formatos estarão disponíveis: "tweets patrocinados" e "trends patrocinados".

Os tweets são as mensagens curtas (obrigatoriamente de até 140 caracteres) escritas pelos usuários em suas páginas no serviço. Já os trends são a lista dos assuntos mais comentados nesses tweets.

As empresas deverão prestar mais atenção no comportamento de compra dos consumidores nas redes sociais, mapeando não apenas o pós-compra (a monitoraçao de buzz negativo), como acontece hoje, mas a intenção de compra da categoria ou de marcas.

As redes sociais já atingem 84,3% de alcance entre os consumidores online, segundo Flávio Luizetto, diretor de operações da agência digital WebTraffic. "Pedidos de produtos online, promoções via retweets e hashtags e pesquisas com os consumidores por meio de enquetes têm feito a diferença para os novos empreendedores", explica o executivo.

A monitoração da intenção de compra permitirá às empresas compreenderem quais os aspectos os consumidores mais valorizam na categoria, as percepções sobre cada marca e os influenciadores na decisão de compra.

Outra tendência apontada pela e.life diz respeito aos acessórios que explorarão o ambiente da rede. Depois do touchscreen e do sucesso de smartphones e tablets, cada vez mais veremos dispositivos e ações com sensores de movimento. Desde aplicativos simples como webcam games, até ações mais sofisticadas utilizando tecnologias parecidas com o acessório Kinect.

Expectativas

Declínio do Orkut -
Em 2011 será a vez do Brasil assistir ao começo do êxodo dos usuários do Orkut para o Facebook.

Atendimento online - Cada vez mais os consumidores brasileiros irão fazer reclamações nas redes sociais e muito mais empresas estarão lá para ouvi-los e atendê-los.

Anúncios no Twitter - As agências terão um novo desafio: criar microanúncios para o serviço de microblog Twitter.

Sites irrelevantes - Com a migração das empresas para as redes sociais, os sites corporativos se tornarão cada vez mais irrelevantes.

Comportamento online - As empresas irão prestar mais atenção no comportamento de compra dos consumidores nas redes sociais, mapeando não apenas o pós-compra (a monitoraçao de buzz negativo), como acontece hoje, mas a intenção de compra.

Insights em tempo real - As empresas terão de aprender rapidamente que as redes sociais requerem respostas em tempo real, cada vez mais rápidas.

Sensores de movimento - Desde aplicativos simples como webcams, até ações mais sofisticadas utilizando tecnologias de sensores de movimento, parecidas com o Kinect (acessórios da Microsoft para o Xbox).




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados