JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Banco terá novo sistema de cobrança para substituir boleto

Fonte: Idec 23/6/2009

Texto enviado ao JurisWay em 16/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Os consumidores terão em breve uma nova forma para quitar seus boletos bancários. O DDA (Débito Direto Autorizado), que vai entrar em funcionamento no país em outubro, permitirá que os clientes visualizem e paguem seus boletos sem a necessidade de uma cópia impressa.

Para os bancos, as mudanças podem representar uma relevante economia, com a diminuição de custos com impressão e envio de cobranças. Para os clientes, o novo sistema será uma alternativa às atuais formas de pagamentos.

A partir de segunda-feira, os clientes poderão procurar os bancos para se informar e se inscrever no DDA. O sistema apenas entrará em operação no dia 19 de outubro.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), cada instituição vai decidir a forma de implantar o DDA. "Cada banco definirá os canais que vai oferecer para o cliente ter acesso ao DDA, como internet, celular, caixa eletrônico", diz Walter Tadeu de Faria, assessor técnico da Febraban.

Para utilizar o novo sistema de cobrança, o cliente primeiro deve fazer o cadastramento no banco com que opera. Além disso, o responsável pela cobrança do boleto --como escolas, lojas e condomínios-- tem de se inscrever no sistema. Após essa etapa, o banco define a maneira como o cliente irá acessar seus boletos eletrônicos para quitar os débitos.

O sistema será facultativo. Ou seja, quem quiser pode continuar recebendo os boletos via correio. "É apenas mais uma alternativa para pagar os boletos. Quem preferir continua como está", afirma o assessor da Febraban.

No início de implantação do sistema, os boletos de tributos e serviços de concessionárias, como água, luz e telefone, não poderão ser acessados.

"Não podemos esquecer que muita gente que utiliza os serviços bancários não tem acesso ou não costuma operar computadores e deve optar por continuar recebendo os boletos pelo correio. De qualquer forma, é uma alternativa a mais para os clientes", diz Luis Miguel Santacreu, analista financeiro da Austin Rating.

A cada ano, os bancos processam cerca de 2 bilhões de boletos de cobrança, segundo a Febraban, que espera redução de 50% nessa cifra em três anos.
 



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados