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Nova taxa de até R$ 50 será cobrada sobre programa de fidelidade. Em outros bancos, diferença de tarifa chega a 86,34%
Rio - Um dia após anunciar a redução de juros para crédito consignado e financiamentos, o Banco do Brasil confirmou a O DIA nova cobrança. A partir da próxima semana, a instituição começará a tarifar os serviços prestados por meio de seu programa de relacionamentos, o “Ponto pra Você”.
Até então, ações como troca de pontos para outros programas de fidelidade, troca de pontos por prêmios e transferência de pontos entre clientes eram feitas gratuitamente. Agora, o cliente terá que pagar até R$ 50 pelo serviço.
Em nota, o BB alega que a medida já era prática comum no mercado. “A cobrança de tarifas pelos serviços prestados por meio do programa de relacionamento configura-se como prática comum na concorrência, onde se observa cobrança de tarifas para adesão ao programa, para manutenção como participante, e para troca de pontos por prêmios e milhas aéreas. O Banco do Brasil tomou as decisões necessárias para a manutenção do programa ‘Ponto pra Você’, mantendo-o como o mais completo e atrativo do mercado”. Sobre a possibilidade de a cobrança ser temporária, o banco informa que dependerá de fatores inerentes ao mercado, bem como da política de relacionamento da instituição.
Tarifas, aliás, estão entre as principais queixas de clientes de instituições financeiras. Levantamento do Procon-SP aponta que sai mais caro para o correntista pagar tarifas de renovação de cadastro e de remessa de talão de cheques em pacotes padronizados do que obter de modo avulso. A diferença chega a 86,34%. O Procon levou em conta as taxas cobradas pelos bancos em abril. Além do BB, foram analisados Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.
Para fugir das tarifas cobradas com a renovação de cadastro, a agente administrativa Erica Lima, 29 anos, titular de duas contas, tomou atitude radical: “Optei por ficar com apenas uma. Se não, seriam R$ 60 a menos no bolso”.
Já o programador de sistemas Janderson Cunha, 22 anos, viu na conta universitária a possibilidade de ficar livre das tarifas bancárias. “Tinha que receber salário e fiz essa opção, já que sou estudante”, explicou.
A PESQUISA
O Procon-SP fez um comparativo, por banco, dos valores das tarifas referentes aos serviços prioritários vigentes de 31/10/08 a 30/04/09.
MANTIVERAM
Das principais instituições financeiras, Caixa e Banco Safra mantiveram os valores de todas as tarifas dos serviços prioritários em comparação com as praticadas no fim de outubro de 2008.
BANCO DO BRASIL
Passou a cobrar um serviço (cadastro); aumentou três tarifas, sendo que a maior alta foi de 30,43% para o serviço denominado “renovação de cadastro”.
BRADESCO
Deixou de oferecer três serviços; aumentou duas tarifas, sendo a maior variação positiva de 12,5%.
HSBC
Aumentou em três tarifas — e o maior reajuste foi para “renovação de cadastro”, 40,74%.
ITAÚ
Reduziu quatro tarifas, sendo a maior variação negativa de 69,23%.
REAL
Reduziu 16 tarifas, sendo que a maior variação negativa foi de 75,56%.