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Em tempos de crise, nada melhor do que investir em algo que, definitivamente, não foi afetado por ela: o franchising. Isto é comprovado pelos dados da Associação Brasileira de Franchising, que indicam que o setor faturou 19,5% a mais no ano passado do que em 2007.
Em 2008, o faturamento foi de R$ 55 bilhões, enquanto no ano anterior foi R$ 46 bilhões. Os segmentos que mais cresceram foram o de calçados e acessórios pessoais - incremento de 44,8% - e de alimentação - crescimento de 20%.
Até porque os setores que foram afetados pela crise no Brasil, como o automobilístico e o financeiro, por exemplo, não são representativos no mercado de franquia.
De olho nessa perspectiva positiva, o chef curitibano Junior Durski investiu perto de R$ 850 mil na franquia do restaurante Madero, no Shopping Palladium, em Curitiba. Hoje já são três unidades. Ele explicou que optou pela franquia por conta do crescimento positivo.
“O setor de alimentação é um dos que mais crescem e passam, muito pouco, pela crise. Por isso, buscamos avançar nesse mercado e conseguimos destaque com a nossa marca”, afirmou.
Para 2009, a ABF estima um crescimento de 13% no setor. Segundo a ABF, três fatores contribuíram para os números positivos de 2008: aumento dos níveis salariais, aumento da taxa de emprego até outubro e acesso das classes C e D ao consumo.