Últimos artigos
Alta do preço do aço para as montadoras elevaria valor de carro em médio prazo 29/03/2011
Camas de bronzeamento artificial são cancerígenas, diz pesquisa 22/09/2009
Financiamento habitacional cresce mais que o saldo de todas as operação de crédito 22/09/2009
Bernardo diz que Brasil já saiu da crise financeira 22/09/2009
Liquidações nem sempre dão direito a trocas 21/09/2009
Selo vai identificar produtos da agricultura familiar 21/09/2009
Sopas prontas: cuidado com o sódio 21/09/2009
Speedy: Relatório considera "insuficientes" medidas da Telefônica 21/09/2009
Abusos das operadoras de telefonia lideram reclamações no Procon 21/09/2009
Defesa do Consumidor analisou 14 propostas no 1º semestre 21/09/2009
IPI menor fez aumentar a procura por modelos com acessórios, aquecendo as vendas mesmo no mês encurtado por três feriados. Mercado espera movimento ainda maior em junho, mas não acredita em renovação do benefício
Rio - As vendas de automóveis, movidas pela isenção ou redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), estão gerando filas de espera no Rio de até 30 dias por alguns modelos, caso do Focus fabricado na Argentina. A média de entrega está entre 10 e 15 dias, mas não vem espantando a clientela. O preço mais baixo elevou a procura por modelos completos. Aqueles que reservaram dinheiro para trocar o carro — ou comprar — estão optando por veículos com ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas.
A procura ajudou o resultado do setor em abril, mês cujas vendas foram afetadas por três feriados em dias de semana. Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos (Fenabrave), foram comercializados em abril 234.382 veículos, apenas 10% a menos do que no mesmo mês do ano passado, quando as vendas batiam recordes históricos e a crise econômica ainda não havia afetado a economia mundial.
Francisco Veríssimo, diretor da Distak, informa que, entre os modelos da Volks, o Gol é hoje o carro mais procurado. “É responsável por 47% das vendas. Percebemos que o cliente está conjugando a redução do imposto para comprar um produto mais completo. Quer ar, direção e outros acessórios”, avalia. Ele não acredita em nova prorrogação do IPI reduzido. “Se deixar para depois pode acabar não comprando. O preço pode subir 7%”, avisa.
Gerson Pinna, gerente de vendas da Milocar, esclarece que a fila de espera depende do modelo. “O Siena L agora é o mais procurado”, diz. “Esperamos movimento maior em junho, fim do prazo prorrogado de IPI menor. A redução do imposto ajudou. Vamos fechar o ano muito próximos dos números do ano passado. O grupo contratou gente em plena crise”, comemora.
Hermon Fontoura, gerente geral da Caer Veículos, afirma que o modelo mais procurado da Ford é o Fiesta 1.0. “Em março, vendemos 80 carros por conta da redução do IPI. Em abril, mês mais curto, vendemos 52. Poderíamos ter chegado a 65, mas faltou carro. O tempo de espera é de 10 dias. Só o Focus, fabricado na Argentina, que demora um pouco mais: até 30 dias”, explica.