JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2007 (Segundo)
Elaboração: CESPE - UnB

  

Direito Penal e Processo Penal

59ª Questão:

Pedro, funcionário público, deixou de praticar ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo à influência de Daniele, sua namorada.

Nessa situação hipotética, a conduta de Pedro se amolda ao tipo de crime, previsto no Código Penal, de
Comentário: Danilo Borges
Esta questão versa sobre os Crimes contra a Administração Pública, mais especificamente sobre os crimes praticados por Funcionário Público contra a Administração em geral, tratados nos artigos 312 a 327 do Código Penal (Título XI - Capítulo I).

a)tráfico de influência.
443 marcações (11%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Incorreta.
O crime de tráfico de influência é definido no Código Penal no artigo 332. Repare que o funcionário não praticou nenhuma das ações citadas no artigo (solicitar, exigir, cobrar, obter):
Tráfico de Influência
Art. 332 - Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.
b)corrupção passiva.
1.308 marcações (32%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Correta
O crime de Corrupção Passiva está previsto no artigo 317 do Código Penal. Repare como a conduta do funcionário público se encaixa perfeitamente no crime de corrupção passiva privilegiada previsto no § 2º:
Corrupção Passiva
Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem
(...)
§ 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem...

c)prevaricação.
1.908 marcações (47%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Incorreta
O crime de Prevaricação está descrito no Código Penal no artigo 319:
Prevaricação
Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Uma análise superficial poderia indicar que esta é a alternativa correta. Entretanto, o crime cometido foi melhor descrito no artigo 317, §2º, do Código Penal (Corrupção Passiva). É o que chamamos de conflito aparente de normas, que ocorre quando duas ou mais normas (ou artigos da mesma norma) são aparentemente aplicáveis ao mesmo fato. Nesse caso, aplica-se o princípio da especialidade que indica que a norma mais específica (Corrupção Passiva) prevalece sobre a norma mais geral (Prevaricação).
d)concussão.
414 marcações (10%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Incorreta
O crime de Concussão está previsto no artigo 316 do Código Penal. Repare que verbo usado na norma (exigir) não corresponde à ação do funcionário público:
Concussão
Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.




Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2007.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados