JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2006 (Segundo)
Elaboração: CESPE - UnB

  

Direito Administrativo

79ª Questão:

A Constituição Federal assegura a toda servidora pública o direito à licença gestante, sem prejuízo do cargo e da remuneração, com duração de
Comentário: Danilo Borges
À época da prova (2006), não havia dúvidas sobre a questão. Entretanto, as mudanças na legislação em 2008 e as várias notícias veiculadas na mídia principalmente em 2010 podem ter confundido alguns candidatos de lá pra cá. Mas ainda assim a questão continua atual, principalmente por explicitar que o direito é assegurado pela Constituição Federal.

a)90 dias.
103 marcações (6%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Incorreta
O período de duração correto é de 120 dias. Veja alternativa B.
b)120 dias.
1.311 marcações (73%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Correta
A constituição assegura aos servidores públicos, no art. 39, § 3º, o direito a alguns direitos sociais previstos no art. 7º, incluindo o direito à licença à gestante de 120 dias. Confira o texto constitucional:

Constituição da República
Capítulo VII
Da Administração Pública
Seção II
Dos Servidores Públicos

Art. 39.
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.
(...)
§ 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir.

Capítulo II
Dos Direitos Sociais
Art. 7º .
São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
(...)
XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

Sobre a licença de 180 dias, veja os comentários à alternativa D.
c)150 dias.
58 marcações (3%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Incorreta
O período de duração correto é de 120 dias. Veja alternativa B.
d)180 dias.
334 marcações (18%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Incorreta
O período assegurado pela Constituição é de 120 dias (ver alternativa B).

Em 2008, foi aprovada a lei 11.770/08 (Lei da Empresa Cidadã) que, mediante incentivos fiscais para as empresas privadas, previa a possibilidade de estender a licença maternidade por mais 60 dias, chegando aos 180 dias no total.

A mesma lei facultou à administração pública instituir programa que garanta prorrogação da licença-maternidade para suas servidoras.

A lei foi sancionada em 09.09.08, mas conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00), o Executivo precisava analisar o impacto fiscal da renúncia dos impostos que deixariam de ser recolhidos por parte das empresas e regulamentar através de decreto.

A regulamentação da Lei 11.770/2008 ocorreu no final de dezembro de 2009 por meio do Decreto 7.052 de 23 de dezembro de 2009, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro de 2010, quando recebeu bastante destaque na mídia.

As servidoras federais já tiveram o direito assegurado. Também já há vários estados e municípios (mas não todos) que concederam a licença ampliada.

Em relação à resposta da questão, é preciso lembrar que o enunciado restringe a resposta correta à duração da licença que é garantida pela Constituição e a todas as servidoras públicas.

Lembramos ainda que já exite uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) em tramitação que prevê o aumento da licença-maternidade para 180 dias, aplicavel a todas as gestantes, independente de pedido de prorrogação ou adesão de empresas.

A PEC foi muito comentada na mídia em agosto/2010, quando foi aprovada pelo Senado. No entanto, a PEC ainda está em tramitação e só surtirá efeitos depois de sua aprovação na Câmara dos Deputados, promulgação e entrada em vigor:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=484643


Comentário: Danilo Borges
É preciso tomar cuidado com a interpretação das novidades legislativas e notícias divulgadas, verificando com atenção a extensão e aplicabilidade das modificações para não cair em pegadinhas. Além disso, é preciso analisar com atenção o enunciado, que pode restringir o universo de respostas possíveis.

Veja também:

Constituição da República



Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2006.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados