JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Uma estudo geral de Pedagogia: didática e tendências pedagógicas


Autoria:

Tayson Ribero Teles


Mestrando do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (UFAC). Especialista em Gestão Administrativa na Educação pela ESAB, de Vila Velha-ES (2014). Graduado, na Área de Administração, em Tecnologia em Gestão Financeira, pelo Centro Universitário Oswaldo Cruz, de Ribeirão Preto-SP (2013). Servidor Público Federal Efetivo do Ministério da Educação. Membro do Conselho Regional de Administração do Acre (CRA/AC), assentado no Registro n.º6-0079. Bem como, atualmente, é Acadêmico do 7.º Período do Curso de Direito da UFAC.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Uma análise do que seja a pedagogia e suas atuais perspectivas.

Texto enviado ao JurisWay em 16/04/2015.

Última edição/atualização em 20/04/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

1 A concepção atual de Didática

 

Para Gonçalves e Clemente (2014), atualmente, a didática, como área de conhecimento da Pedagogia, constitui-se em um campo teórico-prático que ajuda o professor a compreender a complexidade do cotidiano docente e, principalmente, a refletir a respeito da sua prática, subsidiando a (re)construção desta.

A maneira como se ensina, se organiza uma aula e se interage com os alunos e com o conhecimento, bem como a concepção que se tem ou se terá com relação ao significado social da profissão docente professor são objetos de reflexão da atual didática.

Basicamente, hoje em dia, a didática tem como objetivo a direção do processo de ensinar, tendo em vista finalidades sociopolíticas e pedagógicas e as condições e meios formativos. Assim, nos dias atuais, a didática reflete e busca alternativas para as dificuldades educacionais.



2. Tendências pedagógicas/modelos de Didática

 

Tendência Tradicional : é uma concepção de educação em que prevalece a ação de agentes externos na formação do aluno, a transmissão do saber constituído na tradição e nas grandes verdades acumuladas pela humanidade e uma concepção de ensino como impressão de imagens propiciadas concomitantemente pela palavra do professor e pela observação sensorial. Tal tendência surgiu com a chegada dos Jesuítas ao Brasil Colônia e foi conservada ao longo da história educacional.

Nessa tendência, a escola tende a igualar o processo de introdução de valores e práticas para fortalecer os laços sociais, promover a coesão social, incrementar a divisão do trabalho social, conformar os indivíduos aos padrões da estrutura social. Nesse rumo, as ações de ensino estão centradas na exposição do conhecimento pelo professor. Essa tendência enxerga a didática como disciplina normativa, com um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino.

Para essa tendência o meio principal de transmissão do conhecimento é a exposição oral. Os alunos fazem exercícios repetitivos e são recebedores da matéria. Além do que, o professor tende a encaixar os alunos num modelo ideal de homem. Quanto ao ensino prático, o material concreto é mostrado, mas o aluno não lida mentalmente com ele, não repensa, não reelabora seu próprio pensamento. Vige, basicamente a memorização.

Tendência Tecnicista: surgiu entre 1950 e 196o e foi imposta às escolas brasileiras pelos organismos oficiais ao longo de boa parte das duas últimas décadas, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica do regime militar então vigente. Alberga uma didática instrumental interessada na racionalização do ensino, no uso de meios e técnicas mais eficazes. O arranjo mais simplificado dessa sequência resultou na fórmula: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação.

Quanto ao ensino, o professor é o administrador e executor do planejamento, o meio de previsão das ações a serem executadas e dos meios necessários para se atingir os objetivos. Nessa época, a maioria dos livros didáticos utilizados nas escolas é elaborada com base na tecnologia da instrução.

Tendência Renovada : surge a partir do fim do século XIX e busca, basicamente, a valorização da criança, dotada de liberdade, iniciativa e interesses próprios, sujeito de sua aprendizagem. Além do que, reivindica tratamento científico do processo educacional, considerando as etapas sucessivas do desenvolvimento biológico e psicológico, respeitando as capacidades e aptidões individuais; e individualização do ensino conforme os ritmos próprios de aprendizagem.

Essa tendência assume um princípio norteador de valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social. Para tal, o centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso. Por isso, é entendida como "direção da aprendizagem", considerando o aluno como sujeito da aprendizagem.

O que o professor tem de fazer, para essa tendência, é colocar o aluno em condições propícias para que (partindo de suas necessidades e particularidades) possa buscar por si mesmo conhecimentos e experiências. Ou seja, o professor incentiva, orienta, organiza as situações de aprendizagem, adequando-as às capacidades e características individuais dos alunos.

Tal tendência oferta importância aos métodos e técnicas como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, estudo individual, pesquisas, projetos, experimentações. O professor ajuda o aluno a aprender. Portanto, o centro da atividade escolar não é o professor nem a matéria, é o aluno ativo e investigador.

Tendência Libertadora: tem sido empregada com muito êxito em vários setores dos movimentos sociais, como sindicatos, associações de bairro, comunidades religiosas. Por isso, é muito utilizada com adultos que vivenciam uma prática política e onde o debate sobre a problemática econômica, social e política pode ser aprofundado com a orientação de intelectuais comprometidos com os interesses populares.

Em relação à escola fundamental, não foi organizada uma orientação pedagógico-didática. Basicamente, não há uma Didática explícita. O professor se põe diante de uma classe com a tarefa de orientar a aprendizagem dos alunos. A atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos.

O ensino está centrado na realidade social, em que o professor e os alunos analisam problemas e realidades do meio socioeconômico e cultural, da comunidade local, com seus recursos e necessidades, tendo em vista a ação coletiva frente a esses problemas e realidades. Nesse processo em que se realiza a discussão, os relatos de experiências vividas, a pesquisa participante, o trabalho em grupo, vão surgindo temas geradores que podem vir a ser sistematizados para efeito e consolidação de conhecimentos.

É uma didática que busca desenvolver o processo educativo no interior dos grupos sociais e, por isso, o professor é o coordenador ou animador das atividades que se organizam sempre pela ação conjunta dele e dos alunos.

Tendência Crítico-Social dos Conteúdos: segundo essa tendência, o que importa é que os conhecimentos sistematizados sejam confrontados com as experiências socioculturais e a vida concreta dos alunos, como meio de aprendizagem e melhor solidez na assimilação dos conteúdos.

O ensino significa a tarefa de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades intelectuais, mediante a transmissão e assimilação ativa dos conhecimentos. O objeto de estudo é o processo de ensino nas suas relações com a aprendizagem. Além do que, a didática tem como objetivo a direção do processo de ensinar, tendo em vista finalidades sociopolíticas e pedagógicas e as condições e meios formativos. Portanto, é uma didática que reflete e busca alternativas para as dificuldades educacionais.

 

3. A Tendência/concepção atual de Didática mais utilizada

 

Após a compreensão de todas as fases por que passou a didática, parece indubitável que, hodiernamente, este campo do saber represente a área da pedagogia responsável por estudar o processo de ensino e a aprendizagem dos alunos aprendentes de determinada área.

Nesse rumo, atualmente a didática tem como escopo, basicamente, orientar os professores à produção de uma aprendizagem voltada para a formação de cidadãos conscientes politicamente falando e capazes de racionar, pensar e intervir na realidade social, seja ativamente, por meio da reivindicação de direitos, seja passivamente, por meio do exercício de um trabalho de execução de alguma incumbência prática-social, como uma profissão por exemplo.


4. Contribuição da atual concepção de Didática para a prática do professor

 

Basicamente, sabendo que, atualmente, didática é a forma como o professor exala ao aluno o conteúdo ensinável, relacionando-o com os aspectos socioculturais desse aluno aprendente, bem como, lembrando que o objeto da didática é o processo de ensino e a aprendizagem, várias são as contribuições desta área da pedagogia para a prática docente.

Como exemplo, podemos remorar as ideias do filósofo do século XVI João Amós Comênio, e dizer que a didática oferece ao professor: a) possibilidade de organizar a forma como será ensinado o conteúdo e o que será ensinado; b) factibilidade de mostrar ao aluno as aplicações práticas do que lhe é ensinado; c) possibilidade de normatizar e controlar o lapso de ensino, garantindo que tudo será ensinado em seu devido tempo, para, assim, auferir-se a compreensão dos princípios gerais e das especialidades de determinado assunto; d) possibilidade de respeitar as diferenças entre as culturas, os assuntos e os alunos e suas histórias de vida, adequando, desse modo, a forma de ensino.

 

Referências

 

 

 

 

GONÇALVES, Juliana Brassolatti; CLEMENTE, César. Metodologia do ensino de matemática /Batatais, SP : Claretiano, 2014. 154 p. 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Tayson Ribero Teles) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados