Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Constitucional - Proposições Legais
O que é maioria e minoria?


O que é maioria e minoria?

A MAIORIA é formada por bloco parlamentar ou representação partidária que represente a maioria absoluta (metade + 1 de todos os membros) dos deputados da Câmara dos Deputados ou dos senadores do Senado Federal.

 

A MINORIA, em contrapartida, é constituída pelo maior bloco parlamentar ou representação partidária que seja inferior ao número de componentes da maioria e de opinião diversa dela.

 

Assim dispõem os Regimentos Internos das Casas Legislativas do Congresso Nacional

 

“Formada a maioria, a minoria será aquela integrada pelo maior bloco parlamentar ou representação partidária que se lhe opuser” (art. 65, §2º do Regimento Interno do Senado Federal - RISF).

 

Ou, no mesmo sentido, “ constitui a maioria o partido ou bloco parlamentar integrado pela maioria absoluta dos membros da Casa, considerando-se minoria a representação imediatamente inferior que, em relação ao Governo, expresse posição diversa da maioria” (art. 13 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados - RICD).

 

Não se alcançando a maioria absoluta, assume as funções da maioria o partido ou bloco parlamentar que apresentar o maior número de representantes.

 

Geralmente, a maioria representa a situação governamental e a minoria, sua oposição, mas o inverso pode se dar.  

 




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados