Outros artigos da mesma área
Resolução CONAMA 302/02 e as construções no entorno da Represa do Jaguari, em Igaratá- SP.
LEI Nº 9.984, DE 17 DE JULHO DE 2000 (AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS)
QUEBRA DE PARADIGMAS NA EDUCAÇAO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE
DEFINIÇÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
DIREITOS HUMANOS MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
A INTERVENÇÃO DO HOMEM NO MEIO AMBIENTE E A IDÉIA DA SUSTENTABILIDADE
Resumo:
Todo e qualquer investimento deve ser visto pelo gestor de um agronegócio, como um investimento de risco, portanto, antes de executar um plano de investimento. O empresário deve contratar uma Assistência Jurídica para assegurar o negócio jurídico
Texto enviado ao JurisWay em 12/11/2012.
Indique este texto a seus amigos
No Brasil o agronegócio é uma atividade econômica que tem crescido de forma significativa, uma vez que o mercado agropecuário tem aberto oportunidades para grandes investimentos e compra de novos equipamentos.
Este cenário incentivou o investimento em pesquisas, venda de produtos, prestações de serviços, bem como em fomento para as relações aduaneiras, o que, de forma concomitante, resultou em riscos eminentes para o empresário, que neste contexto, atua como gestor de um agronegócio.
O mercado agropecuário é caracterizado pela concorrência perfeita, motivo pelo qual o fator determinante acaba convergindo para a qualidade, tomando-se por base o custo benefício do produto, diminuindo fatores de riscos e até a carga tributaria.
De acordo com dados do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Assessoria de Gestão Estratégica as projeções de produção referente aos anos de 2011/2012 a 2021/2022, conclui que os produtos mais dinâmicos para o agronegócio brasileiro deverão ser o algodão, soja de grão, carne de frango, açúcar, milho celulose. Esses produtos indicam maior potencial de crescimento das exportações nos próximos anos
O empresário de um agronegócio tem que se projetar para o crescimento da exportação destes produtos, devendo buscar satisfazer seus clientes, investindo em equipamentos, mão de obra qualificada, pesquisa de mercado, sem prejudicar o meio ambiente, utilizando energia limpa e sustentável.
O crescimento da produtividade traz ao empresário resultados positivos, que requer um investimento financeiro alto. Segundo dados do plano Agrícola e Pecuário ano de 2012/2013 do Ministério da Agricultura, haverá mais credito, garantindo segurança alimentar, regionalizando as políticas de apoio ao produtor, com foco nas realidades locais, aumentando a cobertura do Seguro Rural e do Proagro, apoiando o cooperativismo e incentivando a agricultura e a baixa emissão de carbono (Programa ABC).
Todo e qualquer investimento deve ser visto pelo gestor de um agronegócio, como um investimento de risco, portanto, antes de executar um plano de investimento. O empresário deve criar um projeto analisando riscos e probabilidades de custos para que o recurso financeiro aplicado seja suficiente para execução do projeto com qualidade, contratando mão de obra qualificada, gerenciando toda comunicação entre a empresa e o cliente e o mais importante que seja analisado os riscos.
Portanto, não basta apenas a elaboração projeto, todo e qualquer investimento necessita de assistência jurídica, para elaboração de contratos seja para compra equipamentos, contratos para cobertura de credito rural, arrendamento de terra, exportação de produtos entre outros. O gestor agropecuário tem que garantir sua segurança jurídica para qualquer eventual risco ou dano.
Fernando Marcucci Cavalcanti
fernandolmarcucci@gmail.com
Nenhum comentário cadastrado.
Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |