JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Breves comentários acerca da Jurisdição Voluntária - Teoria Revisionista


Autoria:

Washington Luiz Da Rocha Oliveira


Presidente do Diretório de Direito da Faculdades ASCES de 2011-2013, Ex- Assessor Parlamentar jurídico, Empresário, Bacharel em Direito e Pós-Graduado em Direito Público pela Faculdades ASCES. Cursos em áreas de Responsabilidade Fiscal, Direito Administrativos, Direito Previdenciário, Políticas Públicas para Crianças e Adolescente , entre outros.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O presente material aborda a Jurisdição Voluntária, tembém conhecida como Teoria Revisionista seus apectos e função dentro do Processo.

Texto enviado ao JurisWay em 13/07/2010.

Última edição/atualização em 15/07/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Breves comentários acerca da Jurisdição Voluntária – Teoria Revisionista
____________________________________
Washington Luiz da Rocha Oliveira
Graduando do Curso de Direito do 5º período
da Faculdade ASCES
Na teoria Revisionista ou jurisdicionalista, em sua óptica, vê que a jurisdição Voluntária é uma forma de exercício da função jurisdicional , e conta com adesão de vários e renomados processualistas , e não deixa nada a dever à teoria dominadora, podemos citar entre os defensores dessa da teoria revisionista Cândido Dinamarco, Ovídio Baptista da Silva , Vicente Greco Filho entre outros grande estudiosos Brasileiros, além de autores internacionais, como Salvatore Satta e outros. A teoria hora aborda tem muitos adeptos, embora minoritária tem-se boa aceitação dentro do mundo jurídico, razão pelo qual a jurisdição voluntário deve ser considera atividade jurisdicional propriamente dita. Entende-se também a lide não é essencial, mas meramente acidental para o exercício da jurisdição.
Para compreendermos melhor a teoria revisionista vejamos o assevera o grande autor Alexandre Freitas Câmara em sua obra de Lições de Direito Civil sobre o tema supra citado. “A jurisdição é uma forma de exercício da função jurisdicional do estado” e assinala ainda que: a existência de lide não é essencial ao exercício da jurisdição, mas sim, meramente acidental. Há hipóteses de jurisdição contenciosa onde inexiste a lide; a jurisdição voluntária é substitutiva da atividade das partes, pois a lei impede que os titulares dos interesses possam livremente negociá-los. O juiz exerce sim atividade que originalmente não lhe cabia, substituindo, portanto, as atividades dos titulares dos interesses em jogo. Com relação à alienação judicial dos bens dos incapazes, nada impediria que estes, desde que representados os assistidos, o fizessem. A alienação por ato judicial, portanto, substitui sim a atividade do incapaz (e daquele que o assiste ou representa). Quanto ao fato da jurisdição voluntária não ter natureza constitutiva, esta teoria atenta para o fato de existirem sentenças constitutivas de jurisdição contenciosa (o Poder Judiciário atuando um direito preexistente à modificação operada). Um exemplo é a separação consensual, para a qual a lei exige que o casamento tenha se dado há mais de dois anos. O juiz verifica se este requisito está presente, e atua o direito à separação, efetivando a modificação jurídica pretendida pelos titulares. Quanto ao fato dos provimentos da jurisdição voluntária não alcançarem a coisa julgada, esta teoria alerta que a coisa julgada é atributo de alguns provimentos jurisdicionais, mas não de todos eles. Como exemplo, pode-se citar a sentença cautelar, que não alcança a coisa julgada, mas tem natureza jurisdicional.
          A jurisdição voluntária dentro desse contexto pode se afirmada como jurisdição propriamente dita, onde a distinção que é feita entre Jurisdição Voluntária e Jurisdição Contenciosa é pela Pretensão, e percebemos que pode haver processo sem lide, mas não pode haver processo sem pretensão; O Estado- juiz Só exerce a função Jurisdicional quando provocado, esta provocação é a chamada pretensão. A pretensão é a integração de um negócio jurídico de direito privado, onde estaremos diante da jurisdição voluntária; caso contrário, tratar-se-á de jurisdição contenciosa. Por exemplo, é jurisdição voluntária a separação consensual e a alienação de bens dos incapazes, pois se pretende tão-somente que o ato judicial confira validade ao negócio jurídico que se quer realizar.
 
Bibliografia: CÂMARA, Alexandre Freitas, “Lições de Direito Processual Civil” , Vol. I , 14º edição, Editora: Lumen Juris, Rio de Janeiro/ 2006.
 
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Washington Luiz Da Rocha Oliveira) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados