JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Dissolução da Sociedade e do Vínculo Conjugal


Autoria:

Carolina Galletti Espir


CAROLINA GALLETTI ESPIR, advogada, OAB/SP 328.121, atuação principal na área de Direito do Trabalho. E-mail: carolespir@hotmail.com

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O artigo traz considerações claras sobre a Dissolução da Sociedade e do Vínculo Conjugal, fazendo referência a todas as causas terminativas desses institutos, além da possibilidade de reconciliação.

Texto enviado ao JurisWay em 26/05/2010.

Última edição/atualização em 27/05/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Dissolução da Sociedade e do Vínculo Conjugal

1- Resumo:

O artigo traz considerações claras sobre a Dissolução da Sociedade e do Vínculo Conjugal, fazendo referência a todas as causas terminativas desses institutos, além da possibilidade de reconciliação, já que a sociedade conjugal é vista como um consórcio para a vida toda.

2- Introdução:

            Em virtude de certos vícios que antecedem a celebração do casamento, ou em virtude de fatos naturais ou voluntários que sejam posteriores, a sociedade conjugal encontra respaldo no próprio Código Civil para que em caso de impossibilidade de sua manutenção, possa vir a ser dissolvida.

            De acordo com os princípios matrimonias, é taxativa a enumeração das causas que fazem terminar a sociedade conjugal.

3- Causas Terminativas:

As causa terminativas da sociedade conjugal estão especificadas no art. 1571 do Código Civil, que traz:

“Art. 1.571. A sociedade conjugal termina:

I - pela morte de um dos cônjuges;

II - pela nulidade ou anulação do casamento;

III - pela separação judicial;

IV - pelo divórcio.

§ 1o O casamento válido só se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio, aplicando-se a presunção estabelecida neste Código quanto ao ausente.

§ 2o Dissolvido o casamento pelo divórcio direto ou por conversão, o cônjuge poderá manter o nome de casado; salvo, no segundo caso, dispondo em contrário a sentença de separação judicial.”

            Segundo Carlos Roberto Gonçalves, o casamento válido, ou seja, o vínculo matrimonial, porém, somente é dissolvido pelo divórcio e pela morte de um dos cônjuges, tanto a real como a presumida do ausente, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva (arts. 1571, § 1º e 6º, segunda parte). A separação judicial, embora coloque termo à sociedade conjugal, mantém intacto o vínculo matrimonial, impedindo os cônjuges de contrair novas núpcias. Pode-se, no entanto, afirmar que representa a abertura do caminho à sua dissolução. (Gonçalves, Carlos Roberto / Direito Civil Brasileiro. 2010. p. 201).

4- Morte de um dos cônjuges:

            A morte de um dos cônjuges, prevista no art. 1571, I e no §1º, primeira parte, faz terminar a sociedade conjugal, como ainda dissolve o vínculo do matrimônio, já que se trata de causa real. O cônjuge sobrevivente é autorizado a contrair novas núpcias, respeitando, quanto à mulher, o prazo do art. 1523, II, para se evitar o turbatio sanguinis.

            O casamento também pode ser desfeito em caso de cônjuge ausente, uma vez declarada judicialmente, permite a habilitação do viúvo a novo casamento. No caso de retorno do ausente, entende-se que estando legalmente dissolvido o primeiro casamento, contraído com o ausente, prevalecerá o último.

            Outro caso de desfazimento da sociedade e vínculo conjugal se faz com a morte presumida, permitida pelo Código Civil, e nesse caso fica claro a permissão ao ex-cônjuge de contrair novas núpcias, uma vez decretada morte por sentença, mesmo sem a decretação de ausência.

5- Nulidade ou Anulação do Casamento:

            As causas de anulação e nulidade do casamento estão previstas nos arts. 1548 com referência ao 1521, I a VII e arts. 1550, 1556 e 1558 do Código Civil, respectivamente.

            A existência de sentença anterior de separação judicial ou de divórcio não impede a propositura da ação de anulação do casamento. Nada impede também a cumulação da ação anulatória com a de separação judicial, em ordem sucessiva.

6- Separação Judicial:

            Prescrita no art. 1576 do Código Civil, “A separação judicial põe termo aos deveres de coabitação e fidelidade recíproca e ao regime de bens.” Permanecem apenas os deveres impostos pelo art. 1566: mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos, respeito e consideração mútuos.

            A ação de separação judicial é de caráter personalíssimo, onde somente os cônjuges têm a iniciativa da ação, que é privativa e intransmissível, não comportando intervenção de terceiros. Em caso de morte de um deles, a ação será extinta.

            Os Tribunais têm admitido a representação com poderes especialíssimos, com efeito, quando há impossibilidade total de comparecimento do interessado em audiência designada pelo juiz.

            No art. 1580 §1º e 2º, ficam ilustradas as modalidades de separação judicial: separação judicial consensual ou por mútuo consentimento e a separação judicial litigiosa, pedida por um cônjuge contra o outro.

            Como previsto no art. 3º, §2º da Lei do Divórcio (nº6515/77), o juiz deverá promover todos os meios para que as partes se reconciliem ou transijam, ouvindo cada uma separadamente, e a seguir reunindo-as se assim considerar necessário.

            Ele cita o réu e intima o autor para comparecerem a uma audiência prévia, com vistas à tentativa de reconciliação, em caso de não obtenção desta, procura convencer as partes de tornarem amigável uma separação litigiosa (casamentos com mais de 1 ano).

            Se for requerido pelos cônjuges, os advogados assistiram aos entendimentos entre eles e deles participaram. (Lei nº 6515/77, art. 3º §3º).

            Em caso de ausência de qualquer uma das partes, presumi-se ocorrência de recusa ao acordo. Segue o procedimento previsto na Lei do Divórcio.

7- Divórcio:

            Com o Divórcio, suprimiu-se o princípio da indissolubilidade do vínculo matrimonial como também estabelecendo os parâmetros da dissolução, que seria regulamentado por lei ordinária.

            O procedimento para o divórcio está previsto no art. 1580 do Código Civil, onde se faz decorrido um ano do trânsito em julgado da sentença que houver decretado a separação judicial, ou da decisão concessiva da medida cautelar de separação de corpos, as partes (qualquer delas), poderão requerer a conversão desta em divórcio.

            Existem duas modalidades de divórcio no Brasil: divórcio-conversão, que se divide em consensual (que é aquele formulado pelo próprio casal), e o litigioso (onde é formulado apenas por um dos cônjuges); e divórcio-direto (aquele permitido após a comprovação de mais de dois anos da separação de fato).        

8- Considerações Finais:

            Segundo Carlos Roberto Gonçalves, o dissolução e desvinculação conjugal se faz por sentença transitada em julgado, reclamando-se o seu registro apenas para efeitos colaterais. (Gonçalves, Carlos Roberto / Direito Civil Brasileiro. 2010. p. 280).

            Essa dissolução e desvinculação estão subordinadas aos vícios ou defeitos antecedentes ou concomitantes à celebração, ou em virtude de fatos naturais ou voluntários que sejam posteriores.

Anexos:

* Referências Bibliográficas:

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: direito de família (vol. 6). 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

CAHALI, Yussef Said. Divórcio e Separação. 9ª Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000.

GOMES, Orlando. Introdução ao direito civil. Atualizador: Humberto Theodoro Júnior. 17ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2000. p.147, 148.

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil: Direito de Família. São Paulo: Saraiva, 1983.

RODRIGUES, Silvio. Direito Civil: Direito de Família. São Paulo: Saraiva, 1984.

HENRIQUE, Carlos e outros. Vade Mecum universitário RT – 2.ed.rev., ampl. e atual. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Carolina Galletti Espir) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados