JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

LANÇAMENTO POR HOMOLOGAÇÃO E DECADÊNCIA


Autoria:

Rafael Antunes Viana


Advogado, Pós Graduando em Direito Público.

Texto enviado ao JurisWay em 18/04/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A obrigação tributaria nasce a partir da ocorrência do seu fato gerador, artigo 113 do CTN.

Para que este crédito se torne exigível é necessário por parte da autoridade administrativa "a prática de um específico ato jurídico, que se reflete num escrito formal". É através deste ato que o fisco "deve dar ciência ao sujeito passivo, a fim de que este fique adstrito a, no prazo assinalado, satisfazer o direito do credor, sob pena de serem desencadeados os procedimentos tendentes à cobrança judicial." (Amaro, 2007 p. 333).

Os elementos do conceito de lançamento são extraídos do disposto no art. 142 do Código Tributário Nacional.

O CNT traz três espécies de lançamento:

>   Lançamento por declaração (art. 147, CTN);

>   Lançamento de ofício (art. 149, CTN);

>   Lançamento por homologação (art. 150, CTN).

O lançamento por homologação se perfaz quando a Administração Fazendária anui com o calculo da exação efetuada pelo contribuinte. O sujeito passivo declara o valor devido e o fisco o homologa.

No lançamento por homologação é dever do contribuinte apurar o montante devido e realizar seu pagamento sem intervenção da Administração Fazendária. É uma forma que de transferir a responsabilidade para o sujeito passivo sem que o Fisco intervenha no lançamento. O contribuinte passa a calcular por conta da lei a exação devida.

No que concerne ao conceito de lançamento por homologação, é válido trazer à baila os ensinamentos de Hugo de Brito Machado (2006, p. 195) que conceitua da seguinte forma:

 

“Por homologação é o lançamento feito quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa no que concerne à sua determinação. Opera-se pelo ato em que a autoridade, tomando conhecimento da determinação feita pelo sujeito passivo, expressamente a homologa (CTN, art. 150)”.

 

O STJ traz que de fato o sujeito passivo não faz o lançamento, mas ainda que não seja um lançamento é uma atividade de constituição de relação jurídica tributaria. Tem que se estabelecer uma diferença entre a constituição do credito tributário e o lançamento, porque o lançamento nada mais é do que uma forma possível de constituição do credito tributário, não sendo a única, pois o credito tributário também pode ser constituída pelo sujeito passivo e a forma mais típica é a “declaração”.

A conseqüência disso é que o lançamento tributário se torna dispensável. Não precisa lançar no caso em que o sujeito passivo declara. Nesse caso a administração vai direto para inscrição da divida ativa.

O STJ interpretando o art. 142 do CTN traz que o que é privativo é a constituição do lançamento e não a constituição do credito tributário.

A decadência esta prevista no art. 173, CTN:

 

"Art. 173. O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após 5 (cinco) anos, contados:

I - do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado;

II - da data em que se tornar definitiva a decisão que houver anulado, por vício formal, o lançamento anteriormente efetuado.

Parágrafo único. O direito a que se refere este artigo extingue-se definitivamente com o decurso do prazo nele previsto, contado da data em que tenha sido iniciada a constituição do crédito tributário pela notificação, ao sujeito passivo, de qualquer medida preparatória indispensável ao lançamento."

 

O inciso I do artigo supra traz a regra geral da decadência.

No lançamento por homologação nessa hipótese do art. 173, I, CTN somente após o descumprimento da obrigação por parte do sujeito passivo, é que se considera possível ao fisco efetuar o lançamento.

Como no lançamento por homologação há um prazo para apurar o montante devido e efetuar o pagamento, é após o vencimento desta obrigação específica que nasce o direito de lançar do fisco, na modalidade de ofício, de acordo com a lição de Hugo de Brito Machado (In: MARTINS, 1999, p. 140).

No caso de lançamento por homologação, pode haver as seguintes hipóteses:

>   Pagamento integral;

>   Pagamento parcial;

>   Inadimplemento total.

Se houve algum pagamento o prazo será aquele do art. 150, §4 (5 anos do FG), porque nesse caso como houve pagamento vai ter uma atividade de homologação voltada a esse pagamento. Já se não houve pagamento vai para a regra geral, pois se não pagou não há o que homologar, caído assim na regra do art. 173, I, CTN.

Situação

Decadência

- declaração correta + não pagamento ou pagamento insuficiente.

- não há decadência. O problema aqui é de prescrição.

- declaração falsa + pagamento de acordo com a declaração falsa.

- há decadência, a declaração falsa gera “simulação, fraude e dolo” – por conta disso o prazo é o do art. 173, I, CTN.

- não há declaração (logo não há também pagamento).

- há decadência, a declaração falsa gera “simulação, fraude e dolo” – por conta disso o prazo é o do art. 173, I, CTN.

- não há o dever de declarar – mas apesar disso o contribuinte faz o pagamento, mas insuficiente.

- o pagamento fica sujeito a homologação. Logo o prazo vai ser o do art. 150, §4 do CTN – 5 anos.

- não há dever de declarar – e não paga.

- como não há pagamento não há homologação. Assim há a aplicação do art. 173, I, CTN.

 

 

Referências:

AMARO, Luciano. Direito Tributário Brasileiro. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. 27. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

MACHADO, Hugo de Brito (Coord.). Lançamento tributário e decadência. São Paulo: Dialética, 2002.

MARTINS, Ives Gandra (Coord.). Processo administrativo tributário. São Paulo: RT: Centro de Extensão Universitária, 1999. (Pesquisas Tributárias – Nova Série; n. 5).

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Rafael Antunes Viana) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados