Endereço: Av. Moema, 170 - Cobertura A
Bairro: Moema
São Paulo - SP
04077-020
envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
Juros - Revisão de Contratos Bancários - Possibilidade de ReduçãoDireito do Consumidor
CONTRIBUINTES NO ROL DE INADIMPLENTES DO SERASA E SCPCDireito Tributário
PARTICIPAÇÃO DE SOCIEDADE ESTRANGEIRA NO CAPITAL SOCIAL DE SOCIEDADE NACIONALDireito Empresarial
Outros artigos da mesma área
RESPONSABILIDADE CIVIL DA UNIÃO EM DECORRÊNCIA DA REVOLUÇÃO DE 1924
RESPONSABILIDADE Transporte de Mercadorias
Dos Direitos reais - breves considerações
LEGITIMIDADE ATIVA NA AÇÃO REIVINDICATÓRIA
O ACESSO Á JUSTIÇA E O SISTEMA RECURSAL
Banalização dos Processos referentes a Danos Morais
Impenhorabilidade do bem de familia: direito de renúncia.




Resumo:
A reunião deve acontecer uma vez por ano no decorrer dos quatro meses subseqüentes ao término do exercício social e os sócios devem ser convocados com trinta dias de antecedência...
Texto enviado ao JurisWay em 26/03/2010.
Indique este texto a seus amigos 
O Código Civil de 2002 trouxe inúmeras novidades em matéria societária, principalmente para as sociedades de responsabilidade limitada, até então reguladas pelo revogado Decreto nº 3.708/19. Dentre as inovações, a nova legislação passou a exigir a realização de uma Assembléia Geral entre os sócios para deliberação de assuntos da sociedade, tais como: prestação de contas dos administradores, balanço patrimonial, resultado econômico, designação de novos administradores se for o caso, ou qualquer outro assunto que envolva os negócios sociais.
A referida reunião deve acontecer uma vez por ano no decorrer dos quatro meses subseqüentes ao término do exercício social e os sócios devem ser convocados com trinta dias de antecedência, ou seja, a convocação deverá acontecer até o dia 30/03/2010 para a realização até o dia 30/04/2010. Os administradores, na data da convocação, deverão disponibilizar aos demais sócios, os documentos referentes às contas do exercício de 2009, bem como balanço patrimonial e demais demonstrativos financeiros e econômicos, a fim de que sejam examinados previamente para deliberação na data da reunião.
Importante frisar que os administradores, a luz da legislação civil aplicável, carregam enorme responsabilidade pela administração, respondendo, inclusive pessoalmente pelos atos praticados perante a própria sociedade e para com terceiros. E sendo as contas aprovadas nesta reunião pelos demais sócios, ficam os administradores eximidos de responsabilidade.
Neste sentido, a designação de reunião para este fim, bem como registro ou arquivamento da ata no órgão competente se faz necessário para manter uma administração transparente, proba e eficiente, além de resguardar direitos.
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |