JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A importância do Cerrado


Autoria:

Diego Da Rocha Cunha


Diego da Rocha Cunha é advogado, formado pelo Centro de Ensino Superior de Catalão.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Uma nova visão do meio ambiente artificial.
Direito Ambiental

Resumo:

A grande questão atual é: Preservar o meio ambiente. Mas não é só a Amazônia que deve ser preservada. O Cerrado pede socorro.

Texto enviado ao JurisWay em 20/03/2010.

Última edição/atualização em 22/03/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Diante do atual cenário mundial, as questões ambientais tomam conta de diversos debates entre as nações. E cada vez mais se espalha temas sobre a preservação do meio ambiente, e sobre a importância para as presentes e futuras gerações da necessidade imperiosa de se conservar o meio ambiente em que se vive.

Contudo, o debate latente acerca da preservação ambiental da Amazônia ofusca algo que, talvez seja mais importante de que se pensa ou possua mais valor que se atribua que é a preservação do cerrado.

O cerrado é a vegetação predominante do estado de Goiás, mas ninguém sabe se quer que exista o dia nacional do cerrado, ou que ele seja comemorado no dia 11 de setembro. É preciso proteger o cerrado, para se proteger a vida que ele abriga.

Há 15 anos tramita no congresso nacional, uma proposta de emenda a constituição (PEC 115/95) do então deputado federal goiano Pedro Wilson que torna patrimônios nacionais o Cerrado e a Caatinga. Que caso aprovado, seria um grande passo para a preservação do meio ambiente da região. A PEC 115/95 corrige um descaso da Constituição, que já considera a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, a Serra do Mar, o Pantanal e a Zona Costeira como patrimônios nacionais.

Claro que a aprovação gerará uma serie de conseqüências positivas como a criação de organismos específicos para a preservação do mesmo, mas é preciso ir além da criação de leis e institutos para preservação do cerrado, que na grande maioria não sairá do papel. É necessário desmistificar o conceito de que o cerrado é um meio ambiente sem beleza, pois é composto por árvores retorcidas, vegetação rasteira, a chuva é escassa, o solo é ressecado, e muitos outros mitos. A beleza do cerrado não está somente na superfície, mas também na vida que aflora no seu subterrâneo.

É preciso trabalhar desde cedo à consciência acerca das belezas do cerrado, mostrando suas peculiaridades e sua diversidade, enaltecendo a riqueza e a biodiversidade desse meio ambiente, dando o seu verdadeiro valor no cenário regional, nacional e mundial.

O Cerrado precisa ser conservado, sendo ou não patrimônio nacional, e a conscientização da sociedade talvez seja a única chave para o sucesso dessa empreitada tão tortuosa.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Diego Da Rocha Cunha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados