JurisWay - Sistema Educacional Online
 
JurisWay - Ortografia Oficial 2016 com Certificado
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A importância do Cerrado


Autoria:

Diego Da Rocha Cunha


Diego da Rocha Cunha é advogado, formado pelo Centro de Ensino Superior de Catalão.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Uma nova visão do meio ambiente artificial.
Direito Ambiental

Outros artigos da mesma área

TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA NA DEFESA DO BEM AMBIENTAL

DIREITO AMBIENTAL - EXTRAÇÃO MINERAL EM TERRAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL: OS DIAMANTES DA RESERVA INDÍGENA ROOSVELT E A LEGISLAÇÃO

RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURÍDICA ABORDAGEM SOBRE AS CORRENTES DE PENSAMENTO

Repristinação, Revogação e o Decreto nº 24.645/34

Lei de Crimes Ambientais: a previsão de responsabilidade penal das pessoas jurídicas na Lei de Crimes Ambientais é constitucional?

O CAMINHO DAS ÁGUAS

A IMPORTANTE FIGURA DO COMITÊ DE BACIA

QUEM POLUI TEM QUE, NO MÍNIMO, PAGAR POR ISSO!

A evolução da legislação ambiental brasileira

IMPOSIÇÃO DE MULTA POR CORTE DE ÁRVORES SEM AUTORIZAÇÃO: ANÁLISE CRÍTICA DA JURIDICIDADE DAS AUTUAÇÕES REALIZADAS PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Mais artigos da área...

Resumo:

A grande questão atual é: Preservar o meio ambiente. Mas não é só a Amazônia que deve ser preservada. O Cerrado pede socorro.

Texto enviado ao JurisWay em 20/03/2010.

Última edição/atualização em 22/03/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Diante do atual cenário mundial, as questões ambientais tomam conta de diversos debates entre as nações. E cada vez mais se espalha temas sobre a preservação do meio ambiente, e sobre a importância para as presentes e futuras gerações da necessidade imperiosa de se conservar o meio ambiente em que se vive.

Contudo, o debate latente acerca da preservação ambiental da Amazônia ofusca algo que, talvez seja mais importante de que se pensa ou possua mais valor que se atribua que é a preservação do cerrado.

O cerrado é a vegetação predominante do estado de Goiás, mas ninguém sabe se quer que exista o dia nacional do cerrado, ou que ele seja comemorado no dia 11 de setembro. É preciso proteger o cerrado, para se proteger a vida que ele abriga.

Há 15 anos tramita no congresso nacional, uma proposta de emenda a constituição (PEC 115/95) do então deputado federal goiano Pedro Wilson que torna patrimônios nacionais o Cerrado e a Caatinga. Que caso aprovado, seria um grande passo para a preservação do meio ambiente da região. A PEC 115/95 corrige um descaso da Constituição, que já considera a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, a Serra do Mar, o Pantanal e a Zona Costeira como patrimônios nacionais.

Claro que a aprovação gerará uma serie de conseqüências positivas como a criação de organismos específicos para a preservação do mesmo, mas é preciso ir além da criação de leis e institutos para preservação do cerrado, que na grande maioria não sairá do papel. É necessário desmistificar o conceito de que o cerrado é um meio ambiente sem beleza, pois é composto por árvores retorcidas, vegetação rasteira, a chuva é escassa, o solo é ressecado, e muitos outros mitos. A beleza do cerrado não está somente na superfície, mas também na vida que aflora no seu subterrâneo.

É preciso trabalhar desde cedo à consciência acerca das belezas do cerrado, mostrando suas peculiaridades e sua diversidade, enaltecendo a riqueza e a biodiversidade desse meio ambiente, dando o seu verdadeiro valor no cenário regional, nacional e mundial.

O Cerrado precisa ser conservado, sendo ou não patrimônio nacional, e a conscientização da sociedade talvez seja a única chave para o sucesso dessa empreitada tão tortuosa.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Diego Da Rocha Cunha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados