JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Benefício da Aposentadoria por idade: Busca pela vida digna


Autoria:

Rafael Rodrigues Oliveira


Estudante de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Este ensaio tem por intuito analisar o benefício da aposentadoria por idade, diante a impossibilidade de satisfação das necessidade básica do aposentado

Texto enviado ao JurisWay em 17/09/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O presente ensaio tem como objetivo à análise crítica do benefício da aposentadoria por idade, concedida ao trabalhador através do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), diante sua impossibilidade de satisfação das necessidades básicas para a sobrevivência da grande parcela dos aposentados.

Inicialmente, cabe enaltecer, conforme afirma a lei de benefícios previdenciários (lei 8.213/91), que a concessão de tal aposentadoria é devida quando ocorrer simultaneamente dois requisitos necessários: 1)ao segurado que completar 65 anos de idade, se homem, ou 60, se mulher, reduzidos esses limites de idade para 60 e 55 anos, para trabalhadores rurais, respectivamente homens e mulheres 2) possua o tempo de carência de 180 contribuições mensais (15 anos). Assim, presentes essas duas exigências o contribuinte poderá requerer tal benefício.

Entretanto, ao ser aparado por esse benefício, fica latente para o segurado a queda brusca no seu salário (abaixo do que auferia), impossibilitando com isso a manutenção do mesmo padrão de vida. Tal acontecimento é causado pelo fato do valor do benefício ter por base uma renda mensal de 70% do saláro-de-benefício, mais 1% deste, por grupo de 12 contribuições, não podendo ultrapassar 100% do salário-de-benefício.

Assim, percebe-se desde logo, a ineficiência da garantia por parte do Estado para a promoção do bem-estar e cobertura do beneficiário, pois fica evidente a inversão de valores ocorridos, em que as pessoas em idade avançada que deveriam receber um benefício maior, diante a elevação dos gastos para a sua sobrevivência, acabam sendo minimizados em sua renda mensal.

A observação da grande parcela do benefício que é direcionada para gastos com saúde (cerca de 30% do benefício) ratifica o exposto anteriormente, vez que a previsibilidade constitucional na sua grande maioria das vezes não é aplicada. Assim, o Estado que deveria garantir a todos o direito à saúde, mediante políticas sócias e econômicas para reduzir os riscos de doenças e o acesso universal às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação (conforme artigo 196 da CRFB/88), não realiza de maneira eficiente e universal, cabendo, ao beneficiário arcar com tais despesas.

Portanto, o beneficiário da aposentadoria por idade que na sua grande parcela é integrante da classe mais necessitada da população, não encontra outra alternativa para garantir mínimo necessário a sua sobrevivência a não ser tentar retornar para o mercado de trabalho, pois o valor do beneficio equivale, na maioria das vezes, ao salário mínimo. Tal afirmação tem por base que mais de 90% dos trabalhadores aposentados por idade que retornaram para o mercado de trabalho, tem por justificativa a necessidade de complementação da renda mensal.

Impende salientar, a dificuldade enfrentada por tais pessoas para adquirirem novos meios de sobrevivência, diante o mercado de trabalho cada vez mais exigente e seletivo, que busca trabalhadores qualificados e com idade reduzida. Assim, essa numerosa massa de pessoas que apresenta uma idade avançada e na sua imensa maioria, não possui qualificação, acaba por ingressar trabalho informal.

Assim, com a finalidade de conseguir o montante para iniciar no trabalho informal como autônomo, os aposentados recorrem a empréstimos bancários, acreditando inicialmente ser a melhor solução, pois são concedidos de maneira rápida e fácil. Entretanto, tais empréstimos maculam a real finalidade dos bancos de adquirirem vultosas somas monetárias, diante os valores dos jurus que são empregados. Portanto, uma relevante parcela do benefício será restringida para o pagamento de tais empréstimos, atrelando com isso a alta possibilidade de insucesso do investimento devido sua aplicação sem planejamento.

Diante o exposto, fica evidente a imprescindibilidade de revisão do valor do beneficio de aposentadoria por idade, fazendo com que este garanta ao menos condições de vida digna para o beneficiário que contribuiu por um longo período para à Previdência  e que necessita de uma real proteção por parte do  Estado.Não se pode mais permitir a justificativa falaciosa de déficit da previdência social pública para impedir o aumento de tal benefício, vez que sua vedação representa violação aos direitos constitucionais.   

Portado, a abordagem de tal problemática é de interesse de todos, pois o massacre diário vivido por esses aposentados, colocando em último plano e tido como um “lixo social” deve ser extirpado. Não se deve esquecer a importância destes no seio social e real de proteção, vez que o direito à vida é garantia de todos. O retorno ao mercado de trabalho, não deve ser colocado como uma necessidade para complementar a aposentadoria por idade e sim, como possibilidade do aposentado sentir-se produtivo.     

  

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Rafael Rodrigues Oliveira) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Antonio (06/10/2009 às 21:01:47) IP: 189.77.29.5
Dr. Rafael gotaria de saber do sr. o seguinte ,vou cmpletar 55 anos de idade e 30Anos de contribuição ,trabalho todo esse tempo com radialista com operador de audio quero saber se posso mim aponsetar
2) Meigue (27/01/2010 às 15:40:24) IP: 189.24.31.54
A legislação diz que é necessario, se homem, 35 anos de contibuição.
Assim vc terá que contribuir mais cinco anos.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados