JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Uma análise das Tutelas de Urgências no Processo Civil


Autoria:

Adriano Vando Da Silva


Graduado em Direito "Faculdade Barretos - L.T.D.A", Especialização em Direito Constitucional, Direito Penal e Processo Penal. Passagem na Câmara Municipal de Barreto - São Pulo como "Assessor Parlamentar", Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul como "Assistente Técnico", além de exercer Advocacia Privada nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O presente artigo busca analisar as Tutelas de Urgência no Processo Civil, apontar diferenças entre esses institutos e possíveis soluções de problemas com a morosidade da justiça e economia processual.

Texto enviado ao JurisWay em 19/05/2020.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Uma análise das Tutelas de Urgências no Processo Civil

Adriano Vando da Silva

 

SUMÁRIO: Resumo – 1. Introdução – 2. Liminar e antecipação de Tutela, Institutos tecnicamente distintos – 3. Da fungibilidade da providência de urgência – 4. Conclusão. Bibliografia.

 

RESUMO: O presente artigo busca analisar as Tutelas de Urgência no Processo Civil, apontar diferenças entre esses institutos e possíveis soluções de problemas com a morosidade da justiça e economia processual. Muitas pessoas deixam de recorrer ao judiciário optando por deixar suas pretensões diante do temor de demandas que podem consumir o tempo, as economias e a boa vontade dos demandantes.  A partir da criação da Lei 8.952/94 que deu ao art. 273 do CPC, a possibilidade de o Juiz conceder antes do momento oportuno o resultado da ação principal. Essa redistribuição, se coerente com o direto material e se não violar a garantia básica do contraditório, é justificável e constitucionalmente válida, ao réu, contudo, sempre deve ficar reservada a oportunidade de contestação e de promover os meios pertinentes a sua defesa.

 

1. INTRODUÇÃO

O processo é a soma de atos realizados de forma mediata, em processo de conhecimento ou de execução que se refere à cautela, desde que haja possibilidade jurídica, legitimidade e interesse. Pretenso direito da parte, com danos da mais variada especificação do periculum in mora, no seu objetivo de fazer justiça, faz-se o sequestro do bem litigioso, ou seja, ouve-se antecipadamente, para que a prova não se perca.

 

Toda medida cautelar, deve ter como requisitos o fumus boni iuris e o periculum in mora, exceto quando se tratar de simples cautela, ou seja, defere-se a medida pela simples presença do fumus boni iuris. Observando cada caso, há casos que em razão de sua acessoriedade, a competência para a medida cautelar é a mesma do processo de conhecimento ou de execução.

 

As Liminares e as medidas de Tutela enquadravam-se apenas como acessórias, somente para ratificar o conteúdo declarado, desse modo, em 1973 o Código de Processo Civil demonstrou a necessidade de mudança ou reforma. Somente mudando com a criação da Lei 8.952/94 que posteriormente com a sua aplicação modificaria a Tutela para determinadas condições, direcionando a antecipação Cautelar para a assistência da ação principal ou resultado da sentença final, dando nova redação ao art. 273 do CPC, nelas, o juiz concedia, antes do momento oportuno, por meio de Liminares, aquilo que era postulado pelo autor. 

 

A Tutela Antecipada, tratando assim do abreviamento das consequências dos provimentos definitivos, e de caráter a satisfazer a pretensão, com provimento revogável a qualquer momento. Segundo Nelson Nery Júnior “é providência que tem natureza jurídica mandamental, que se efetiva mediante execução lato sensu, com o objetivo de entregar ao autor, total ou parcialmente, a própria pretensão deduzida, em juízo ou os seus efeitos.” 1

 

Liminar destina-se à tutela de um direito, com objetivo de assegurar direitos evitando prejuízos que eventualmente possam ocorrer durante o andamento do processo. Por outro lado, na Antecipação de Tutela considera-se, o adiantamento do próprio pedido pretendido na demanda, existe também doutrinador que entende não haver diferenças entre elas, como se verá mais adiante o comentário de Humberto Theodoro Junior.

 

2. LIMINAR E ANTECIPAÇAO DE TUTELA, INSTITUTOS TECNICAMENTE DISTINTOS.

Importância de observação de que ambos os institutos visam proteger, além da demora da prestação jurisdicional, como a de identificar as diferenças existentes entre esses institutos. Segundo Humberto Theodoro Junior não existe diferenças entre eles. “Sendo Liminar qualquer ordem de urgência dentro do processo e, Tutela Antecipada também é uma ordem liminar que merece mais atenção por ser apressada pelo julgador.” 2

 

Para um alcance perspicaz, a Liminar é o pedido realizado em cautelar tendo como requisitos o fumus boni júris e o periculum in mora, enquanto que na Antecipação de Tutela, é o pedido em ação principal, como requisitos no art. 273 do CPC. “O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequívoca, se convença da verossimilhança da alegação.” 3

 

Nesse ambiente jurídico é possível visualizar uma liminar para cada tipo de ação, sendo aquela que consiste em inicial, sucede instrumento para garantir a efetividade da sentença, ou seja, quando há precipitação de a sentença não vir surtir consequência por eventos presentes. É exigida com a finalidade de proteger aquele acurado bem, ou seja, para que ele não se deteriore ou para que a pessoa não se desfaça do mesmo.

 

Em alguns casos usa-se da demora do processo, para explorar e minar a resistência do autor do pedido e de sua pretensão, a ponto de obrigá-lo muitas vezes a aceitar acordos desfavoráveis, ou até mesmo a busca da tutela jurisdicional.

 

Esses institutos têm bastante em comum, mas vale ressaltar que são institutos tecnicamente distintos, todavia, eles diferem no modo pela qual afasta a situação de perigo, a tutela cautelar não concede antecipadamente aquilo que foi pedido, mas busca proteger a eficácia do provimento final, não é uma tutela de mérito, o que faz é proteger, resguardar e assegurar.

 

A liminar tem as peculiares: o fumus bonis in juris (a fumaça do bom direito) e o periculum in mora (o perigo da demora). Tem caráter cautelar, municia a prática da disposição judicial posterior, quanto a sua natureza pode ser cautelar, assecuratória e de jurisdição imprópria, referibilidade inerente, índole não-meritoria, cautelaridade referencial, intuito não exauriente e de cognição urgente.

 

Em sua utilização cautelar há previsão legal e pontual para cada tipo de ação, exemplo: mandato de segurança em que o impetrante, após ter seu cadastro desatendido em concurso público tem em vista fazer a prova para depois discutir o merecimento desse indeferimento.

 

Da Tutela Antecipada, a reforma de 1.994, alterando o artigo 273 do Código de Processo Civil, criou a figura da antecipação dos efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, essa providência dá ao agente no todo ou em parte, de seu direito ou, pelo menos, garantir a futura fruição.

 

De certo modo, trocará o uso da cautelar em uma cautelar antecipativa ou execução antecipada, como advém, por exemplo, nas ações possessórias. É o adiantamento do próprio pedido postulado na demanda. Para Vicente Greco Filho:

 

Os requisitos para a concessão da tutela antecipada são os seguintes: a) deve ser requerida pelo autor; b) haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação ou fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório do réu; c) o juiz se convença da verossimilhança da alegação, existindo prova inequívoca; d) não haja perigo de irreversibilidade do provimento antecipado. 4

 

Desde que a decisão seja fundamentada, pode a tutela antecipada sofrer mudadas a qualquer momento, desde modificações como sua revogação ou de mudança parcial atinente a sua decisão. Pode também ela ter sua prestação concedida a qualquer tempo, inclusive se posteriormente, com surgimento de prova inequívoca. Prosseguindo o processo até o final do julgamento, tentando sanar um problema crônico que é a morosidade da justiça, contribuíram a antecipação de tutela e tutela cautelar.

 

A antecipação de tutela é delimitada, enquanto as liminares apenas preservam para garantir a efetividade da ação principal.

 

Prevê o artigo 273 do Código de Processo Civil, Antecipação da Tutela no termo prova inequívoca (indiscutível e conclusivo), pode não se sustentar no momento do contraditório, ou seja, o juiz só poderá revogá-la depois de apresentado um fato novo. Já no inciso segundo do artigo, é aceita mesmo quando não fundado o periculum in mora.

 

Uma das situações em que se enquadra tal dispositivo para obrigação de fazer em processo de conhecimento ou cognitivo, que o requerente tem a pretensão da dispensa de seu nome do registro do SPC, mediante a confirmação de que suas contas estejam devidamente compensadas. Projeta assim prova inequívoca capaz de convencer o juiz da verossimilhança das alegações, fundado receio de dano irreparável, abuso de direito de defesa e reversibilidade do provimento antecipado. 

 

Na medida liminar, o periculum in mora deverá estar presente, em decorrência da aplicabilidade do modo prático e da forma de economia processual. Observar estes institutos e detectar o que os diferenciam, não é tarefa fácil como visto acima, as diferenças dos fundamentos constitui-se basicamente na plausibilidade do direito em que se assenta o pedido na inicial, possibilidade da ocorrência de lesão irreparável ao direito do postulante, se vier a ser reconhecida na decisão do mérito e verossimilhança da alegação.

 

Todos esses procedimentos não são mais do que redistribuições das faculdades processuais em termos e prazos próprios, com o fim de melhor atender o direito material.

 

Esse remanejamento é necessário e se coerente com o direto material, e não violar a segurança básica que advêm do principio do contraditório é justificável e constitucional. Ao réu, contudo, sempre deve ficar reservada a oportunidade de contestação e de promover os meios pertinentes a sua defesa.

 

3.  Da fungibilidade da providência de urgência

A noção de fungibilidade veio emprestada do direito material, que se refere a bens fungíveis como aqueles que podem ser substituídos por outros do mesmo gênero e qualidade. A Lei n. 10.444/2002 prevê a possibilidade de o juiz aceitar, nos próprios autos a medida cautelar, quando o autor a requerer a título de medida antecipada.

 

Daí o cuidado que se deve ter na concessão da medida nos próprios autos, só deferi-la quando os pressupostos processuais estiverem presentes, ou seja, se o autor, a título de antecipação de tutela, requerer providência de natureza cautelar, poderá o juiz, quando presente os respectivos pressupostos, deferir a medida cautelar em caráter incidental ao processo ajuizado.

 

O novo dispositivo, que institui uma fungibilidade entre os dois tipos de tutela, veio em boa hora reduzir a necessidade de separá-las com precisão.

 

A fungibilidade no processo civil refere-se sempre a duas ou mais coisas que constituem uma pretensão, a fungibilidade das antecipações com as cautelares soma-se à das cautelares entre si, dando ao juiz uma ampla possibilidade de análise a respeito de qual a tutela de urgência mais adequada, a lei também mune o juiz de poderes para tornar efetivo o cumprimento das tutelas especificas.

 

4. CONCLUSÃO

Em suma, os institutos à Tutela Antecipada permitem que o requerente obtenha agora um beneficio que ele só receberia no futuro, e é atribuído em caráter provisório, pois o julgamento definitivo e exauriente só se farão no momento oportuno. Muito se discutiu entre a Tutela antecipada e a cautelar, ambos tem bastante em comum, há casos em que não é fácil distingui-las, se a tutela postulada é cautelar ou antecipatória.

 

É de igual importância ressaltar os processos em que cabe a antecipação, bem como os requisitos para a concessão da medida ou momento apropriado para a concessão, as oportunidades de revogação, modificação e os recursos cabíveis de acordo com o disposto no CPC. 5

 

A inovação dada pela Lei n. 10.444/02, prevendo fungibilidade da Tutela Cautelar e Antecipada. Buscando resolver problemas de economia processual e da morosidade da justiça, para uma satisfação mais dinâmica e justa.

 

Notas

1. Para Nelson Nery Júnior é a providência de que tem como objetivo, efetiva execução de entrega ao autor, total ou parcialmente, pretensão deduzida, em juízo ou os seus efeitos.

2. Adverte Humberto Theodoro Junior, Liminar é qualquer ordem de urgência dentro do processo e Tutela Antecipada também é uma ordem liminar, não existindo diferenças entre esses institutos.

3. No artigo 273 do Código de Processo Civil o juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial. Adiantando o resultado esperado, evitando que o bem litigioso se perca ou deteriore e assim deixando de causar danos irreparáveis ou inalteráveis para prejuízo da pretensão da parte.

4. Vicente Greco Filho define os requisitos para a concessão da tutela antecipada, páginas 75e76, Direito Processual Civil Brasileiro, vol. – II (atos processuais), afirmativa da alegação da verossimilhança das alegações.

5.  Marcus Vinicius Rios Gonçalves em Novo Curso de Direito Processual Civil, vol. – I pag. 302, embora a lei não o diga expressamente, há uma ressalva quanto ao poder do juiz para fazê-lo: a revogação ou modificação pressupõe a vinda aos autos de elementos novos, que tenham alterado as circunstâncias originarias ou a convicção do juiz. Não basta a mudança de opinião deste, sem amparo em elementos novos trazidos aos autos. Daí a menção expressa à necessidade de revogação ou modificação ser fundamentada, com a indicação dos elementos novos que a justificaram.

 

Bibliografia

GONÇALVES, Marcus Vinicius Rios. Novo Curso de Direito Processual Civil: teoria geral e processo de conhecimento. Vol. I – 47ª ed. São Paulo: Saraiva, 2004

GRECO FILHO, Vicente. Direito Processual Civil Brasileiro: atos processuais e recursos e processos nos tribunais. Vol. I e II – 16ª ed. atualizada São Paulo: Saraiva, 2003

NERY JUNIOR, Nelson. Código de Processo Civil Comentado. 7ª ed. rev. e amp. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

SANTOS, Ernane Fidélis. Manual de Direito Processual Civil: execução e processo cautelar. Vol. I e II – 12ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. Vol. I - 53ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Adriano Vando Da Silva) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados