JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O que a jurimetria pode fazer por você?


Autoria:

Gustavo Rocha


Advogado Pós-Graduado Gerente jurídico por 4 anos Membro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RS Membro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RS Membro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OAB Implanta gestão e softwares jurídicos desde 1997 Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/O Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico. 10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e Portugal Mais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticas Palestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico Contato direto: gustavo@gustavorocha.com

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O que a jurimetria pode fazer por você? #FenalawDigital

Texto enviado ao JurisWay em 18/09/2019.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Artigo publicado no portal digital da Fenalaw: O que é jurimetria e como ela pode ajudar no seu dia a dia?

Confira:

Primeiramente, vamos esclarecer o que é jurimetria.

 

Em síntese resumida, é a estatística aplicada ao direito. Em suma, trata-se de compilar dados de todos os Tribunais do país num software que pode analisar por pedido, tipo de demanda, por localidade, por partes, entre inúmeros outros indicadores se as demandas com tipos X, Y ou Z estão tendo ou não sucesso no judiciário, baseados em casos idênticos ou similares com decisões em tempo real, tendo hoje como banco de dados as esferas cível e  trabalhista (ampliando em breve para outras áreas).

 

Além disto, a jurimetria se divide em dois tipos: 

Analítica / Descritiva ou Preditiva.

 

A analítica/descritiva faz este compilado de dados dos Tribunais e separa de forma clara todos eles, permitindo pesquisas avançadas por indicadores diversos, a exemplo de responder se a empresa X ganha ou perde indenizações de acidente de trabalho na cidade Y e quais valores estão envolvidos nessas demandas.


Já a preditiva vai além, podendo ser colocado um número de processo (CNJ) no software e ele irá predizer – baseado em casos análogos – qual a probabilidade de sucesso da demanda, tempo médio de julgamento e taxas de acordo feitas em demandas similares.

Este tipo de informação pode ser muito útil para processos estratégicos e/ou tomadas de decisão do escritório, pois ao invés de se basear apenas em dados que estão no sistema do próprio escritório, haverá a informação de maneira mais clara e objetiva com estatísticas do tribunal que julga a demanda.


Pode igualmente ser base para tomada de decisões sobre acordos (viabilidade e principalmente análise de risco), além de transformar prognóstico e contingência em situações mais palpáveis que antigamente.


Além disto, a jurimetria já vem sendo implementada em softwares jurídicos do mercado de forma nativa (compra software e já tem dentro dele a jurimetria), tamanha a potencialidade deste tipo de análise.


Convido aos advogados conhecerem mais desta tecnologia e usarem no seu dia a dia, para terem resultados mais práticos e objetivos.

FONTE: 
HTTPS://DIGITAL.FENALAW.COM.BR/ESPECIALISTAS/O-QUE-JURIMETRIA-PODE-FAZER-POR-VOC

E a jurimetria já faz parte da sua vida?

Deveria. Pense nisto!

Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria | Marketing Jurídico | Fluxos Internos | Plano de Carreira | Financeiro
(51) 98163.3333 | gustavo@gustavorocha.com | www.gustavorocha.com

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Rocha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados