JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

ELEIÇÕES 2018


Autoria:

Rafael Magalhães Gama


- Estudante 4º período DIREITO - Estagiário 145º DP - São João da Barra - Estagiário do Juiz Leonardo Cajueiro D'Azevedo - Ativista Social do Movimento SOS ATAFONA - Ideólogo com certo radicalismo da Ética na gestão pública

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Faremos jus ao real sentido da democracia: eleger seus representantes por meio do voto, materializada pelo artigo 14 CRFB/88 "A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos".

Texto enviado ao JurisWay em 26/10/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

            Este é o principal assunto da mídia no momento. Faremos jus ao real sentido da democracia: eleger seus representantes por meio do voto, materializada pelo artigo 14 CRFB/88 “A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos”. Independentemente de cores partidárias, em geral o povo está descrente com a classe política e não confia que seus interesses serão defendidos por esse ou aquele candidato. Desde que me lembro de votar pela primeira vez, o significado das eleições sempre foi o de representar ao povo alguma esperança… a esperança de recomeçar, de corrigir os erros do passado, de tentar melhorar o que deu errado, enfim, as pessoas pareciam votar sempre com esperança e acreditar na democracia. Não desta vez. Hoje sinto que o sentimento popular a respeito da eleição de 2018 não é de esperança; é de medo. O descrédito da política com grandes escândalos de corrupção revela um sentimento de frustração completo na democracia. Nunca antes na história desse país se falou tanto em política e combate a corrupção. E os financiamentos das campanhas eleitorais? O povo paga! Através dos grandes marqueteirosem contas secreta no exterior, desviando milhões dos cofres públicos da educação e saúde. O trato justo aos tidos como cleptocrata é expulsá-los da vida pública. Em países, digamos, mais sérios não se tolera a corrupção e até eleições são invalidadas quando há suspeita de corrupção. Aqui nos divergimos, somos Raízes do Brasil.

Cabe recordar entre 2016 e 2018, o retrocesso na sociedade brasileira foi gigantesco especialmente nas áreas essenciais do serviço público: educação, saúde e segurança pública; sem falar de economia e trabalho. Confrontamo-nos com situações terríveis como, por exemplo, congelamento das contas públicas pela PEC nº 55; a “reforma trabalhista” que retira direitos dos trabalhadores e dificulta o acesso à justiça; as significativas alterações nas diretrizes básicas da educação; o sucateamento dos serviços públicos essenciais; enfim, tudo isso levou à população brasileira a um estado de entorpecimento diante das eleições gerais que se aproximam.

                Espero, outrossim, que o Brasil melhore, que haja paz e, sobretudo, entendimento entre todos. Que a educação, a saúde e a segurança Reinem não apenas em palavras de retóricas, mas que possam ser melhoradas e valorizadas em prol de todos.

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Rafael Magalhães Gama) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2022. JurisWay - Todos os direitos reservados