JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

ELEIÇÕES 2018


Autoria:

Rafael Magalhães Gama


- Estudante 4º período DIREITO - Estagiário 145º DP - São João da Barra - Estagiário do Juiz Leonardo Cajueiro D'Azevedo - Ativista Social do Movimento SOS ATAFONA - Ideólogo com certo radicalismo da Ética na gestão pública

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Faremos jus ao real sentido da democracia: eleger seus representantes por meio do voto, materializada pelo artigo 14 CRFB/88 "A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos".

Texto enviado ao JurisWay em 26/10/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

            Este é o principal assunto da mídia no momento. Faremos jus ao real sentido da democracia: eleger seus representantes por meio do voto, materializada pelo artigo 14 CRFB/88 “A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos”. Independentemente de cores partidárias, em geral o povo está descrente com a classe política e não confia que seus interesses serão defendidos por esse ou aquele candidato. Desde que me lembro de votar pela primeira vez, o significado das eleições sempre foi o de representar ao povo alguma esperança… a esperança de recomeçar, de corrigir os erros do passado, de tentar melhorar o que deu errado, enfim, as pessoas pareciam votar sempre com esperança e acreditar na democracia. Não desta vez. Hoje sinto que o sentimento popular a respeito da eleição de 2018 não é de esperança; é de medo. O descrédito da política com grandes escândalos de corrupção revela um sentimento de frustração completo na democracia. Nunca antes na história desse país se falou tanto em política e combate a corrupção. E os financiamentos das campanhas eleitorais? O povo paga! Através dos grandes marqueteirosem contas secreta no exterior, desviando milhões dos cofres públicos da educação e saúde. O trato justo aos tidos como cleptocrata é expulsá-los da vida pública. Em países, digamos, mais sérios não se tolera a corrupção e até eleições são invalidadas quando há suspeita de corrupção. Aqui nos divergimos, somos Raízes do Brasil.

Cabe recordar entre 2016 e 2018, o retrocesso na sociedade brasileira foi gigantesco especialmente nas áreas essenciais do serviço público: educação, saúde e segurança pública; sem falar de economia e trabalho. Confrontamo-nos com situações terríveis como, por exemplo, congelamento das contas públicas pela PEC nº 55; a “reforma trabalhista” que retira direitos dos trabalhadores e dificulta o acesso à justiça; as significativas alterações nas diretrizes básicas da educação; o sucateamento dos serviços públicos essenciais; enfim, tudo isso levou à população brasileira a um estado de entorpecimento diante das eleições gerais que se aproximam.

                Espero, outrossim, que o Brasil melhore, que haja paz e, sobretudo, entendimento entre todos. Que a educação, a saúde e a segurança Reinem não apenas em palavras de retóricas, mas que possam ser melhoradas e valorizadas em prol de todos.

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Rafael Magalhães Gama) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados