JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Um sistema carcerário falido X Alto custo de um detento


Autoria:

Weliton Amaral Rodrigues Dos Santos


Cursando 5º ano em Direito na Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Breve abordagem demonstrando as falhas encontradas no sistema carcerário brasileiro.

Texto enviado ao JurisWay em 19/10/2017.

Última edição/atualização em 20/10/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?


                Com a evolução da espécie humana, manifesta-se a obrigação de codificar normas que regulam o convívio social. Os avanços e desenvolvimentos da humanidade não extinguiram as penas de cunho cruel para àqueles que transgredissem a lei se envolvendo na prática de algum delito. E este cenário se consolidou por um vasto período.

 

Surgiram mudanças decorrentes de diversas revoluções, objetivando melhorias para o convívio em sociedade. Nesta fase diversos princípios relacionados a humanização das penas passaram a incorporar o direito penal.  

Privar a liberdade do indivíduo é uma alternativa utilizada frequentemente. Esta pena sendo aplicada demasiadamente surgiu a necessidade de desenvolver um local que “abrigassem” esses indivíduos, estes locais se denominariam penitenciárias.

A progressão da legislação penal brasileira, determinou a aplicabilidade da pena privativa de liberdade para o transgressor da lei, com a finalidade de recusar a conduta praticada e consequentemente servir como exemplo para a sociedade. Certo da reprovação da conduta, foi concedido também à privação da liberdade um caráter reparador de natureza psicológica com o intuito de preparar o preso para seu reingresso na sociedade.

O sistema penitenciário brasileiro suporta grandes dificuldades, essas, que o torna ineficaz, impossibilitando resultados suficientemente admissíveis na recuperação do preso.

Há uma notável reversão nos valores sociais do indivíduo. Em um encontro relativo à segurança pública do Estado de Goiás, a ministra Cármen Lúcia afirmou que um detento custa 13 vezes mais do que um estudante do ensino médio. Enquanto um preso no Brasil custa para o Estado R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais) por mês, um estudante do ensino médio custa R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) por ano. A diferença é gritante no aspecto econômico.

 

Lamentavelmente, grandes são as falhas e obstáculos encontrados na política criminal brasileira e em uma sociedade repressiva, onde o objetivo principal é punir ao invés de prevenir. 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Weliton Amaral Rodrigues Dos Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados